Tamanho da letra:
|

Cristóvão Borges analisa momento atual do futebol brasileiro


Quarta-feira, 21/12/2011 - 22:10

A grande exibição do Barcelona contra o Santos no último domingo (18/12) provocou um choque de realidade no futebol brasileiro, que passou a ser ver não mais como o melhor do mundo. Tal fato tem causado questionamentos em grande parte dos profissionais da área, que buscam uma forma de colocar o Brasil novamente no topo.

Na manhã desta quarta-feira (21/12) quem opiniou sobre o assunto foi o técnico vascaíno Cristóvão Borges, que em entrevista ao programa 'Momento Esportivo', da Super Rádio Brasil, analisou o atual momento do futebol nacional.

Confira na íntegra trechos da entrevista:

O futebol brasileiro está atrás do europeu hoje em dia?

"Lógico que a característica do futebol brasileiro sempre foi a valorização da técnica e até hoje os nossos jogadores são contratados por terem técnica. A gente vê aí em todas as temporadas, ainda, vários jogadores brasileiros serem adquiridos por equipes européias. Claro que nós tivemos mudanças de geração e isso requer tempo. No momento a gente passa por isso. Então nessa mudança a gente tem que rever algumas coisas e observar outras seleções"

Você que os treinadores também se tornam culpados ao escalarem um time repleto de zagueiros e volantes? Fato esse que vai contra o que é feito pelo Barcelona, hoje considerado o melhor time do mundo.

"O Barcelona é uma grande referência, mas o que eles estão apresentando não aprenderam no ano passado. É fruto de um estudo, uma filosofia e uma coisa de anos, por isso eles estão fazendo e todos estão tendo uma dificuldade muito grande para bloquear isso. No Brasil a gente já teve esse momento, mas naturalmente a gente está precisando retomar algumas coisas. Essa coisa de jogar defensivamente, com muitos cabeças de área, para mim não é o problema. Acho que nós treinadores temos que reverter essas coisas e consolidar trabalhos nas categorias de base, que a base de tudo e o Barcelona é um exemplo disso. A gente não viu apenas esse jogo do Barcelona com o Santos, a gente já vinha observando o que acontece. O Mano Menezes é um exemplo disso pelas convocações que ele faz, demonstrando conhecimento"

Fonte: Supervasco