Remo: Argentinos do Vasco terminam Mundial em 5º no double skiff

Domingo, 01/09/2013 - 23:38

Ariel Suárez e Cristian Rosso, remadores argentinos que no Brasil são federados no Club de Regatas Vasco da Gama (além de terem seus clubes na Argentina), alcançaram um resultado muito bom no Campeonato Mundial de remo, que é bienal e em 2013 foi disputado na cidade de Chungju, na Coreia do Sul. Neste domingo, eles terminaram em 5° lugar na final A do double skiff. Eles anotaram o tempo de 6:16.39, quase sete segundos atrás do barco vencedor, o norueguês, que confirmou o favoritismo e marcou o tempo de 6:09.51. Foi o segundo melhor tempo de Ariel e Cristian, que entraram na água quatro vezes (eliminatória, repescagem, semifinal e final), não igualando o tempo da eliminatória, que foi de 6:14.72.

Vale muito a pena ressaltar que a partir de março, quando sofreu uma grave infecção bacteriana, Ariel Suárez ficou praticamente três meses afastado até dos treinamentos, após disputar a primeira regata do Campeonato Estadual de remo pelo Vasco, quando já estava claramente debilitado. No remo, ainda mais na elite, que está toda reunida no Mundial (o maior evento do calendário do esporte neste ano), é demandado um tempo considerável para alguém que fique afastado por tanto tempo quanto Ariel ficou retome o ritmo ideal.

Ainda assim, Ariel conquistou resultados bons desde a sua volta. Em julho, na primeira competição após o returno, a dupla terminou em sexto lugar na final da terceira etapa da Copa do Mundo, em Lucerna (na Suíça). Neste período em que não pôde contar com seu "fiel escudeiro", Cristian Rosso deu sequência aos bons resultados. No dia 28 de abril, no Campeonato Sul-Americano, disputado na raia do Estádio de Remo da Lagoa, no Rio de Janeiro, ele conquistou dois ouros: no double skiff, ao lado de seu irmão, Brian Rosso, e no four skiff. A Argentina conquistou a competição, suplantando o Brasil. Na segunda etapa da Copa do Mundo, disputada de 21 a 23 de junho em Eton Dorney, mesmo local da disputada das provas de remo dos últimos Jogos Olímpicos, ele chegou à final do single skiff, terminando na sexta colocação.

A classificação final foi a seguinte:

1) Noruega (Nils Jakob Hoff e Kjetil Borch): 6:09.51
2) Lituânia (Rolandas Mascinskas e Saulius Ritter): 6:10.87
3) Itália (Francesco Fossi e Romano Battisti): 6:12.54
4) Alemanha (Eric Knittel e Stephan Krueger): 6:12.95
5) Argentina (Cristian Rosso e Ariel Suárez): 6:16.39
6) Nova Zelândia (Michael Arms e Robert Manson): 6:17.86

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco