Remo: Vascaínos obtiveram pódios na Regata Mundial Máster na Itália

Segunda-feira, 09/09/2013 - 08:58

Os remadores brasileiros despediram-se da Regata Mundial Máster com mais duas medalhas neste domingo, em Varese, na Itália. James Hopenfeld, do GPA de Porto Alegre, ganhou seu segundo ouro no 8 Com Misto B (média de 36 anos ou mais), com Lourenço Cardoso Meirelles e quatro remadoras britânicas, dois alemães e um belga, num duelo contra a guarnição anfitriã do Canottieri Varese. No Double Skiff C (43 anos ou mais), André Donadio, também do GPA, conquistou sua medalha ao lado da britânica Claire Dickinson, do Reading, superando outros sete barcos mistos.

Ao todo, os brasileiros trazem oito medalhas na bagagem, cinco delas em guarnições internacionais, sendo quatro de remadores do GPA (Four Skiff D, 8 Com A, Misto 8 Com B, Misto Double Skiff C) e uma de Santa Catarina/Martinelli (4 Com E). Duas das três vitórias em barcos próprios foram do botafoguense Paulo Dworakowski, no Single Skiff D (acima de 50 anos) e E (acima de 55). João Carlos Gonçalves ganhou a quinta medalha dos gaúchos, a segunda pessoal, no Single Skiff C.

O GPA foi também o clube com mais segundos lugares: três das 10 posições brasileiras, uma a mais que Santa Catarina e Vasco. Além de também ter um segundo lugar, o Corinthians foi quem mais ficou em terceiro, por cinco vezes, entre os 18 representantes do país na posição. Ao todo, 89 brasileiros participaram de 116 provas (92 com barcos nacionais), chegando 13 vezes em quarto lugar, 19 em quinto, 25 em sexto, 15 em sétimo e 8 em oitavo.

Diferentemente dos campeonatos mundiais, na regata não há progressão de fases e os inscritos são distribuídos em quantas provas forem necessárias nas 11 categorias por idade, com todas valendo medalha apenas para o vencedor. Disputada em quatro dias, a competição bateu o recorde de participantes este ano, com mais de 3.300 remadores entre 27 e 94 anos, representando 633 clubes de 40 países.

Fonte: Blog Remo em Voga