Tamanho da letra:
|

Edmundo fala do bom momento do futebol carioca em festa da Ferj


Quarta-feira, 05/10/2011 - 11:44

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) inaugurou no fim da tarde desta terça-feira a sua nova sede. Com a ausência do governador Sergio Cabral, coube à Márcia Lins, secretária de esporte e lazer, descerrar a placa da moderna casa, construída no mesmo espaço da antiga, em frente ao Maracanã. Entre as novas instalações distribuídas em quatro andares, estão uma comissão de arbitragem, um departamento de Recursos Humanos, o instituto da ciência do futebol, o centro de memória, o auditório e uma sala de internet.

Muito requisitado e saudado pelos visitantes, o ‘anfitrião’ Rubens Lopes da Costa Filho, presidente da Federação, falou sobre o bom momento do futebol carioca que coincide com a abertura da nova sede.

“O futebol do Rio vem crescendo, isso é incontestável. Grandes investimentos sendo feitos, excelentes jogadores vindo atuar aqui, com treinadores de ponta... E também vemos uma harmonia entre os clubes, o que é fundamental. Nesta noite, estamos entregando aos clubes cariocas o espaço físico que eles merecem. Espero que tenham orgulho da casa que é deles”, disse o dirigente, esquivando-se apenas ao ser perguntado sobre um palpite para o campeão brasileiro de 2011.

“Vai ser um dos quatro. Só não sei dizer qual”, respondeu, aos risos.

Entre os presentes à cerimônia, estavam jornalistas, ex-jogadores e dirigentes. Porém, o único presidente de grande clube a comparecer foi Peter Siemsen, do Fluminense. Na saída do evento, o mandatário tricolor demonstrou discurso parecido com o de Rubens Lopes.

“Essa é casa do futebol carioca. À altura do futebol do Rio, que está muito bem acolhido aqui. E tenho certeza de que a Federação vai seguir colaborando com o crescimento do nosso futebol”, afirmou.

Ex-craques também estiveram no evento. Zagueiro campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995, Gonçalves ressaltou a importância da Federação acompanhar a grande fase atual dos clubes do Rio e vice-versa.

“Nesse ano temos os quatro cariocas entre os seis primeiros do campeonato e também o Vasco campeão da Copa do Brasil. Nos últimos dois anos, Flamengo e Fluminense levantaram o título. Isso é muito bom para a população do Rio, e, logicamente, nós torcemos para que melhore ainda mais. E a inauguração deste novo prédio é fundamental dentro deste processo. Essa sede é ótima para o Rio e representa o que há de melhor para a cidade receber presidentes de todas as federações e confederações”, lembrou.

Outro a tecer muitos elogios ao novo espaço, o ex-atacante Edmundo, que teve passagens por Vasco, Flamengo e Fluminense, lembrou que a inauguração veio em boa hora, mas que nada foi erguido de repente.

“O momento é favorável. Mas isso não fica pronto da noite para o dia. Vem desde que o Rubinho (Rubens Lopes) assumiu a Federação. Existia um marasmo entre o título do Vasco em 2000 e o do Flamengo em 2009, mas, felizmente o momento agora é outro. E agora essa inauguração chega para se somar a um conjunto de coisas, no qual o Rubinho tem a sua parcela positiva. Tudo é uma evolução”, frisou o ex-craque.

Presidente daquela que é considerada por muitos um modelo a ser seguido, a Confederação Brasileira de Vôlei, Ary Graça, também esteve na festa e deu os parabéns.

“Acho que o futebol percebeu que organização no esporte é fundamental, e a Federação do Rio seguiu isso. Esse espaço é muito importante, porque a gestão esportiva começa de dentro para fora. O processo é estabelecido através de uma casa-matriz, e a FERJ está de parabéns por esse verdadeiro palácio”, destacou.

Fonte: UOL