Remo: Vasco venceu apenas 1 prova e ficou em 3º na 4ª Regata do Estadual neste domingo

Domingo, 25/08/2013 - 22:48

Foi realizada na manhã deste domingo (25/08), no Estádio de Remo da Lagoa, a 4ª regata do Campeonato Estadual. O Club de Regatas Vasco da Gama obteve o seu pior desempenho no ano até o momento, vencendo apenas uma prova e marcando 27 pontos, sendo que 19 destes para o Campeonato (retira-se a pontuação das categorias Infantil e Master, que valem apenas para a regata). Das doze provas programadas para hoje, o Vasco participou de apenas cinco, ou seja, menos da metade.

Fora isto, a regata também reservou um baque ao Gigante da Colina numa categoria a qual o clube estava liderando: a Aspirante. Na primeira prova da categoria, que abriu a regata, às 9h, tudo certo para o Vasco. No 4 com, Matheus Freitas de Souza, Paulo Sillas Marques Aguiar, Matheus Cardoso da Silva Paulino, Brenner Chagas de Mello e Bruno Henrique Ferreira de França fizeram uma excelente prova, liderando de ponta a ponta, desde a largada, conquistando a única vitória do dia. Porém, no double skiff, o Vasco foi desclassificado e nem sequer alinhou na raia para a partida, uma vez que o clube sofreu duas advertências, o que resultou na eliminação. Uma advertência foi dada pela arbitragem porque, nas eliminatórias, disputadas na manhã de sábado, o barco vascaíno queimou a largada; a outra em virtude de uma embarcação da escolinha do Vasco invadir a raia de competições. Desta maneira, o Vasco já foi para a regata deste domingo desclassificado desta prova importantíssima. Desta maneira, o Botafogo, por ter vencido o double skiff e ficado em quarto lugar no 4 com, soma 13 pontos; o Vasco, pela vitória no 4 com, 10. Como a vantagem vascaína era de apenas dois pontos de diferença, o Alvinegro assume a liderança da categoria, com um ponto de diferença: 41 a 40. Faltando três provas a serem disputadas nesta categoria - o 2 com e o 8 com na quinta regata e o 4 com na sexta -, o Gigante da Colina ainda depende apenas de si para ganhar o Campeonato. No Júnior B, que não teve provas nesta regata, o Vasco também lidera (24 pontos, contra 18 do Botafogo), restando três provas - o single skiff e o double skiff na quinta regata e o four skiff na sexta. Desta maneira, a 5ª regata, no dia 29 de setembro, se delineia como de extrema importância para o Vasco, que pode encaminhar as conquistas das categorias Aspirante e Júnior B.

Na prova do 4 com, o Vasco desde o início liderou, seguido de perto pela Escola Naval, que exerce bom trabalho nesta categoria. Os vascaínos chegaram a abrir boa vantagem durante a disputa, mas o barco adversário pressionou no final e quase efetuou a ultrapassagem no "sprint", mas o Vasco cruzou a linha de chegada com a vitória. Com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, Matheus Paulino comentou sobre a prova e o Campeonato de Aspirante e lamentou a desclassificação no double skiff:

- Foi muito bom, estou sem palavras pela prova que fizemos hoje. Achei difícil, achei que não conseguiríamos porque tivemos muitos problemas no decorrer dos treinos, tivemos alguns desfalques que tiveram que sair. No começo da prova abrimos pelo menos um barco de diferença sobre os outros barcos, e, após 1.500 metros, a Escola Naval começou a crescer. Era difícil acreditarmos que eles ficariam ao nosso lado, mas, assim que vimos, começamos a crescer também. E foi assim até o final. O barco do double foi desclassificado, levou dois amarelos na eliminatória. Vamos esperar para a próxima regata.

Na sequência, Jefferson Luiz Meira dos Santos ficou com a quarta colocação no single skiff da categoria Júnior A. Logo depois, no double skiff Sub-23, Marcos Ibiapina e Felipe Damazio corresponderam às expectativas e fizeram uma prova muito boa, embora não tenha sido o suficiente para sobrepujar a guarnição botafoguense. Após as três primeiras provas, o Vasco só marcou presença em duas das outras nove restantes, justamente as duas que não contam pontos para o Campeonato. Desta maneira, o clube já conquistava todos os pontos que entram na pontuação do Campeonato já nas três primeiras provas.

No single skiff infantil, o Vasco foi mal e seus dois barcos (João Gabriel Heizer e Thiago Ramos Sassela Tripodi) ficaram nas duas últimas colocações - 5° e 6°. No oito com master, que encerrou o dia da 4ª regata, o barco A vascaíno, composto por Oswaldo Kuster Neto, Benilton Alves Barbosa, Paulo Roberto de Carvalho, Carlos Henrique Siqueira Martins, Paschoal Luiz Salgado Chrispim, Marcos Fernando da Costa Almeida, Carlos Alberto de Carvalho Rosa Neto, Cleyton Wiggers Werncke e Bruno Henrique Ferreira de França esteve lado a lado do barco do Flamengo o tempo todo, mas o Rubro-Negro disparou no final e abriu boa vantagem. O barco B vascaíno ficou na 4ª colocação.

O Botafogo foi muito bem e venceu com certa tranquilidade a regata, uma vez que o Flamengo só conquistou suas vitórias na parte final, após o Alvinegro já abrir muito. Os botafoguenses venceram sete das doze provas, as quais sejam: single skiff júnior A, double skiff sub-23, single skiff peso leve feminino, double skiff júnior B feminino, single skiff infantil, double skiff aspirante e dois sem júnior A. O Flamengo venceu as restantes, além do 4 com aspirante, vencido pelo Vasco: single skiff sub-23 feminino, 2 com sub-23, single skiff júnior A feminino e oito com master.

O Botafogo venceu a regata, com 92 pontos conquistados, contra 80 do Flamengo e 27 do Vasco. Rema Campos e Escola Naval ainda anotaram oito pontos cada um. Com o resultado, o Alvinegro, que não conquistou apenas a terceira regata, amplia ainda mais a sua liderança no Campeonato, tornando uma virada do Flamengo ainda mais inesperada e difícil. Faltando duas regatas, os botafoguenses abrem expressivos 54 pontos sobre o Rubro-Negro no Campeonato: 324 a 270. O Vasco tem 108, e está consolidado na terceira colocação. Na quarta colocação, vem a Escola Naval, com 25 pontos. Aproxima-se, então, a quebra de um longo tabu: desde 1964 o campeão estadual é Vasco ou Flamengo. Há 49 anos, o próprio Botafogo alcançava o seu quarto título, mesmo número de Boqueirão, Gragoatá e Santa Luzia, que sequer disputam a competição atualmente.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco