Remo: Argentinos do Vasco competem no Mundial da Coreia

Domingo, 25/08/2013 - 09:22

Começou neste domingo (25/08), na cidade de Chungju, na Coreia do Sul, o Campeonato Mundial de Remo, através de uma festiva cerimônia de abertura. A competição se estenderá até o dia 01 de setembro e, devido ao fuso horário de doze horas a mais do que o Brasil, as provas eliminatórias já começaram na noite deste domingo, no horário de Brasília. É o maior mundial da História, com 73 países participantes e 948 atletas inscritos, totalizando 384 barcos (divididos em 27 classes, sendo cinco de remo paralímpico). A competição é bienal, e a última edição, em 2011, foi realizada na cidade de Bled, na Eslovênia.

Não deixe de curtir a FanPage oficial da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco clicando aqui.

O Club de Regatas Vasco da Gama não tem atletas da Seleção Brasileira, que é dominada por remadores de Flamengo e Botafogo. O grande destaque da equipe brasileira é Fabiana Beltrame (remadora do Flamengo e ex-atleta do Vasco e que saiu em meio à debandada de atletas de ponta que ocorreu nos últimos anos), que compete no single skiff peso leve e obteve o ouro em Bled e, portanto, busca o bicampeonato. Ela obteve duas medalhas nas duas últimas etapas da Copa do Mundo: em Eton Dorney (GBR) ganhou o bronze e em Lucerna (SUI) faturou o ouro. A outra etapa da Copa que foi realizada neste ano (março) foi na Austrália, em Sydney.

Por outro lado, o Vasco possui dois atletas de ponta que defendem a Argentina: Ariel Suárez e Cristian Rosso, que competirão no double skiff e nesta prova alcançaram o quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Ariel sofreu uma gravíssima infecção via bactéria, que se alojou perto do osso esterno (próximo ao pulmão). A lesão o retirou por praticamente três meses dos treinamentos, e ele só retornou aos treinamentos em junho, não a tempo de participar da 2ª etapa da Copa, na Grã-Bretanha. Ele também ficou de fora do Campeonato Sul-Americano, que foi disputado no dia 28 de abril, no Rio de Janeiro. A dupla só voltou a competir junta na 3ª etapa, que foi disputada na Suíça de 12 a 14 de julho. Lá, apesar de todos os problemas oriundos do longo tempo de inatividade de Ariel, que faz uma grande diferença, eles ganharam a final B, ficando ao final na sétima colocação no geral.

Neste período em que não pôde contar com seu "fiel escudeiro", Cristian Rosso deu sequência aos bons resultados. No dia 28 de abril, no Campeonato Sul-Americano, disputado na raia do Estádio de Remo da Lagoa, no Rio de Janeiro, ele conquistou dois ouros: no double skiff, ao lado de seu irmão, Brian Rosso, e no four skiff. A Argentina conquistou a competição, suplantando o Brasil. Na segunda etapa da Copa do Mundo, disputada de 21 a 23 de junho em Eton Dorney, mesmo local da disputada das provas de remo dos últimos Jogos Olímpicos, ele chegou à final do single skiff, terminando na sexta colocação.

Com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, Marcelo Neves, que é treinador do remo do Vasco da Gama e mantém diálogo constante com a dupla, ressaltou o grande prejuízo que trouxe aos dois a longa inatividade de Ariel Suárez, enfatizando que no remo este tempo parado geralmente demora um tempo considerável para ser revertido. Por outro lado, Marcelo faz a importante constação de que, devido à proximidade entre a etapa da Copa do Mundo e o seu retorno, Ariel acabou tendo mais tempo para treinar em alto nível:

- Eu conversei por e-mail com o Ariel. Ele está completamente recuperado, mas parou de fazer três meses de trabalho, então com certeza ele não está chegando a esse Mundial no melhor de sua forma. Eles ganharam a final B, chegaram em sétimo, na última Copa do Mundo. A Copa do Mundo tem o porém de que muitas vezes não aparecem nela todos que vão ao Mundial. Por outro lado, a Copa do Mundo ficou muito próxima do retorno do Ariel às competições, do final da doença ao retorno dele. Ele já tem mais tempo, mais lastro de treinamento agora.

Marcelo nos dá seu prognóstico para a participação da dupla: ele espera que melhorem o resultado em relação a Lucerna e alcancem a final A em Chungju, o que representaria ficar pelo menos entre os seis primeiros:

- Eu tenho a previsão de eles pelo menos chegarem à final A, medalha vai ser muito difícil. Se vier, vai ser uma surpresa muito positiva, tomara que venha, mas pelo menos a final eu acho que eles têm condição de chegar.

Neves relata um fato que está atrapalhando muito todos os atletas que estão competindo na Coreia do Sul:

- Eles estão pegando um calor de 40 graus na Coreia, está muito quente, todos estão com dificuldades de treinamentos, mas estão muito bem.

Para finalizar, Marcelo Neves, que durante todo o longo tempo em que Fabiana esteve no Vasco treinou a atleta, mostrou que nutre grande carinho por ela torce muito pelo bicampeonato mundial da brasileira:

- Eu torço muito pela Fabiana, foi nossa atleta aqui, é um exemplo para todos nós. Eu acho que ela tem grandes chances de ser bicampeã do mundo - enfatizou Neves. Fabiana Beltrame já estreou no Mundial e, ao vencer sua eliminatória, já garantiu vaga na semifinal do Mundial.

Os argentinos do Vasco estrearão no Mundial às 10:56h de segunda-feira no horário sul-coreano, na primeira bateria eliminatória do double skiff. No horário de Brasília, a prova será às 22:56h deste domingo. Serão realizadas três eliminatórias, e os dois primeiros barcos em cada uma delas avançam diretamente às semifinais; o restante disputa a repescagem (quarta-feira), que definirá as últimas vagas. Na sexta-feira, acontecem as duas provas semifinais, que definirão os seis barcos que irão para a final A; os outros seis vão para a final B. As finais serão disputadas no domingo (01/09), quando ocorrerá a cerimônia de encerramento do Campeonato Mundial.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco