Tamanho da letra:
|

Lutador de MMA Chad Mendes elogia o Vasco: 'É um grande time'


Quarta-feira, 11/01/2012 - 15:23

José Aldo Jr. vai colocar o título dos pesos-pena do Ultimate em jogo contra o americano Chad Mendes, neste sábado (14), no Rio de Janeiro, pelo UFC 142. O californiano - terceiro desafiante do cinturão do manauara - aposta em duas técnicas diferentes sendo postas à prova dentro do octógono da Arena Multiuso, na Barra da Tijuca. Em entrevista exclusiva ao "Sensei SporTV", o lutador afirmou que ele e Aldo têm estilos opostos e que o vencedor será aquele que melhor aplicar a estratégia pessoal.

- José e eu somos lutadores completamente diferentes. Ele é muito forte no jogo em pé, muito rápido e explosivo, muito perigoso. Eu já gosto de colocar o meu oponente para baixo, sou um wrestler, gosto de colocar minhas mãos neles e frustrá-los - disse Mendes, que se vê menos pressionado para o combate pelo título dos penas.

- Eu não sinto nenhuma pressão. Acho que ele (Aldo) provavelmente vai ter uma pressão maior. Ele vai lutar em casa para o seu público, é o campeão e é quem tem tudo a perder. Eu sou o cara que está chegando e tentando tirar isso dele. Tudo o que tenho que fazer é treinar duro e acreditar, e fazer o que eu tenho que fazer - afirmou.

Segundo Mendes, sua estratégia principal será tentar levar a luta para o chão. O americano não crê em superioridade, no entanto, caso o combate siga em pé, ao estilo de Aldo.

- Vai ser uma luta interessante, vai ser um jogo para ver quem consegue colocar a vontade de vencer acima da vontade do outro primeiro. Se eu puder, vou derrubar José Aldo, vou frustrá-lo. Vejo bastante jogo de ground and pound. Sei que vou ficar bastante por cima. Se for no jogo dele, sei que vai ser uma guerra em pé. De qualquer forma que seja a luta, sei que será interessante dos fãs em assistirem - destacou.

Em abril de 2010, Mendes viu seu companheiro de equipe Urijah Faber ser castigado pelos chutes de Aldo na edição 48 do extinto World Extreme Cagefighting (WEC). Segundo ele, aquela luta teve papel importante em revelar o perigo dos golpes de seu adversário no UFC 142.

- Quando Urijah entrou naquele octógono, nós não sabíamos muito sobre os chutes de Aldo, então a gente não havia treinado muito de acordo com isso. Mas, depois de ter visto tudo aquilo, Urijah passou a saber os pontos fortes e fracos de Aldo, e isso é ótimo para mim. Agora, podemos traçar uma estratégia. Foi isso que fizemos e me ajudou muito - disse o americano.

Episódio com a camisa do Vasco

Em 2011, Mendes causou alvoroço na mídia quando postou uma foto na internet vestindo uma camisa do Vasco. Na época, o lutador estava próximo de ser confirmado como oponente de José Aldo, torcedor assumido do Flamengo, no UFC 142. Hoje, o americano analisa o episódio como uma boa jogada de marketing após a ideia do técnico brasileiro Fábio Pateta.

- Pateta é um cara muito legal, um grande técnico. Conheço ele há três anos. A gente tirou uma foto com a camisa do Vasco e ele colocou na internet. Todo mundo aqui no Brasil viu e foi algo grandioso. Quando cheguei aqui todo mundo da imprensa me perguntou sobre isso. É uma grande publicidade. Não me importo em dar suporte ao Vasco, é um grande time. Não vou dizer que sou um torcedor fanático, porque, de fato, não sou. Eu só assisti a um jogo há um ano, mas quando assisti eu gostei, achei que é um grande time - ressaltou.

Semelhanças com Urijah Faber

Mendes ainda comentou o fato de ser confundindo com Faber, ex-campeão dos pesos-pena do WEC, nas ruas de seu país. Ele conta, no entanto, que o contrário também tem ocorrido após sua exposição no UFC com a luta contra José Aldo.

- Nos EUA, todos acham que eu sou o Urijah. Eu vou numa loja e as pessoas me dão tapinha no ombro dizendo "Urijah, Urijah", e eu tenho que dizer que não sou ele. Acontece o tempo todo. O engraçado agora é que tem gente chamando ele de Chad, e isso é bom para o meu orgulho, é legal - revelou o americano, que treina ao lado de Faber na equipe californiana Team Alpha Male.

O UFC 142 será disputado no próximo dia 14 de janeiro, na Arena da Barra, e destaca a luta pelo cinturão dos pesos-pena, entre o atual campeão José Aldo e o desafiante Chad Mendes. A TV Globo e o canal Combate transmitem ao vivo. O SPORTV.COM acompanha o evento em tempo real.

Fonte: Sportv.com