.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 07/03/2008 - SEX - 03:20 - ESPECIAL 1948: CAPÍTULO V - VASCO ESTRÉIA VENCENDO O LITORAL

De 3 a 14 de março, a NETVASCO publica uma série em dez capítulos sobre os 60 anos do título do Vasco no Campeonato Sul-Americano de 1948. O material foi produzido pelos pesquisadores Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida, ambos vascaínos, e é parte do livro "Um Expresso chamado Vitória", que está em fase final de edição e cujo lançamento está previsto para 21 de agosto deste ano, dia do aniversário de 110 anos do Club de Regatas Vasco da Gama.

Entre em contato com os autores por intermédio do e-mail expressovasco@ig.com.br e garanta já o seu exemplar desta obra obrigatória na biblioteca de qualquer vascaíno. O pagamento antecipado dá direito à entrega do livro em sua residência e a concorrer ao sorteio de uma camisa Retrô 1948 do Vasco.

CAPÍTULO V - VASCO VENCE O LITORAL COM DIFICULDADE NA SUA ESTRÉIA NO SUL-AMERICANO EM SANTIAGO

O jogo de abertura do Sul-Americano, marcado para o dia 11 de fevereiro, reuniu o time da casa, o Colo Colo, e o Emelec, do Equador, e terminou com um empate por 2 a 2. A estréia vascaína se daria no dia 14.

Mesmo ainda se aclimatando ao ambiente da competição, o Expresso começou quente seu compromisso inaugural. O zagueiro Arraz fez verdadeiro milagre para evitar o gol vascaíno logo no início. A pressão permaneceu até Lelé abrir o marcador. Pouco depois, Chico perdeu chance inacreditável, frente a frente com o goleiro. Faltando quinze minutos, os bolivianos reagiram, mas o placar ficou inalterado na primeira metade do jogo.

No período complementar, o Vasco voltou assustando com dois ataques perigosos logo de cara. O Litoral respondeu, ameaçando também por duas vezes a meta de Barbosa. O ataque cruzmaltino foi mais eficiente e Lelé fez o segundo dele e de sua equipe. O gol de Sandoval, diminuindo a contagem no minuto seguinte, mudou o clima do jogo que ficou tenso. As jogadas passaram a ser disputadas com mais rispidez e alguma deslealdade. Aos trinta e três minutos, Ismael trocou socos com um adversário, mas só o vascaíno foi expulso. A arbitragem seria mais um duro obstáculo que o Gigante da Colina teria que enfrentar. A poucos minutos do fim, Augusto deixou o campo por contusão. A pressão do adversário foi incrível, mas a primeira vitória acabou sendo sustentada a duras penas e à base de muita garra.

No outro do jogo do dia 14 de fevereiro, o Nacional do Uruguai derrotou Municipal do Peru por 3 a 2 e passou a dividir a liderança do certame com o Vasco, com dois pontos ganhos cada um.

VASCO 2 X 1 LITORAL-BOL

Data: Sábado, 14 de fevereiro de 1948.
Estádio: Nacional (Santiago, Chile).
Hora: 20 horas (local) - 21 horas (Rio).

Árbitro: Carlos Lesson (CHI).

Público: 34.000 pagantes.

Expulsão: Ismael 33'/2ºT (VAS).

Gols: Lelé 8'/1ºT (VAS), Lelé 23'/2ºT (VAS), Sandoval 24'/2ºT (LIT).

VASCO: Barbosa, Augusto (Rafagnelli 43'/2ºT) e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Friaça, Maneca (Ismael 25'/2ºT), Dimas (Djalma 15'/2ºT), Lelé e Chico.

LITORAL-BOL: Gafure (Millan 30'/2ºT), Arraz e Bustamante; Vargas, Valencia e Ibanez; Sandoval, Rodriguez, Caparelli, Gutierrez e Orgaz.








GALERIA


Lelé, o nome do jogo.


CAPÍTULOS ANTERIORES (clique para acessar)

Capítulo I - Nasce o Expresso da Vitória: o primeiro time do Brasil campeão no exterior
Capítulo II - Vasco representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Clubes em 1948
Capítulo III - Na preparação do torneio, uma disputa acirrada do Expresso contra o campeão paulista
Capítulo IV - Elenco chega esperançoso na primeira conquista internacional de um clube brasileiro

Sobre os autores

ALEXANDRE MESQUITA nasceu em 7 de maio de 1970, pouco antes do tricampeonato mundial. Assíduo freqüentador da Biblioteca Nacional desde 1997, é pesquisador e colecionador de tudo o que se refere ao tema futebol.

JEFFERSON ALMEIDA nasceu em 24 de fevereiro de 1973 e se formou em Jornalismo na PUC-RJ em 1994. É escritor, pesquisador e possui vasto acervo com livros, reportagens e fotos do futebol brasileiro e mundial.


Fonte: NETVASCO


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique