.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 03/03/2008 - SEG - 03:00 - NETVASCO INICIA ESPECIAL DOS 60 ANOS DO SUL-AMERICANO DE 1948

A partir desta segunda-feira, 3 de março de 2008, a NETVASCO tem o orgulho de apresentar o trabalho mais detalhado já feito até hoje sobre aquele que é, ao lado da Libertadores-1998, o título mais importante da história do Vasco: o do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões de 1948, disputado no Chile. Além de ter representado a primeira conquista do futebol brasileiro (incluindo a Seleção) no exterior, a competição mudou para sempre os rumos do futebol mundial, pois serviu de inspiração para a criação da Taça Libertadores da América, da Copa dos Campeões da Europa e, a partir daí, de todas as competições continentais interclubes oficiais.

O Especial que você acompanhará a partir de hoje tem dez capítulos, que serão publicados diariamente (exceto no fim de semana) até o dia 14 de março, quando o título sul-americano de 1948 completa 60 anos. O material foi produzido pelos pesquisadores Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida, ambos vascaínos, e é parte do livro "Um Expresso chamado Vitória", que está em fase final de edição e cujo lançamento está previsto para 21 de agosto deste ano, dia do aniversário de 110 anos do Club de Regatas Vasco da Gama.

Entre em contato com os autores por intermédio do e-mail expressovasco@ig.com.br e garanta já o seu exemplar desta obra obrigatória na biblioteca de qualquer vascaíno. O pagamento antecipado dá direito à entrega do livro em sua residência e a concorrer ao sorteio de uma camisa Retrô 1948 do Vasco.

CAPÍTULO I - NASCE O EXPRESSO DA VITÓRIA: O PRIMEIRO TIME DO BRASIL CAMPEÃO NO EXTERIOR

Foi em meados dos anos 40 que um dos times mais populares e expressivos de todos os tempos no futebol brasileiro começou a surgir. Em 1942, o Club de Regatas Vasco da Gama, que passava por um incômodo período sem conquistas, pensava em reformular seu departamento de futebol. Por iniciativa de Cyro Aranha, que a partir daquele ano assumia a presidência do clube, e, com a ajuda dos comerciantes da rua do Acre, foi implantada uma filosofia de trabalho a longo prazo, baseada na contratação de jovens valores. Foi assim que chegou ao clube o craque Ademir, ainda uma jovem promessa, comprado ao Sport Club do Recife. Os Três Patetas - Jair, Lelé e Isaías -, revelações do Madureira; Chico, adquirido junto ao Grêmio, de Porto Alegre; Ely, proveniente do Canto do Rio; Djalma, que também foi adquirido junto ao Rubro-negro pernambucano; além do lendário Barbosa, oriundo do futebol paulista, todos foram frutos dessa nova política. Para comandar essas feras, estava à frente dessa equipe o estrategista uruguaio Ondino Viera,que teve a honra de ser o primeiro a conduzir este renovado time, ostentando assim o título de criador do Expresso da Vitória.

O primeiro título conquistado por este fabuloso esquadrão foi o Torneio Relâmpago, em 1944. Logo a seguir, vieram as conquistas do Torneio Início e do Municipal na mesma temporada. Naquele ano, só faltou mesmo o Campeonato Carioca, perdido apenas na última rodada. O ano seguinte também foi de muitas glórias. No Relâmpago, um vice-campeonato. Nos demais, o troféu foi para São Januário: bi do Início, bi do Municipal e um Carioca invicto, algo que não acontecia na capital federal havia mais de duas décadas. Em 1946, mais um Relâmpago e o tri do Municipal deram prosseguimento à vitoriosa caminhada do já consagrado Expresso. O tetra do Municipal e mais um Carioca invicto, em 1947, já credenciavam o Vasco como o principal time do país.

Sem dúvida o escrete cruzmaltino se mostrava mais do que preparado para alcançar vôos mais altos e chegar mais longe do que seus próprios criadores poderiam imaginar. E o Expresso da Vitória estava a todo vapor, justamente em um dos momentos mais significativos do futebol sul-americano, no instante exato quando surgiu a idéia de se realizar uma grande competição entre clubes do continente. Parecia que aquele time do Vasco havia nascido mesmo para vencer. E o mais importante é que ele estava fadado a romper uma fronteira até então insuperável ao futebol brasileiro: conquistar um campeonato oficial de alto nível em solo estrangeiro.




GALERIA


Foto do time antes da conquista do Relâmpago de 1944, em General Severiano. Em pé: Alfredo II, Zago, Yustrich, Rafagnelli, Ely e Argemiro; agachados: Djalma, Lelé, Isaías, Jair, Chico e Mário Américo. (Vasco 5x2 Flamengo, 19/03/1944).


Empurrão de Valido em Rafagnelli, na Gávea. O lance polêmico que decidiu o Carioca de 1944. (Flamengo 1x0 Vasco, 29/10/1944).


Charge de Lorenzo Molas publicada no Jornal dos Sports logo após a conquista do Torneio Municipal de 1945. Foi a primeira vez que o termo "Expresso da Vitória" foi utilizado pela imprensa.


Recebendo as faixas de Campeão Carioca Invicto de 1945, na Gávea: Chico, Ademir, Ely, Isaías, Berascochea, Augusto, Rafagnelli, Dino, Santo Cristo, Jair, Rodrigues e Ondino Viera (Flamengo 2x2 Vasco, 18/12/1945).


Ademir Menezes, ídolo eterno dos vascaínos.


Danilo Alvim, o Príncipe.


O ataque que mais fulminava as redes em 1945: Ademir, Lelé, Isaías, Jair e Chico. (Botafogo 2x2 Vasco, 14/10/1945).


Homenagem aos campeões de 1945 publicada no Jornal dos Sports.


Recebendo as faixas de Campeão Carioca Invicto de 1947, em São Januário, na segunda partida contra o Palmeiras, na disputa pelo Troféu Mito, valendo a Taça dos Campeões de Rio e São Paulo. Em pé: Sampaio, Mário, Nestor, Ismael, Ely, Danilo, Jorge, Moacir, Barbosa, Flavio Costa, Rafagnelli e Augusto; agachados: Mário Américo, Friaça, Maneca, Dimas, Lelé, Chico e Djalma. (Vasco 3x1 Palmeiras, 10/01/1948).

Sobre os autores

ALEXANDRE MESQUITA nasceu em 7 de maio de 1970, pouco antes do tricampeonato mundial. Assíduo freqüentador da Biblioteca Nacional desde 1997, é pesquisador e colecionador de tudo o que se refere ao tema futebol.

JEFFERSON ALMEIDA nasceu em 24 de fevereiro de 1973 e se formou em Jornalismo na PUC-RJ em 1994. É escritor, pesquisador e possui vasto acervo com livros, reportagens e fotos do futebol brasileiro e mundial.

Fonte: NETVASCO



NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique