Remo: Vasco é o campeão da 37ª Regata da Escola Naval

Segunda-feira, 16/09/2013 - 01:03
comentário(s)

Na manhã deste domingo (15/09), no Estádio da Lagoa, o Club de Regatas Vasco da Gama conquistou pela 11ª vez a Regata a Remo da Escola Naval (1989, 1990, 1991, 1993, 1997, 1998, 1999, 2002, 2008, 2010 e 2013), que foi disputada em sua 37ª edição. A tradicional regata é festiva e é organizada desde 1976 pela instituição que lhe dá nome. A partir de 2001, houve uma importante incremento, uma vez que passou a fazer parte dela uma etapa do Circuito Poder Marítimo de Remo Escaler. Com isto, diversas organizações militares (Fuzileiros Navais, CIAGA, CIAW etc.), que possuem no barco Escaler (guarnições de cerca de uma tonelada em que não se usa as pernas para a prática do remo, apenas os braços, com bancada fixa, proa fina e popa quadrada) uma importante característica (na Marinha o Escaler é utilizado para a formação dos marinheiros, para cerimônias e também para competições, com esta faceta sendo intensificada a partir de 2001, com o advento do Circuito Poder Marítimo), passaram a também a participar da regata. Além disso, são disputadas as provas de remo olímpico, sendo o Escaler um complemento tardio. As provas de Escaler, entretanto, não contam pontos para a regata da Escola Naval, apenas para o Circuito Poder Marítimo. As provas da tradicional regata são das categorias de base (além do master), e o Vasco ratifica o bom resultado com esses atletas, uma vez que venceu as duas últimas regatas Remo do Futuro e obteve bons resultados até aqui no Estadual nas categorias de baixo disputadas (aspirante, infantil, júnior A e júnior B). As provas também foram de distâncias bem menores do que as do Estadual, o que também influencia. A regata é realizada pela Marinha do Brasil e pela Escola Naval e tem o apoio da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ).

A conquista serviu para quebrar um jejum, afinal já há algum tempo, além das duas do Remo do Futuro neste ano, o clube não conquistava uma regata. Nas oito provas de remo olímpico, o Gigante da Colina marcou presença em todas e obteve duas vitórias, quatro segundos lugares, um terceiro lugar e um quarto lugar, totalizando 59 pontos, contra 44 de Escola Naval e Botafogo (com a primeira levando vantagem nos critérios de desempate) e 27 do Flamengo. A regata é festiva e recebe centenas de militares da Marinha praticantes de remo, além de oferecer lazer às crianças e ter uma excelente infraestrutura proporcionada pela organizadora, a Escola Naval. Pode-se dizer que o Estádio de Remo fica mais cheio do que em qualquer prova do Campeonato Estadual.

Os vascaínos venceram o double skiff master "D" (guarnições com idade média de 50 anos), com o lendário Oswaldo Kuster Neto, o "Vaval", e Benilton Alves Barbosa, que triunfaram com uma boa margem de vantagem sobre Botafogo e Flamengo. No single skiff infantil feminino (remadoras de 13 e 14 anos completos até 31 de dezembro deste ano), a vascaína Isabela Beatriz Ferreira, que havia vencido a prova na terceira regata do Campeonato Estadual, novamente fez uma prova muito boa e venceu com uma significativa margem de diferença. Bruna Gisele da Silva, o barco B vascaíno nesta prova, terminou na quarta colocação.

Os segundos lugares foram nas seguintes provas: 4 com aspirante (numa disputa emocionante com a Escola Naval pela vitória que foi decidida nos últimos metros, invertendo o resultado da prova na quarta regata do Estadual, quando o Vasco venceu), four skiff aspirante (vitória do Rema Campos, e Vasco e Escola Naval disputaram nos últimos metros a segunda colocação), 4 sem júnior A (vencido pelo Botafogo com boa vantagem) e o oito com aspirante, que fechou o dia de provas (vencido pela Escola Naval, que, após remar a prova praticamente inteira lado a lado dos vascaínos, disparou nos últimos 250 metros de prova).

O terceiro lugar foi no yole a oito da categoria escola (atletas das escolas de remo, ainda não federados), que teve dobradinha da Escola Naval. O quarto lugar foi do double skiff júnior B.

Em breve entrevista após o título na regata concedida ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, o treinador do remo vascaíno, Marcelo Neves, elogiou bastante a organização da regata e diz que é sempre prazeroso ganhá-la, mas lamenta que os resultados do aspirante poderiam ser ainda melhores:

- Legal voltar a vencer uma regata, fazia tempo que não vencíamos, tirando, claro, a regata do futuro. É uma regata muito bonita, talvez a mais bonita do ano porque é muito bem organizada. Ganhar essa regata sempre é muito gostoso. Alguns resultados poderiam ser até melhor: no aspirante, mas a Escola Naval também se preparou muito. As distâncias foram diferentes das distâncias do Estadual, metade da distância, então muda tudo um pouco. Os resultados também foram influenciados por isso.

O treinador ainda diz que fica feliz ao ver que o caminho de reestruturação a partir da base devido à debandada dos atletas de ponta está sendo trilhado, mas, com os pés no chão, ressalta que o Vasco está ainda está muito, mas muito longe de seu devido lugar:

- É muito bacana, mas temos que ter os pés no chão e entender que o nosso caminho de volta ao topo ainda é muito longo. É claro que o nosso objetivo é este: voltar ao topo, voltar a ser o melhor, o primeiro no Rio de Janeiro. E ainda está muito longe, ainda temos que trabalhar muito e nos estruturar muito mais para que isso aconteça, mas o caminho é esse. Então estou muito feliz neste momento por estar no caminho, mas a gente não vai ficar satisfeito enquanto colocar o Vasco no seu devido lugar, que é o de primeiro colocado - enfatizou Marcelo.

Ao Blog, o diretor de remo do Vasco, Joaquim da Costa Oliveira, ressaltou o trabalho que vem sendo feito na base após a perda de diversos atletas de peso com os cortes de custos dos últimos anos:

- A gente está diante de todas essas dificuldades, mas eu desde que cheguei à Sede Náutica como diretor procurei focar sempre na base e em categorias que muitas vezes não contam pontos para o Estadual, mas é o que realmente está dando projeção ao Vasco. Estamos lutando com as armas que podemos usar, com muita dificuldade realmente, como todo mundo é conhecedor, mas estamos tentando ter o apoio de todo mundo, com a nova safra, com esses novos jovens, novos talentos. Que são exatamente o futuro do Vasco, é por aí que temos que começar, porque o que nós tínhamos fomos perdendo porque não tínhamos condições de manter. Estamos tentando fazer um trabalho para o futuro, com a regata Remo do Futuro, que estamos muito bem, e essa regata aqui da Escola Naval. Estamos fazendo o que dá para fazer, e é assim que vamos fazer, vamos tentando melhorar para ver se conseguimos qualificar, tirar alguém desse pessoal todo da base. Inclusive, já vimos federando muito gente.

Após a conquista, os vascaínos gritaram efusivamente o tradicional grito de guerra vascaíno: CASACA!

Os vascaínos agora redirecionam todo os olhares para a 5ª regata do Campeonato Estadual, que acontecerá no dia 29 de setembro (daqui a dois domingos) e terá provas importantíssimas para o Vasco em suas pretensões na categorias de base: categorias aspirante e júnior B.

Confira fotos da participação vascaína na 37ª edição da Regata a Remo da Escola Naval, vencida pelo clube (fotos: Blog CRVG - Em Todos os Esportes):



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco