Tamanho da letra:
|

Vascaíno cujo coração voltou a funcionar quer ir a Vasco x Urubu


Quarta-feira, 12/10/2011 - 15:40

Aos 48 anos de uma vida sedentária, Sérgio Leite Genaro quer recomeçar do zero. Depois de quatro meses internado no Instituto Nacional do Coração (INC), ele voltou para casa segunda-feira e, agora, seu novo sonho é pedalar para uma rotina mais saudável. “Nunca fiz exercício físico. Só jogava bola de vez em quando. Agora quero comprar uma bicicleta”, revelou o comerciante, cujo coração voltou a funcionar após três meses parado.

Como O DIA noticiou dia 29, Sérgio utilizou coração artificial enquanto seu órgão ficou sem bater. Foi a 1ª vez no Brasil que um paciente teve o coração original recuperado após o uso da máquina, sem necessidade de transplante. Ele tinha sofrido infarto e, durante a cirurgia de ponte de safena, o coração parou.

“Nada é melhor do que a casa da gente”, afirmou Sérgio, sorridente, de volta a São Gonçalo, ao lado da mulher, Eliete da Silva. Apesar das dificuldades financeiras para comprar toda a medicação necessária, a família está animada.

Força muscular e fôlego

Segundo o cirurgião Alexandre Siciliano, do INC, que operou o comerciante, o processo de reabilitação cardíaca vai levar de três a seis meses. O objetivo é resgatar a força muscular do coração, para que Sérgio possa voltar a fazer, sem se cansar, atividades simples, como subir escadas e caminhar. “Agora ele deverá ter uma rotina mais saudável, para que a qualidade e a expectativa de vida dele sejam melhoradas”, explicou.

Depois de comer macarronada feita por Eliete no primeiro dia de alta, Sérgio já se conforma com a dieta controlada que também terá de fazer. “O mais difícil é não poder botar mais sal na comida nem comer um pé de moleque”, lamenta. Mas valerá a pena. Entre os planos imediatos, o vascaíno pretende ir ao Engenhão ver Vasco e Flamengo, além de voltar ao trabalho.

Fonte: O Dia