.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 05/03/2008 - QUA - 00:00 - ESPECIAL 1948: CAPÍTULO III - VASCO SE PREPARA CONTRA PALMEIRAS

De 3 a 14 de março, a NETVASCO publica uma série em dez capítulos sobre os 60 anos do título do Vasco no Campeonato Sul-Americano de 1948. O material foi produzido pelos pesquisadores Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida, ambos vascaínos, e é parte do livro "Um Expresso chamado Vitória", que está em fase final de edição e cujo lançamento está previsto para 21 de agosto deste ano, dia do aniversário de 110 anos do Club de Regatas Vasco da Gama.

Entre em contato com os autores por intermédio do e-mail expressovasco@ig.com.br e garanta já o seu exemplar desta obra obrigatória na biblioteca de qualquer vascaíno. O pagamento antecipado dá direito à entrega do livro em sua residência e a concorrer ao sorteio de uma camisa Retrô 1948 do Vasco.

CAPÍTULO III - NA PREPARAÇÃO DO TORNEIO, UMA DISPUTA ACIRRADA DO EXPRESSO CONTRA O CAMPEÃO PAULISTA

Não foi com o pé direito que a nova temporada se iniciou para o quadro da Cruz de Malta. Ainda em comemoração ao título invicto do Carioca de 1947, o Expresso perdeu de 4 a 1 para o selecionado do campeonato. Em seguida, encarou o Palmeiras, campeão paulista, pelo Troféu Mito (Taça dos Campeões do Rio e São Paulo), que seria jogado em uma disputa ‘melhor-de-três’.

Logo na primeira partida, o Pacaembu recebeu um dos maiores públicos para um clássico interestadual. A peleja acabou sendo decidida nos minutos finais. Jorge, em sua única falha, proporciona ao ponteiro Lula a abertura do marcador. Dois minutos depois, Bóvio aumenta, mas Ismael diminui a vantagem dos paulistas. O Vasco ainda pressiona, mas não há mais tempo para a reação e o time paulista vence por 2 a 1.

Ainda sem contar com Ademir, o jogo de volta começa difícil para o quadro de São Januário, que precisava vencer para provocar uma partida desempate. O encontro segue equilibrado, mas é o visitante quem marca primeiro. Bóvio aproveita cobrança de escanteio e faz. Maneca faz bela jogada pela meia direita, toca para Chico que engana seu marcador e consegue empatar. Já no segundo tempo, Maneca, deslocado pela ponta direita, cruza rasteiro para Friaça. Este faz excelente corta-luz e Djalma vira o jogo. No fim, em lance de contra-ataque, Nestor arranca e serve Friaça que também deixa o dele, fazendo 3 a 1 para o time carioca.

Com uma vitória para cada lado, uma terceira partida seria jogada, porém, como não havia data definida, o Vasco partiu para uma excursão pelo país. Foi a Minas, onde venceu o Cruzeiro (3x1) e perdeu para o Atlético (1x2). No Paraná, aplicou sonora goleada sobre o Coritiba: 7 a 2!

A partida decisiva contra o Palmeiras marcou o retorno de Ademir ao comando de ataque do Almirante. No entanto, a cabeça dos vascaínos já estava na competição internacional no Chile, já que a estréia do time estava distante apenas dez dias. Por tudo isso, o antigo Palestra Itália paulistano, que além de tudo jogava em casa - mando determinado por sorteio -, foi melhor. No primeiro tempo, Lima aproveita rápida jogada de Canhotinho e faz o gol. Arthurzinho aumenta na etapa final. O Vasco acorda tarde demais, consegue diminuir através de Chico, mas deixa essa taça na Paulicéia. Mas a meta era a conquista de um outro troféu, bem mais pomposo, que em breve estaria por vir.

PALMEIRAS 2 X 1 VASCO

Data: Quarta-feira, 4 de fevereiro de 1948.
Estádio: Pacaembu (São Paulo).
Árbitro: João Etzel.

Gols: Lima 23'/1ºT (PAL), Arthurzinho 24'/2ºT (PAL), Chico 30'/2ºT (VAS).

PALMEIRAS: Oberdan (Rodrigues), Caieira e Turcão; Zezé Procópio, Túlio e Waldemar Fiúme; Lula, Arthurzinho, Bóvio, Lima e Canhotinho.

VASCO: Barbosa, Augusto e Rafagnelli (Wilson); Ely (Djalma), Danilo e Moacir; Friaça, Maneca (Lelé), Dimas, Ademir e Chico.

GALERIA


Ademir assina contrato no seu retorno ao Vasco.


Time que estreou na Copa Atlântico, contra o Nacional, em Montevidéu, em 1947: Ely, Jorge, Barbosa, Rafagnelli, Augusto e Danilo em pé; Djalma, Lelé, Dimas, Maneca e Chico agachados. (26/01/1947)


CAPÍTULOS ANTERIORES (clique para acessar)

Capítulo I - Nasce o Expresso da Vitória: o primeiro time do Brasil campeão no exterior
Capítulo II - Vasco representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Clubes em 1948

Sobre os autores

ALEXANDRE MESQUITA nasceu em 7 de maio de 1970, pouco antes do tricampeonato mundial. Assíduo freqüentador da Biblioteca Nacional desde 1997, é pesquisador e colecionador de tudo o que se refere ao tema futebol.

JEFFERSON ALMEIDA nasceu em 24 de fevereiro de 1973 e se formou em Jornalismo na PUC-RJ em 1994. É escritor, pesquisador e possui vasto acervo com livros, reportagens e fotos do futebol brasileiro e mundial.


Fonte: NETVASCO


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique