Remo: Vasco ainda briga pelo título estadual em 3 categorias: Júnior B, Aspirante e Master

Domingo, 20/10/2013 - 04:59
comentário(s)

Será realizada na manhã deste domingo (20/10), a partir das 9h, a sexta e última regata do Campeonato Estadual de Remo, no Estádio da Lagoa. O Botafogo é o virtual campeão e, a não ser que aconteça um dia extremamente catastrófico para os alvinegros, um longo tabu será quebrado: desde 1964, ou seja, há 49 anos, o campeão estadual da modalidade é apenas Vasco da Gama ou Flamengo. O Alvinegro deve chegar ao seu quinto título, assumindo isoladamente o posto de terceiro clube com mais conquistas (cinco, contra quarenta e sete do Rubro-Negro e quarenta e seis do Gigante da Colina). O Botafogo tem 72 pontos de vantagem (402 a 330) sobre o Flamengo. Os vascaínos têm 134 pontos e terminarão o Campeonato em terceiro. Em fase de "vagas magras" na Sede Náutica da Lagoa (último Estadual conquistado em 2008), o trabalho na base vem sendo muito bem feito com muito empenho por parte de comissão técnica e remadores e pede, para que os grandes resultados voltem, investimentos estruturais e na chegada de atletas de ponta.

Por mais que ainda esteja bem aquém das tradições vascaínas em seu esporte fundador, a regata será muito atraente para os vascaínos fãs de remo por dois motivos: o clube disputa diretamente o título em três categorias, e os argentinos multicampeões Ariel Suárez e Cristian Rosso, que recentemente se destacaram no Campeonato Brasileiro, disputarão as duas provas da categoria aberta: o single skiff - com grandes chances de dobradinha vascaína - e o oito com timoneiro, ao lado de diversos jovens.

O Vasco - que disputará sete das doze provas constantes do programa -, por sua vez, depende apenas de si para ser campeão em três categorias. Em processo de reestruturação a partir de jovens atletas que vem trazendo bons resultados nas categorias de base, ao Vasco basta chegar em segundo lugar na prova do four skiff para ser campeão do Júnior B. Igor Nunes Cunha, Thiago Francisco da Silva (os dois são os destaques vascaínos da categoria e obtiveram ótimos resultados ao longo deste ano), Gabriel Morais de Souza e João Marcos de Lima Soares (estes menos experientes e com menos tempo de prática do remo) comporão o barco. O Vasco tem 36 pontos, contra 31 do Flamengo e 30 do Botafogo: logo, os seis pontos de uma eventual segunda colocação já fariam os vascaínos chegarem aos 42 pontos e, portanto, não poderem ser alcançados. A prova está marcada para começar às 11:05h.

No Master, o Vasco também lidera, mas, na disputa direta com o Flamengo, quem vencer a prova do 4 sem timoneiro "B" - média de idade do barco de 36 anos - se sagrará campeão da categoria. Carlos Henrique Siqueira Martins, Marcos Pandolfo Fiuza de Melo, Oswaldo Kuster Neto e Carlos Alberto de Carvalho Rosa Neto comporarão o barco vascaíno. A prova acontece às 9:45h.

No Aspirante, a situação é ainda mais equilibrada: na prova do 4 com timoneiro, vencida pelo Vasco na quarta regata, Botafogo (51 pontos), Vasco (50 pontos) e Escola Naval (49 pontos) se digladiarão diretamente pelo título. Quem vencer se sagra campeão da categoria. A lamentar muito nesta categoria a desclassificação do double na quarta regata sem sequer participar da prova: caso pontuasse bem nessa prova, o Vasco teria uma boa vantagem para essa última regata. Comporão o barco de palamenta simples vascaíno os seguintes atletas: Matheus Freitas de Souza, Vinícius da Silva Marques, Matheus Cardoso da Silva Paulino, Brenner Chagas de Mello e Bruno Henrique Ferreira de França (timoneiro). A prova está programada para começar às 9:30h.

Além dessas provas que valem demais para o Vasco no Campeonato, o Gigante da Colina é extremamente favorito para vencer a prova do single skiff aberto: a dupla argentina formada por Ariel Suárez e Cristian Rosso serão os dois barcos vascaínos na prova, e é tido como provável uma dobradinha vascaína. Cristian é o grande favorito: enquanto Ariel teve grave lesão que o afastou por três meses dos treinamentos, seu "fiel escudeiro" vem tendo um excelente ano, inclusive no single skiff (ficando em sexto nesta prova na segunda etapa da Copa do Mundo, na raia britânica de Eton Dorney, e faturando com tranquilidade a prova no Campeonato Brasileiro, no dia 06 de outubro). A prova começará às 9:55h.

Eles ainda comporão, ao lado de diversos jovens, o sempre clássico e tradicional oito com timoneiro aberto. Ao lado de Jefferson Luiz Meira dos Santos, Marcos Eduardo Ibiapina Lopees, Felipe Damazio Fernandes Franco, Matheus Cardoso da Silva Paulino, Vinícius da Silva Marques e Matheus Freitas de Souza (além do timoneiro Bruno Henrique Ferreira de França), os dois "puxarão" o barco rumo ao objetivo de o Vasco figurar no pódio nesta prova, cuja vitória deve ficar com Flamengo ou Botafogo. A prova fechará a regata, às 11:35h.

No single skiff aspirante feminino, o Vasco vai com dois barcos (A: Jéssica Mudier dos Santos; B: Rita de Cassia Queiroz de Oliveira). Ambas as atletas compuseram o four skiff vascaíno que terminou em quarto lugar no Brasileiro Sênior e em segundo no Brasileiro Júnior. A prova será às 10:50h.

Para fechar a participação vascaína, o four skiff infantil. Com apenas três barcos inscritos na prova (Vasco, Fla e Bota), o pódio é garantido a não ser que ocorra eliminação vascaína. O barco vascaíno será composto por Thiago Ramos Sassela Tripodi, Joao Elias de Lima Soares, João Gabriel Heizer e Flavio Gabriel Soares Caixa. A prova começa às 10:10h.

Sem participação vascaína, ainda compõem o programa da regata as seguintes provas - apenas Flamengo e Botafogo marcam presença em todas as provas -: 4 sem timoneiro peso leve (9h), double skiff aberto feminino (9:15h), single skiff peso leve feminino (10:20h), double skiff peso leve (10:35h) e four skiff sub-23 feminino (11:20h).

Classificações:

Classificação do Campeonato Estadual após cinco regatas disputadas:

1) Botafogo, 402 pontos
2) Flamengo, 330 pontos
3) Vasco da Gama, 134 pontos
4) Escola Naval, 53 pontos
5) Rema Campos, 26 pontos
6) Piraquê, 10 pontos
7) Guanabara, 9 pontos
Loureiro, 9 pontos

Classificação das categorias em que o Vasco disputará o título na última regata:

Júnior B:

1) Vasco da Gama, 36 pontos
2) Flamengo, 31 pontos
3) Botafogo, 30 pontos

Aspirante:

1) Botafogo, 51 pontos
2) Vasco da Gama, 50 pontos
3) Escola Naval, 49 pontos

Master:

1) Vasco da Gama, 40 pontos
2) Flamengo, 38 pontos

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco