Tamanho da letra:
|

Beach Soccer: Jr. Negão critica desempenho da seleção do Rio


Quinta-feira, 17/11/2011 - 14:40

Quatro jogos disputados e quatro derrotas (5 a 4 para o Espírito Santo, 5 a 3 para o Rio Grande do Norte, 6 a 3 para o Maranhão e 4 a 2 para São Paulo). O fraco desempenho da seleção de futebol de areia do Rio de Janeiro na Copa dos Campeões, que está sendo realizada no Espírito Santo, chamou a atenção do tricampeão mundial Júnior Negão. O ex-jogador, que defendeu o Rio por anos, lamentou o fato de a equipe carioca ter sido formada por nomes desconhecidos. Atletas mais experientes do elenco, como Jorginho, Betinho, Benjamin e Juninho não chegaram a um acordo financeiro com a Federação de Beach Soccer do estado e decidiram não viajar.

- Ficou realmente muito feio. Jogadores de outros estados me ligaram para falar exatamente isso. O Rio, que já foi três vezes campeão brasileiro e deu fama ao esporte, não pode jogar com um time remendado como esse. Mas o Rogério (Vilela, técnico) não tem culpa de nada. Ele não teve tempo para arrumar a equipe, que sequer treinou para esta competição - disse Negão.

O ex-jogador falou também sobre a falta de renovação no futebol de areia do estado e cobrou a criação de mais competições.

- Todos os estados estão bem representados. A única Federação que não anda é a do Rio. É uma vergonha o estado ter apenas três jogadores na seleção brasileira (Betinho, Jorginho e Sidney). Não existe nenhum campeonato na cidade e, se continuar dessa forma, nós não conseguiremos formar nenhum ídolo no futebol de areia carioca. É preciso melhorar a estrutura - disse o ex-jogador.

O vice-presidente da Federação do Rio (FEBSERJ), Francisco Carneiro, o Chicão, respondeu às críticas e afirmou que não se deve observar a campanha do Rio na Copa dos Campeões apenas pelos resultados dentro de quadra.

- Eu respeito (a opinião do Júnior Negão). Conheço-o desde garoto. Quanto aos resultados, é uma questão de ponto de vista técnico. O desempenho foi bom, dentro daquilo que estabelecemos e dos recursos humanos que nós tivemos. Trouxe uma seleção de 17, 20 anos. Só três acima de 30, sendo que um deles é o artilheiro da competição, o Mosca. Diante da impossibilidade de contar com alguns atletas para a Copa dos Campeões, tivemos que buscar outra alternativa. Chegamos a estar empatados contra seleções fortes, como a do Espírito Santo, e, segundo avaliação do nosso técnico, temos cinco jogadores no grupo com potenciais futuros. Outros jovens virão, é uma tendência do futebol de areia - declarou Chicão.

Sobre a falta de investimentos dentro do estado, Chicão frisou que a Federação tem se dedicado a buscar patrocinadores, mas que tem enfrentado dificuldades neste sentido. Em 2011, de acordo com a FEBSERJ, foram realizadas as seguintes competições: Torneio da Paz das UPPs, Taça Rio de Beach Soccer e Copa 18 de setembro de futebol feminino. Além disso, foram promovidos jogos amistosos entre seleções de Búzios e Vasco e do Flamengo. A entidade também patrocinou o Campeonato Estadual de Futebol de 11 e a Copa Master de Futebol de Praia. Em dezembro, será realizada a Copa Primavera de futebol feminino.

- Eu não acredito que seja questão de estrutura. Nós estamos sempre buscando formar o maior número de competições. Há, talvez, a busca por um parceiro. Hoje, sem parceria, não se vai a lugar nenhum. E o presidente (Luiz Henrique Salgado Lima) tem critérios na avaliação desses parceiros - explicou o dirigente.

Em 2012, ainda sem data definida, uma nova eleição para a federação carioca deverá ser realizada. A chapa da situação ainda não decidiu se pretender concorrer à reeleição. Enquanto isso, outra chapa, apoiada por Júnior Negão, começa a ser formada para disputar o pleito.

Fonte: GloboEsporte.com