Marcos Blanco é convidado para a reunião de criação do G12

Quarta-feira, 25/04/2012 - 16:09

O G4 Paulista, grupo composto por Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, chamou os dirigentes dos principais clubes de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul para encontro em São Paulo, a ser realizado no dia 8 de maio próximo na sede da entidade. O principal assunto em pauta será a criação do G12, uma espécie de expansão do G4 que pode juntar os 12 principais times de futebol brasileiros.

"Não tem nenhuma conotação política. Não é para criar uma liga, nem passar perto disso. É só para fazer o que o G4 faz: buscar negócio. Às vezes empresas que atuam em todo o Brasil querem ser patrocinadoras oficiais dos 12, ou atacar apenas alguns Estados, e ainda não podemos fazer isso. Esse é um projeto meu desde que criamos aqui", explica José Peres, diretor-executivo da entidade paulista.

Foram convidados Henrique Brandão, vice de marketing do Flamengo; Marcos Blanco, diretor de marketing do Vasco; Idel Halfen, vice de marketing do Fluminense; Marcelo Guimarães, diretor de marketing do Botafogo; Marcone Barbosa, diretor de marketing do Cruzeiro; Eduardo Maluf, diretor do Atlético-MG; Paulo César Verardi, diretor de marketing do Grêmio; e Jorge Avancini, diretor de marketing do Internacional.

A princípio, a ideia é incentivar cada Estado para que criem seus respectivos G4, no caso do Rio, e G2, em relação a mineiros e gaúchos. Uma vez instituídas, essas entidades iriam compor o G12 e teriam como principal função captar patrocínios conjuntos para todas as equipes, como fez o grupo paulista ao fechar acordo coletivo com a Femsa, por meio das marcas Coca-Cola e Kaiser, para os quatro componentes.

No caso do Rio Grande do Sul, vale lembrar que Grêmio e Internacional já fazem negócios juntos há algum tempo. Os patrocínios do Banrisul e da Tramontina têm sido negociados a quatro mãos desde o início da década passada. A mesma situação também já aconteceu em Minas Gerais, no qual Atlético-MG e Cruzeiro compartilham atualmente o mesmo cotista máster, o BMG, em um espaço ocupado pela Fiat no passado.

Fonte: Máquina do Esporte