PM orienta batalhões a se preocuparem com torcidas no domingo

Sábado, 21/04/2012 - 13:05

O clássico Flamengo x Vasco sempre gerou preocupações por conta da alta rivalidade entre as torcidas e a grande concentração de pessoas. E os recentes atos de violência, no Rio e em outros estádios, envolvendo o futebol só ampliam essa cautela. Para o jogo de amanhã, decisivo para ambos no Campeonato Estadual, a Polícia Militar emitiu ofícios para outros batalhões que não estejam atuando de forma direta no patrulhamento: a ordem é atenção redobrada com a movimentação de torcedores.

— O Comando do Estado Maior da Polícia Militar enviou um ofício às unidades para que fiquem atentas à circulação — explica o tenente-coronel Fiorentini, que coordena o Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), responsável pela segurança do clássico.

De acordo com Fiorentini, haverá 180 homens do grupamento fazendo a segurança no Engenhão, enquanto outros 400 oficiais da PM — 120 apenas do 3 Batalhão (Méier) — estarão encarregados do policiamento nos arredores do estádio. Os policiais de outras unidades controlarão as avenidas que, de acordo com dados, há maior incidência de confrontos.

— Também daremos uma atenção especial a pontos em que as torcidas normalmente se encontram, além de vias de acesso e onde há concentração de pessoas, como a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. Os batalhões também foram alertados em lugares como a Baixada Fluminense e Niterói. As organizadas serão escoltadas, e também teremos o apoio de um reforço aéreo — completa Fiorentini.

Baixa procura

Apesar da cautela com relação ao clássico, a procura nas arquibancadas está abaixo do esperado. Até o fechamento das bilheterias, ontem, apenas 9.005 ingressos haviam sido vendidos — 42 mil bilhetes foram disponibilizados (gratuidades e cortesias incluídas). Ainda há ingressos à venda em todos os setores, com valores que oscilam entre R$ 30 (Sul e Norte) e R$ 60 (Leste e Oeste Inferior).

Na divisão do estádio, a torcida do Vasco ficará nos setores Norte e Oeste, enquanto os rubro-negros estarão no Sul e no Leste.

Os postos de venda para o clássico abrem hoje às 09h e fecham às 17h. Contudo, as bilheterias do Engenhão só voltarão a funcionar amanhã, também a partir das 09h. Três horas antes do jogo, que começa às 16h, os portões do estádio serão abertos.

Fonte: Extra online