Remo: Bicampeão antecipado, escaler misto do Vasco ganhou mais uma regata no Circuito Poder Marítimo

Terça-feira, 22/10/2013 - 12:19
comentário(s)

O Vasco da Gama já havia conquistado com três regatas de antecedência o bicampeonato (2012-2013) do campeonato de Escaler Misto no Circuito Poder Marítimo de Remo Escaler. O título veio após a vitória na prova realizada em meio à Regata da Escola Naval, no dia 15 de setembro. Entretanto, os vascaínos não perderam a sede de vitória. Já campeões, faturaram no dia 12 de outubro - sábado - a prova da categoria na XIII Regata Baía de Guanabara, que é realizada pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) e é a sexta e antepenúltima regata do Circuito Poder Marítimo, que é organizado pela Marinha do Brasil. O Estádio de Remo da Lagoa sediou a competição, que anteriormente seria disputada no dia 21 de setembro, mas foi adiada.

No dia 12, a regata do CIAW envolveu provas apenas de remo escaler, que tem várias categorias (Sênior, Veteranos, Sub-24 etc.), dentre elas o Misto. Nesta categoria, os dez remadores são divididos igualmente entre mulheres e homens (cinco de cada), além do timoneiro - o vascaíno é Bruno de França. O barco escaler se caracteriza por ser bem grande e pesado, tendo uma massa de cerca de uma tonelada, e ter proa fina e popa quadrada. Ele é característico de organizações militares, tanto que o Poder Marítimo abrange quase apenas centros de formação da Marinha (CIAGA, CIAW, CEFAN, Fuzileiros Navais etc.), mas era figura presente nos primórdios do remo - no próprio Vasco, no final do século XIX e no século XX. Embora geralmente tenha bancadas fixas para os remadores (embora alguns barcos tenham carrinhos), atualmente o remo escaler não abrange somente a utilização dos braços e do tronco: foram incorporadas, através de vários mecanismos, técnicas de remo olímpico, principalmente com a utilização das pernas.

Na prova, o Vasco confirmou o seu favoritismo e conquistou a vitória. Das seis regatas realizadas até o momento, o Vasco venceu cinco e ficou em segundo lugar em uma: logo na primeira, na Ilha das Cobras (IX Regata a Remo em Escaler Almirante Gastão Motta) no dia 20 de abril, atrás apenas do CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha). De lá para cá, dominou amplamente, vencendo todas as provas desde tal revés: na XI Regata do Corpo de Fuzileiros Navais, em 25 de maio no Estádio da Lagoa; na XIII Regata Batalha Naval do Riachuelo, no dia 22 de junho no CIAGA; na XI Regata Colégio Naval, no dia 18 de agosto em Angra dos Reis; e na XXXVII Regata a Remo Escola Naval, no dia 15 de setembro no Estádio da Lagoa.

O Vasco faz uma grande mescla quando escala os remadores para essas provas de escaler: o treinador Carlos Henrique Siqueira Martins, o Carlão, remador Master do Vasco que também é preparador físico da equipe de remo e auxiliar no treinamento da pré-equipe, escolhe desde remadores da categoria Infantil até remadores Master, servindo também para dar experiência de competição aos jovens atletas, além de colocar em atividade representando o clube vários remadores Master que treinam intensamente no cotidiano da Sede Náutica da Lagoa, além de ajudar muito o clube, tanto servindo como espelho aos jovens na garagem e com resultados nas raias de competição quanto com ajuda financeira diante da crise de recursos vivida pela Divisão de Remo (sobretudo para a aquisição de materiais).

Devido à inviabilidade de guardar na garagem vascaína barcos com tamanho e massa tão grandes, a Divisão de Remo do clube consegue junto à Marinha o empréstimo da embarcação para as provas. Devido à limitação de barcos de qualidade para serem utilizados nas provas, o Vasco optou por competir apenas no Escaler Misto, como havia feito no ano passado, quando também foi campeão com três regatas de antecedência. O Gigante da Colina passou a participar dessa competição ainda em 2011, quando começou a disputar as provas com o campeonato em andamento e, por isto, não conseguiu alcançar o título mesmo com vitórias obtidas nas últimas provas.

Faltando ainda duas regatas, o mais provável é que o Vasco opte por não participar delas: VIII Regata Amazônia Azul, no dia 26 de outubro no Estádio da Lagoa, e XIV Regata Poder Marítimo, que fecha o Circuito no dia 09 de novembro, no CIAGA. Isto porque os remadores estão entrando, de maneira particionada, em recesso após as competições da sempre cansativa temporada e em pouco tempo já será iniciada a preparação com vistas a 2014. A participação vascaína nessas regatas que fecham o Circuito ainda será definida, mas o mais provável é que não aconteça, informa o treinador Carlão.

A guarnição vascaína que faturou a prova de Escaler Misto na XIII Regata Baía de Guanabara, organizada pelo CIAW, foi a seguinte:

Benilton Barbosa
Cleiton Wiggers
Eduardo Starling
Paulo Sillas
Guilherme Armando
Tarsis Miranda
Fátima Brandão
Beatrice Lima
Natasha de Carvalho Rosa
Débora Aleixo

Timoneiro: Bruno de França



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco