Remo: Vaval fala sobre a conquista do Estadual Master

Segunda-feira, 21/10/2013 - 11:10
comentário(s)

Poucas pessoas possuem o mesmo histórico que ele tem no remo vascaíno e podem falar com a mesma propriedade sobre o clube e seu esporte fundador. E esta figura lendária do Vasco inseriu mais um título em sua riquíssima coleção de medalhas e troféus: na manhã deste domingo. Ele, ao lado de Carlos Henrique Martins, Carlos Alberto de Carvalho e Marcos Pandolfo Fiuza de Melo venceu a prova do 4 sem timoneiro na sexta e última regata do Campeonato Estadual, na manhã deste domingo (20/10) no Estádio da Lagoa, e, assim, conquistou o certame da categoria, que não era vencido pelo Vasco desde 2009. Trata-se de Oswaldo Kuster Neto, o lendário Vaval, que passou por todas as categorias (desde a base até o Master, passando por ser um dos melhores atletas da história do remo brasileiro na categoria aberta, com títulos sul-americanos, medalhas pan-americanas e participação em Olimpíada, além de inúmeros títulos com a camisa vascaína) e, em toda a sua vida, só ostentou os uniformes de Vasco da Gama e Seleção Brasileira.

Ele, embora com 48 anos, ainda mostra um empenho nos treinamentos e desempenho nas regatas de um nível muito bom. Tanto é que chegou a ser escalado numa prova da categoria aberta (na 1ª regata, competiu e ficou em terceiro lugar no four skiff). Além disso, é o principal remador da forte equipe Master vascaína e único que marcou presença nas cinco provas masculinas no ano: de todas as médias de idade, desde 36 ("B") até 55 anos ("E"), das quais venceu quatro (duas provas de four skiff, o double skiff e o 4 com), além de um segundo lugar no oito com. Isto só confirma a liderança em termos de desempenho que ele mostra na equipe.

Ainda com disposição de seus tempos de Júnior para treinar firmemente e honrar a história vascaína que poucos têm, Vaval ressalta, ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco, que para essa última conquista foi fundamental o planejamento que a equipe Master traçou antes do começo do Estadual: treinos intensos, numeros e sistemáticos com vistas ao incremento do desempenho. A recompensa foi a retomada do título da categoria pelo Vasco, tomando do Flamengo, que havia conquistado nos últimas três edições.

- Apesar de o remo do Vasco não estar bem, mas no Master particularmente fomos bem, conquistamos o título. Não vínhamos conquistando o título estadual nos últimos anos e desta vez conseguimos reverter. Foi um ano positivo neste aspecto. Treinamos forte neste ano. Conseguimos impor nas regatas esse ritmo de treinamentos, que é de treinamentos de sênior, não de master. Isso se refletiu principalmente nas últimas regatas, quando o corpo, com a carga de treinamentos do ano inteiro, começa a responder de uma maneira diferente no final da temporada. Fizemos uma preparação muito boa, uma pré-temporada, e certamente isso facilitou, principalmente nessas últimas regatas. Fizemos a diferença nessas duas últimas provas, o four skiff e o 4 sem. Isso que pesou a nosso favor, até então estávamos atrás no Campeonato. Foi um ano bom, positivo, e esperamos no ano que vem continuar com essa mesma batida, e nas outras categorias a gente possa levantar títulos.

Se o desempenho nas categorias de cima fica muito aquém da história do remo vascaíno diante do papel protagonista que ocupa o viés financeiro, o Master, cujos atletas permanecem competindo por enorme amor ao esporte, é uma espécie de termômetro que mostra o quão rico é o passado dos clubes que se destacam nessa categoria. Tanto é que invariavelmente Vasco e Flamengo disputam remada a remada, regata a regata, o título. Vaval ressalta esse importante fator de sua categoria. Ele ainda ressalta a mescla de atletas com anos seguidos de treinamentos constantes com atletas que se juntaram à equipe recentemente:

- O Master tem esse aspecto positivo. O grupo de Master reverbera essa situação de pioneirismo. A gente sabe que é importante e hoje em dia não conseguimos fazer uma atividade de nível profissional, de alto rendimento, sem que haja uma remuneração, uma contrapartida financeira. Mas o Master tem esse aspecto. Mostra-se como espelho para os atletas jovens. A maioria dos nossos Master tem longevidade grande no remo, como o Pandolfo e eu. Uns estão conosco há bastante tempo, outros estão voltando agora, o que é bem legal. Temos uma equipe de Master no Vasco bem mesclada. Uma parte já vem competindo regularmente nas últimas temporadas e que de certa forma manteve uma constância de treinamentos, e outros se juntaram a nós neste ano após um tempo parado. Temos uma equipe renovada.

Oswaldo Kuster Neto relata um fato interessante que amplia ainda mais a importância do grupo de master vascaíno, indo além de tudo o que eles já representam para os jovens:

- Nesse ano nós, masteres, por exemplo, tomamos a decisão de nos cotizarmos para ajudar de certa maneira, para suprir essas carências financeiras do clube. Conseguimos muita coisa ao longo desse ano, como a aquisição de remoergômetros, para suprir a falta de material. Fazemos caixa neste sentido.

Embora ressalte a importância das conquistas, Vaval, para finalizar, ressalta que o mais importante é o papel que o grupo Master desempenha na garagem vascaína. Ele enfatiza a perpetuação de valores importantes através da passagem à garotada que inicia a prática do esporte, como a própria reprodução da rica história do clube para remadores que só pegaram a fase de "vacas magras" na Sede Náutica da Lagoa.

- O master serve de exemplo para a garotada. Pelo menos o meu esforço pessoal, e imagino que dos companheiros também, é para que esses valores se perpetuem dentro do clube. Esse é o papel do Master. Melhor ainda quando a gente consegue ganhar. Mas a questão de ganhar o Campeonato de Master ou não fica em segundo plano diante desse papel que exercemos na garagem - encerrou Vaval, ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco.




Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco