.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 12/03/2008 - QUA - 00:00 - ESPECIAL 1948: CAPÍTULO VIII - VASCO BATE EMELEC POR UM A ZERO

De 3 a 14 de março, a NETVASCO publica uma série em dez capítulos sobre os 60 anos do título do Vasco no Campeonato Sul-Americano de 1948. O material foi produzido pelos pesquisadores Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida, ambos vascaínos, e é parte do livro "Um Expresso chamado Vitória", que está em fase final de edição e cujo lançamento está previsto para 21 de agosto deste ano, dia do aniversário de 110 anos do Club de Regatas Vasco da Gama.

Entre em contato com os autores por intermédio do e-mail expressovasco@ig.com.br e garanta já o seu exemplar desta obra obrigatória na biblioteca de qualquer vascaíno. O pagamento antecipado dá direito à entrega do livro em sua residência e a concorrer ao sorteio de uma camisa Retrô 1948 do Vasco.

CAPÍTULO VIII - EXPRESSO BATE EMELEC PELO PLACAR MÍNIMO NO SUL-AMERICANO DO CHILE

O frio intenso (e fora de época) adiou em um dia o embate contra o time equatoriano, que seria jogado no sábado à noite, dia 28. E este jogo tinha tudo para ser tranqüilo, mas acabou sendo uma das mais difíceis vitórias. Nos primeiros quinze minutos parecia que o Vasco massacraria, já que o Emelec mal passava do seu campo. Mas o time adversário se fechou bem e deixou o Vasco nervoso. Foram muitos os erros cruzmaltinos de passe na tentativa de acelerar o ritmo e furar o bloqueio adversário. E o Emelec resistiu por todo o primeiro tempo ao assédio vascaíno. Chegou inclusive a ter momentos de perigo contra a meta de Barbosa. O ataque do Vasco, por sua vez, não estava muito inspirado. Apenas Friaça causava um certo furor na zaga adversária.

Com a entrada de Ismael em lugar de Lelé, o Expresso tentava não só um melhor desempenho, como contava com a superstição. Ismael vinha sendo um talismã, marcando sempre que entrava nas partidas. E logo no minuto inicial da segunda etapa, o pé-de-coelho cruzmaltino recebe de Friaça e faz o gol da suada vitória. Jiménez teve uma chance de ouro, cara a cara com Barbosa, mas desperdiçou incrivelmente. No jogo de fundo, uma zebra (Colo Colo 1 x 3 Municipal) deixou o time da casa em má situação no campeonato, o que fazia da partida seguinte do Vasco contra a equipe chilena uma verdadeira decisão.

O Vasco, por sua vez, liderava folgadamente com oito pontos em quatro jogos, seguido por River Plate, com quatro pontos em duas partidas (os dois únicos com 100% de aproveitamento), Nacional, com quatro pontos em três jogos, e Colo Colo, com três pontos em três compromissos.

VASCO 1 X 0 EMELEC-EQU

Data: Domingo, 29 de fevereiro de 1948.
Estádio: Nacional (Santiago, Chile).
Hora: 14h30min (local) - 15h30min horas (Rio).

Árbitro: Higino Madri (CHI).

Público: 38.000 pagantes.

Gol: Ismael 1'/2ºT (VAS).

VASCO: Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Dimas 30'/2ºT), Friaça, Lelé (Ismael, intervalo) e Chico (Nestor 30'/2ºT).

EMELEC-EQU: Arias, Zurita e Enriquez; Mendonza I, Alvarez e Ortiz (Riveros); Fernandez, Jiménez, Alcibar, Yepes e Mendonza II.








GALERIA


Jogadores posam no Estádio Nacional antes da partida contra o Emelec.


Detalhe do placar do Estádio Nacional.


Ismael, o amuleto cruzmaltino


Chico passa por dois adversários.


CAPÍTULOS ANTERIORES (clique para acessar)

Capítulo I - Nasce o Expresso da Vitória: o primeiro time do Brasil campeão no exterior
Capítulo II - Vasco representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Clubes em 1948
Capítulo III - Na preparação do torneio, uma disputa acirrada do Expresso contra o campeão paulista
Capítulo IV - Elenco chega esperançoso na primeira conquista internacional de um clube brasileiro
Capítulo V - Vasco vence Litoral com dificuldade na sua estréia no Sul-Americano em Santiago
Capítulo VI - Expresso da Vitória arrasa o Nacional uruguaio com atuação de gala
Capítulo VII - Vasco goleia o Municipal no seu terceiro compromisso no Sul-Americano

Sobre os autores

ALEXANDRE MESQUITA nasceu em 7 de maio de 1970, pouco antes do tricampeonato mundial. Assíduo freqüentador da Biblioteca Nacional desde 1997, é pesquisador e colecionador de tudo o que se refere ao tema futebol.

JEFFERSON ALMEIDA nasceu em 24 de fevereiro de 1973 e se formou em Jornalismo na PUC-RJ em 1994. É escritor, pesquisador e possui vasto acervo com livros, reportagens e fotos do futebol brasileiro e mundial.


Fonte: NETVASCO


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique