Tamanho da letra:
|

Beach Soccer: Vasco perde para recém-fundada equipe Zico10 por 7 a 5


Sexta-feira, 16/12/2011 - 03:21

O 10 não vai mais só às costas, está também no peito. E, ao lado do nome de um craque do futebol brasileiro, o número compõe o escudo do Zico 10, novo time de futebol de areia que acaba de nascer no Rio de Janeiro. Sob a tutela de Thiago e Bruno Coimbra, filhos do Zico, e Rodrigo Gama, filho do Júnior, a equipe foi criada há cerca de um mês e já estreou com o pé direito: derrotou o Vasco, atual campeão do Mundialito e vice da Copa Brasil da modalidade, por 7 a 5, de virada, em jogo-treino realizado na manhã desta quinta-feira, na praia de Copacabana, Zona Sul da capital carioca.

O nome e o uniforme vêm de outro esporte, o futebol society, onde o Zico 10 foi fundado por Thiago Coimbra, há aproximadamente um ano e meio. A ideia de levar a alcunha para a areia quer aproveitar o prestígio de Zico e Júnior na modalidade, onde brilharam nos anos 90 pela seleção brasileira.

- Zico e Júnior são como fundadores do futebol de areia, fundamentais para que o esporte, que cresceu muito rápido e depois ficou estagnado, continue a evoluir. Só os nomes dos dois já ajudam bastante. Porém, diretamente, eles não estão fazendo nada (em relação ao time). A gente só passou a ideia e eles deram total apoio - explicou Rodrigo, que já atuou no futebol de campo e hoje acumula as funções de jogador e dirigente do clube no futebol de areia.

Contra o Vasco, o filho do Júnior anotou três gols e foi o responsável pela reação do time, que saiu perdendo por 2 a 0 e conseguiu a virada no último tempo do jogo, que foi disputado em quatro períodos de dez minutos e não em três tempos de 12, como acontece em competições oficiais.

- Para ser sincero, não esperava a vitória. Foi muito bom pelo tempo que a gente vem treinando, umas duas semanas. Ainda precisa melhorar, mas o resultado não era o mais importante hoje, e sim ver como a galera iria se comportar - disse Rodrigo.

O time é formado por jovens, com a média de 22 anos de idade, e alguns atletas mais experientes, como o goleiro Robertinho, que jogou pela seleção brasileira. O defensor Toinho, que vai atuar pelo Brasil na Copa Lagos, entre os dias 16 e 18 de dezembro, na Nigéria, também faz parte do elenco da nova equipe carioca.

- A maioria dos jogadores é da praia de Copacabana, cresceu e joga aqui desde criança. Tem gente vindo do futebol de campo, mas ainda precisa se adaptar. A gente está querendo dar oportunidade, mas sem esquecer de fazer um time forte para não virar saco de pancadas - ressaltou Rodrigo.

O Zico 10 ainda não está filiado à federação do Rio de Janeiro. Mas, segundo o dirigente André de Paula, um dos fundadores do time ao lado dos filhos de Zico e Júnior, já está tudo certo para a filiação ocorrer no início de 2012, após as eleições na entidade.

- Estamos esperando a eleição, mas, independente do vencedor, em 2012 estaremos filiados. É um time que já nasceu grande, com o nome do Zico. Tivemos a ideia de unir o maior ídolo da história do Flamengo e fundar um clube para substituí-lo. Lógico, não na história, mas numa estrutura profissional no futebol de areia.

A primeira competição do time será nos dias 19 e 20 de dezembro, num quadrangular amistoso contra Vasco, Botafogo e Guanabara na praia do Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro. E, apesar do início de trabalho, a vitória no jogo-treino contra o Vasco dá moral para pensar grande.

- A vitória foi mais no empenho do que na técnica. A equipe ainda tem muito a melhorar, porque vamos começar a treinar mais as jogadas taticamente, e é provável que o elenco suba de produção. Quem sabe a gente consiga fazer uma boa surpresa diante dos outros times - espera Nena, irmão de Júnior e técnico do Zico 10.

Camisa 10 não entra em campo na estreia

Nas camisas dos jogadores do Zico 10, os números 4, 11, 14, 16... Mas e o 10? Presente no nome do clube, a camisa consagrada por Zico não deu as caras na estreia da mais nova equipe carioca de futebol de areia. Mas não está “aposentada”, como explica o dirigente André de Paula.

- Está apenas guardada. É muita responsabilidade. A gente sabe que a camisa 10 é mística. Queremos colocá-la em um jogador que vai dar continuidade ao que o Zico fez no futebol. O treinador vai decidir quem irá usá-la.

O fundador-artilheiro Rodrigo tentou minimizar a responsabilidade sobre quem vier a usar a 10 do time que leva o nome do Galinho.

- Número não ganha jogo - resumiu.

Fonte: GloboEsporte.com


Beach Soccer carioca: Equipe Zico10 estreia com vitória sobre o Vasco da Gama em amistoso na Praia do Leme!

O amistoso realizado na última quarta-feira na praia do Leme, local do CT da equipe de beach soccer do Vasco da Gama, marcou a estreia da equipe de beach soccer Zico10, formada pelos filhos dos craques Zico e Junior, Thiago e Rodrigo (mais conhecido como Digo), com a coordenação de André de Paula e com o Nena de treinador, que é irmão do Junior e já foi treinador da Seleção Brasileira. O amistoso/jogo treino foi disputado em 4 tempos de 12 minutos, pois as equipes estão em fase final de preparação para a II Taça Rio Cidade da Paz de Beach Soccer, que contará ainda com Botafogo e Guanabara e será disputada nos dias 19 e 20/12 no mesmo local, em breve postarei o blog sobre a mesma.

A equipe do Zico10 é formada por jovens promessas do futebol de areia carioca e por jogadores mais experientes como o goleiro Robertinho, o atacante Fred, Tao (que é sobrinho do Junior, filho do Nena) e o próprio Rodrigo Gama (Digo), álém do treinador Nena, que trabalhou bastante tempo como nosso treinador na Seleção Brasileira! Quando da formação da equipe, o Rodrigo e o Thiago me procuraram, com o aval de seus pais, junto com o André de Paula para me consultarem sobre a possibilidade de formação da equipe de beach soccer Zico10 e eu fiquei eufórico com a possibilidade e dei total e incondicional apoio. O Zico e o Junior foram como verdadeiros pais para mim na minha trajetória dentro do beach soccer, devo tudo a eles, tenho orgulho enorme de tê-los como meus amigos, e vou fazer de tudo para ajudar a equipe montada por seus filhos, que o Zico1o alcance o maior sucesso dentro do beach soccer e só não ganhe do meu Vasco da Gama novamente! rsrsrs

O jogo foi bastante interessante e com toda a sinceridade não esperava que o Zico10 tivesse um desempenho tão bom em seu primeiro jogo/treino oficial. Após os 4 tempos, o Zico10 venceu por 7×5, de virada, com gols de Rodrigo Gama Digo (3), Fred (2), Tiago (1) e Tao (1) para o Zico10 e Cezinha (2), Casé (2) e Mauricinho (1) para o Vasco da Gama. É muito importante para o beach soccer carioca que apareçam equipes como a Zico10, que poderão ajudar na luta ao resgate do beach soccer carioca, para o qual montamos a Chapa “Do Rio pro mundo e do mundo pro Rio, o Resgate do Beach Soccer Carioca” que concorrerá as eleições da Federação de BEach Soccer do Estado do Rio de Janeiro – FEBSERJ que deverá acontecer até o próximo dia 15 de janeiro de 2012, mas será assunto de outro post!

Sucesso à equipe de beach soccer Zico10 e Thiago, Rodrigo, André de Paula, Nena sabem que podem contar com o meu incondicional apoio para tudo o que for necessário!

Fonte: Blog Beach Soccer com Jr. Negão - GloboEsporte.com