CNE aprova mudança na fórmula do Estadual para 2014

Sexta-feira, 18/10/2013 - 10:33
comentário(s)

O Conselho Nacional do Esporte (CNE) aprovou nesta quinta-feira, em Brasília, mudanças nas fórmulas de disputa dos campeonatos estaduais do Rio de Janeiro e do Paraná. As alterações foram solicitadas pelas federações para adequar os torneios ao calendário de 2014, que será afetado pela paralisação no período da Copa do Mundo.

A necessidade de aprovação do CNE é uma exigência do Estatuto do Torcedor, que proíbe mudanças na fórmula de disputa de uma competição sem que a mesma seja aplicada por dois anos seguidos. Outras federações na mesma situação poderão ter seus regulamentos alterados se os pedidos forem submetidos ao conselho.

A intenção das federações é realizar estaduais mais enxutos, permitindo um período de pré-temporada maior aos clubes. De acordo com o calendário anunciado pela CBF para o próximo ano, as competições deveriam começar no dia 12 de janeiro, apenas quatro dias após o fim das férias dos jogadores dos times da Série A, o que motivou o movimento dos atletas pedindo "bom senso" no futebol nacional.

Com o aval do CNE, o campeonato carioca de 2014 será disputado em turno único, com 16 times. Na primeira fase, todos jogam contra todos e os quatro melhores se classificam para as semifinais. A alteração permitirá que o campeonato seja disputado em 19 datas, duas a menos que na última edição. Assim, será possível iniciar o carioca no dia 19 de janeiro, uma semana após a data estabelecida pelo calendário da CBF.

O campeonato paranaense também terá alterações na fórmula de disputa que ainda estão sendo discutidas pela federação e os clubes.

- O campeonato vai ter uma nova fórmula em virtude do calendário de 2014. Nós, da Federação, temos várias ideias. Vamos propor para os clubes. Eles poderão escolher a melhor opção ou apresentar uma fórmula melhor. Pretendemos definir isso até o começo de novembro - afirmou o presidente da Federação Paranaense, Hélio Cury.

Fonte: GloboEsporte.com