.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 10/03/2008 - SEG - 00:00 - ESPECIAL 1948: CAPÍTULO VI - EXPRESSO ARRASA O NACIONAL

De 3 a 14 de março, a NETVASCO publica uma série em dez capítulos sobre os 60 anos do título do Vasco no Campeonato Sul-Americano de 1948. O material foi produzido pelos pesquisadores Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida, ambos vascaínos, e é parte do livro "Um Expresso chamado Vitória", que está em fase final de edição e cujo lançamento está previsto para 21 de agosto deste ano, dia do aniversário de 110 anos do Club de Regatas Vasco da Gama.

Entre em contato com os autores por intermédio do e-mail expressovasco@ig.com.br e garanta já o seu exemplar desta obra obrigatória na biblioteca de qualquer vascaíno. O pagamento antecipado dá direito à entrega do livro em sua residência e a concorrer ao sorteio de uma camisa Retrô 1948 do Vasco.

CAPÍTULO VI - EXPRESSO DA VITÓRIA ARRASA O NACIONAL URUGUAIO COM ATUAÇÃO DE GALA

Se o Vasco já não era considerado um dos favoritos, depois do encontro inicial é que ficou mesmo afastado dos primeiros lugares nas casas de aposta. Contra o Nacional de Montevidéu, seu próximo compromisso, ninguém esperava muita coisa. No entanto, era nessas horas que o Expresso costumava crescer. E não deu outra: foi uma soberba atuação a do campeão carioca invicto, no mesmo dia em que o River Plate destruía o Emelec por 4 a 0 em sua estréia.

A partida começou em ritmo veloz e emocionante. Ademir, com um pelotaço, marcou seu primeiro gol na volta ao clube. E em grande estilo. Os uruguaios partiram para a reação e conheceram Barbosa, que com defesas magníficas garantiria o resultado. Porém, com pouco mais da metade do primeiro tempo jogado, Gómez conseguiu finalmente vencer o arqueiro vascaíno, arrancando o empate para seu time. Em seguida, Rafagnelli salvou o Vasco em nova conclusão de Gómez, após belo passe de Garcia. No finzinho deste período, Friaça cobrou falta, a bola desviou em um defensor, chegando até mesmo a ultrapassar a linha de gol. Mas o tento não foi confirmado pela tendenciosa arbitragem.

Parece que o lance despertou a fúria dos vascaínos que no segundo tempo pareciam o Expresso do ano anterior, aquele que atropelava impiedosamente todo e qualquer adversário, sem saber de quem se tratava. O time começou de maneira fulminante e o quadro de São Januário acabou dominando inteiramente a partida nesta altura. Ademir torce o tornozelo direito e é obrigado a abandonar o campo, dando lugar a Ismael. Após bela jogada trabalhada por toda a linha dianteira, Maneca marcou o segundo gol. Dois minutos depois, Danilo deixou o dele. Este gol desnorteou inteiramente o escrete uruguaio. O Vasco não aliviou e fez o quarto no minuto final, em bela jogada individual de Friaça. Foi um verdadeiro chocolate de 4 a 1 nos gringos!

Terminada a terceira rodada, Vasco e River Plate eram as duas únicas equipes que ainda não haviam perdido pontos. Por já haver cumprido duas partidas, o Vasco figurava no topo da tabela com quatro pontos ganhos, seguido pelo River com dois. O Nacional também somava dois pontos, mas em dois jogos disputados.

A nota triste da bela campanha que o Vasco cumpria até então foi a séria contusão de Ademir, que, por causa da entorse no tornozelo direito, que mais tarde descobriu-se tratar-se de uma fratura, não voltaria mais a campo na competição.

VASCO 4 X 1 NACIONAL-URU

Data: Quarta-feira, 18 de fevereiro de 1948.
Estádio: Nacional (Santiago, Chile).
Hora: 22 horas (local) - 23 horas (Rio).

Árbitro: Higino Madrid (CHI).

Público: 45.000 pagantes.

Gols: Ademir 11'/1ºT (VAS), Wálter Gómez 25'/1ºT (NAC), Maneca 23’/2ºT (VAS), Danilo 25'/2ºT (VAS), Friaça 44'/2ºT (VAS).

VASCO: Barbosa, Wilson e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Ademir (Ismael 18'/2ºT) e Chico.

NACIONAL-URU: Paz, Raul Pini e Tejera; Gambetta (Talba 27'/2ºT), Rodolfo Pini e Cajiga; Castro, Wálter Gómez, Marin, José Garcia e Orlandi.








GALERIA


Djalma, Maneca, Friaça, Ademir e Chico: a formação inicial do ataque na partida contra os uruguaios.


Primeira página do Jornal dos Sports do dia seguinte: "Vitória! Soberbo feito do Vasco sobre o Nacional".


CAPÍTULOS ANTERIORES (clique para acessar)

Capítulo I - Nasce o Expresso da Vitória: o primeiro time do Brasil campeão no exterior
Capítulo II - Vasco representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Clubes em 1948
Capítulo III - Na preparação do torneio, uma disputa acirrada do Expresso contra o campeão paulista
Capítulo IV - Elenco chega esperançoso na primeira conquista internacional de um clube brasileiro
Capítulo V - Vasco vence Litoral com dificuldade na sua estréia no Sul-Americano em Santiago

Sobre os autores

ALEXANDRE MESQUITA nasceu em 7 de maio de 1970, pouco antes do tricampeonato mundial. Assíduo freqüentador da Biblioteca Nacional desde 1997, é pesquisador e colecionador de tudo o que se refere ao tema futebol.

JEFFERSON ALMEIDA nasceu em 24 de fevereiro de 1973 e se formou em Jornalismo na PUC-RJ em 1994. É escritor, pesquisador e possui vasto acervo com livros, reportagens e fotos do futebol brasileiro e mundial.


Fonte: NETVASCO


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique