.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 11/03/2008 - TER - 00:00 - ESPECIAL 1948: CAPÍTULO VII - VASCO GOLEIA O MUNCIPAL NO 3º JOGO

De 3 a 14 de março, a NETVASCO publica uma série em dez capítulos sobre os 60 anos do título do Vasco no Campeonato Sul-Americano de 1948. O material foi produzido pelos pesquisadores Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida, ambos vascaínos, e é parte do livro "Um Expresso chamado Vitória", que está em fase final de edição e cujo lançamento está previsto para 21 de agosto deste ano, dia do aniversário de 110 anos do Club de Regatas Vasco da Gama.

Entre em contato com os autores por intermédio do e-mail expressovasco@ig.com.br e garanta já o seu exemplar desta obra obrigatória na biblioteca de qualquer vascaíno. O pagamento antecipado dá direito à entrega do livro em sua residência e a concorrer ao sorteio de uma camisa Retrô 1948 do Vasco.

CAPÍTULO VII - VASCO GOLEIA MUNICIPAL NO SEU TERCEIRO COMPROMISSO NO SUL-AMERICANO

Após a esmagadora vitória sobre o Nacional, o Vasco cresceu na bolsa de apostas. A confiança dos jogadores também foi lá para o alto. Liderando a tabela sem nenhum ponto perdido (assim como o River Plate), seria a chance de se distanciar em pontos ganhos já que os argentinos folgavam na rodada. O Municipal, com dois jogos, havia estreado contra o mesmo Nacional, perdendo apertado e apresentado um bom futebol. No jogo seguinte, foram os argentinos que sentiram dificuldade em passar pelos peruanos por 2 a 0, gols apenas na segunda etapa. As outras duas partidas realizadas antes do confronto entre Vasco e Municipal também não apresentaram maiores surpresas: Colo Colo 4 x 2 Litoral e Nacional 3 x 1 Litoral.

Lelé manda a sua tradicional bomba e abre a contagem. Mas os peruanos não se intimidam e reagem, ameaçando o gol de Barbosa logo em seguida. Mais uma vez um favorito sente a força defensiva do Municipal que chegou sem nenhum cartaz, mas que vinha surpreendendo na competição. O time vascaíno acaba cometendo muitas faltas durante o confuso primeiro tempo. Ainda assim, demonstrou ser superior ao adversário, saindo vencedor pelo placar mínimo.

No período final, o Almirante volta decidido a resolver de vez a parada. Friaça recebe de Ismael e marca o segundo. Depois é Ismael quem recebe de Djalma e faz o seu. O domínio agora é absoluto. E o bombardeio vascaíno também. O goleiro adversário já havia feito nove defesas contra apenas uma de Barbosa. Tudo isso antes de Friaça marcar o quarto gol. Com a fatura liqüidada, o Expresso diminui o ritmo e se poupa visivelmente para seu próximo encontro contra o equatoriano Emelec.

Com mais essa vitória, o Vasco se mantinha no topo da tabela com seis pontos em três jogos, com River Plate e Nacional dividindo a vice-liderança com quatro pontos. O River Plate, entretanto, só havia feito dois jogos, enquanto o Nacional já cumprira três compromissos.

VASCO 4 X 0 MUNICIPAL-PER

Data: Quarta-feira, 25 de fevereiro de 1948.
Estádio: Nacional (Santiago, Chile).
Hora: 22 horas (local) - 23 horas (Rio).

Árbitro: Julio White (CHI).

Público: 29.000 pagantes.

Gols: Lelé 12'/1ºT (VAS), Friaça 12'/2ºT (VAS), Ismael 16'/2ºT (VAS), Friaça 20'/2ºT (VAS).

VASCO: Barbosa (Barcheta 37'/2ºT), Wilson e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Dimas 28'/2ºT), Friaça, Lelé (Ismael, intervalo) e Chico.

MUNICIPAL-PER: Suárez, Cavadas e Perales; Colunga, Castillo e Cellis (Ruiz 18'/2ºT); Mola (Navarrete 38'/2ºT), Mosquera (López 14'/2ºT), Drago, Guzman e Torres.








GALERIA


Friaça, artilheiro da partida com dois gols.


CAPÍTULOS ANTERIORES (clique para acessar)

Capítulo I - Nasce o Expresso da Vitória: o primeiro time do Brasil campeão no exterior
Capítulo II - Vasco representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Clubes em 1948
Capítulo III - Na preparação do torneio, uma disputa acirrada do Expresso contra o campeão paulista
Capítulo IV - Elenco chega esperançoso na primeira conquista internacional de um clube brasileiro
Capítulo V - Vasco vence Litoral com dificuldade na sua estréia no Sul-Americano em Santiago
Capítulo VI - Expresso da Vitória arrasa o Nacional uruguaio com atuação de gala

Sobre os autores

ALEXANDRE MESQUITA nasceu em 7 de maio de 1970, pouco antes do tricampeonato mundial. Assíduo freqüentador da Biblioteca Nacional desde 1997, é pesquisador e colecionador de tudo o que se refere ao tema futebol.

JEFFERSON ALMEIDA nasceu em 24 de fevereiro de 1973 e se formou em Jornalismo na PUC-RJ em 1994. É escritor, pesquisador e possui vasto acervo com livros, reportagens e fotos do futebol brasileiro e mundial.


Fonte: NETVASCO


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique