Dedé tem bom retrospecto contra Urubu, mas Cristóvão confia na zaga

Sábado, 21/04/2012 - 13:11

A ausência de Dedé do clássico deste domingo contra o Flamengo, pelas semifinais da Taça Rio, é lamentada pelos torcedores do Vasco e comemorada pelos rubro-negros. E o motivo está além do fato do jogador estar em boa fase e ser convocado constantemente para a Seleção Brasileira. Os números mostram que com o camisa 4 em campo, o time da Gávea tem dificuldades de furar a defesa cruz-maltina.

Nos sete jogos que disputou contra o Flamengo, desde que estreou com a camisa do Vasco, Dedé conquistou uma vitória, cinco empates e foi derrotado apenas uma vez. Mas o que impressiona é a dificuldade rubro-negra de chegar ao gol cruz-maltino com ele em campo: em sete jogos, foram apenas cinco tentos marcados. Em um deles, no empate por 1 a 1 no Brasileiro de 2010, Dedé nem estava mais no gramado por ter sido expulso.

- É o melhor zagueiro do país, né? Quando você joga contra uma equipe que está sem um dos melhores jogadores, que é o destaque do setor no país, ajuda. Mas não quer dizer que vamos ter facilidade. O Vasco perde, mas outros atletas vão entrar para dar o melhor, tentar ajudar. Quando você não atua contra um atleta desse nível, tem que aproveitar - disse o goleiro Felipe.

A última vez que Dedé jogou contra o Flamengo foi na semifinal da Taça Guanabara. E o jogador teve uma atuação impecável na vitória por 2 a 1. Mesmo com o gol marcado por Vagner Love, o zagueiro ganhou a maioria das disputas com ele e ainda deixou o campo como o atleta que mais fez desarmes: 10.

- Ele é um excelente jogador, tem mostrado isso nesse tempo em que está no Vasco. Um jogador que briga o tempo todo pela bola. Acho que isso faz com que ele dificulte muito mais a vida do atacante. É um zagueiro que está sempre ali no pé, sempre procurando chegar junto. Chega firme, chega na bola, sem maldade. É bom quando a gente tem um jogador como ele no futebol brasileiro e é bom quando a gente joga contra. Ele é um excelente jogador. Realmente, no primeiro jogo contra o Vasco, ele conseguiu me marcar muito bem. No último jogo, ele não jogou e neste fim de semana ele também não vai jogar. Gostaria muito que ele jogasse, é bom que o jogo fica muito mais disputado. Hoje, eu com mais ritmo de jogo, a briga seria muito melhor - afirmou Love.

Dedé é reconhecido pelos próximos adversários como o melhor zagueiro do Brasil


Rodolfo o substitui, mas responsabilidade maior é de Renato Silva

Sem segredos, Cristóvão Borges já deixou claro que quem vai entrar no time será Rodolfo. Porém, quem vai ocupar o lugar de Dedé é Renato Silva. O jogador vinha atuando pelo lado esquerdo para jogar com o Mito. Porém, com a nova parceria, volta ao seu lugar de origem, na direita.

- Sou um jogador destro e sempre joguei pelo lado direito. No Vasco, estava jogando na esquerda. Agora, estou tendo uma sequência no meu lado e estou me readaptando. Acho que não vai ter problema nenhum - garante.

Renato diz que está preparado para dar seu melhor e tentar ter atuação para compensar a ausência de Dedé. Mesmo assim, reconhece que o jogador faz falta e torce para que o companheiro se recupere rapidamente.

- Vamos esperar que ele possa voltar o mais rápido possível. Espero que ele possa se recuperar rapidamente e volte para ajudar a gente nos próximos jogos.

Confiança do Vasco

Mesmo com a ausência de Dedé, a confiança do Vasco não diminui. O goleiro Fernando Prass, por exemplo, faz questão de deixar claro que o zagueiro tem muito valor, mas que o sistema defensivo pode se ajudar para suprir a falta do Mito.

- Claro que um jogador como o Dedé, na fase em que ele está, todo mundo queria que ele estivesse em campo. Mas somos 11 jogando. Se entrarmos sem ele, não vamos jogar com dez. Não vai ser a saída de um jogador que vai fazer o Vasco perder. Temos a força do conjunto e demos muitas provas de que podemos superar. A defesa não é só o Dedé, quando perde a bola, todos têm uma orientação defensiva e têm que exercer isso - enfatizou.

- Ele é um jogador importante que faz falta, assim como outros que sempre sentimos falta quando ficam fora. Já existe a orientação para que os jogadoresse ajudem sempre. E eles fazem isso. Os jogadores se ajudam, se entregam, eles têm prazer de jogar juntos. Eles se entregam e jogam com alma. Dá prazer de vê-los jogarem, independentemente de quem joga - completa o técnico Cristóvão Borges.

Vasco e Flamengo se enfrentam no Engenhão, a partir das 16h (horário deBrasília). A Rede Globo transmite o duelo ao vivo.

Fonte: GloboEsporte.com