Tamanho da letra:
|

Vasco duela com Grêmio em busca da liderança do Brasileiro


Sábado, 17/09/2011 - 13:43

O confronto entre Vasco e Grêmio, neste sábado, às 18h (Horário de Brasília), coloca frente a frente duas equipes que estão em ascensão no Campeonato Brasileiro, em mais um reencontro entre o time da Colina e o técnico Celso Roth, mas o primeiro em São Januário desde a saída prematura do clube carioca em meados de 2010.

Em segundo lugar com 42 pontos, o Vasco tem como meta chegar à liderança, enquanto o Tricolor gaúcho, 12° com 30, tenta sua quarta vitória consecutiva e vislumbra a chance de sonhar com objetivos maiores.

A partida terá a arbitragem de Ricardo Marques Ribeiro (MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e por Fabio Pereira (TO). O Premiere transmite a partida e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

O QUE ESTÁ EM JOGO

Vasco: a liderança. É com esse objetivo que o Vasco entra em campo para enfrentar o Grêmio. Com 42 pontos, um atrás do líder Corinthians, o time acredita que, com uma vitória sobre os gaúchos, o objetivo poderá ser alcançado já que o Timão tem o clássico contra o Santos. Se vencer, o Vasco dorme na ponta.

Grêmio: a quarta vitória consecutiva e a possibilidade de sonhar com voos maiores no Brasileirão. Vice-líder do returno, o time de Celso Roth, que vem jogando no 4-2-3-1, aposta no entrosamento para vencer o Vasco dentro de São Januário.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Cristóvão Borges não quis adiantar a equipe e não confirmou o substituto de Juninho Pernambucano no meio-campo. Fellipe Bastos, Allan e Bernardo disputam uma vaga. Jumar deve continuar na lateral esquerda devido a falta de ritmo de jogo de Julinho, que vai para o banco de reservas após quase um mês afastado. O time do Vasco deverá ser escalado com Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Eduardo Costa, Rômulo, Fellipe Bastos (Allan ou Bernardo) e Diego Souza; Eder Luis e Elton.

Grêmio: ao contrário de Cristóvão Borges, o técnico Celso Roth não faz mistério quanto à escalação. Com o retorno de Fábio Rochemback, que cumpriu suspensão na última rodada, o técnico trouxe ao Rio a equipe que considera ser a melhor no momento. Apostando no sistema de jogo que venceu as últimas três partidas, o Tricolor vai a campo com a seguinte formação: Victor, Mário Fernandes, Saimon, Edcarlos e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Marquinhos, Douglas e Escudero; André Lima.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Alecsandro (estiramento na coxa esquerda) e Cesinha (ruptura das fibras do músculo adutor da coxa direita). Recuperando a forma física: Felipe e Nilton. Juninho Pernambucano foi liberado para viajar para França e retornar no próximo compromisso contra o Atlético-GO.

Grêmio: Willian Magrão (cirurgia no joelho), Vilson (entorse no joelho) e Lúcio (lesão na panturrilha). Entregues à preparação física: Rodolfo (recuperando de uma cirurgia na fíbula) e Gilberto Silva (recuperando de uma lesão na panturrilha).

PENDURADOS

Vasco: Dedé, Elton, Felipe, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano, Renato Silva e Rômulo.

Grêmio: Fernando, Saimon, Edcarlos, Marquinhos, Douglas e Brandão.

FIQUE DE OLHO

Vasco: após a pancada na cabeça diante do Coritiba, o zagueiro Renato Silva volta a formar dupla de zaga com Dedé, que esteve com a Seleção Brasileira no jogo contra a Argentina, na última quarta-feira.

Grêmio: o quarteto ofensivo do Grêmio vem sendo responsável pela reação da equipe no campeonato. Nos últimos três jogos, André Lima balançou a rede adversária por três vezes, Escudero, duas, e Douglas, uma vez. A zaga também vem dando sinais de melhora, nas últimas três rodadas, apenas um gol sofrido.

O QUE ELES DISSERAM

Dedé, zagueiro do Vasco: “É sempre importante ter atenção com qualquer atacante. O André Lima é um cara forte, inteligente. Eles têm uma formação diferente, mas nada que complique nosso sistema defensivo”.

Celso Roth, técnico do Grêmio: “O Grêmio tem que ter os pés no chão, até porque até dez dias atrás nós estávamos beirando a zona do rebaixamento. Os resultados nos deixaram em uma situação melhor, mas ainda temos carências e é bom o torcedor saber disso”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Na história, Vasco e Grêmio já se enfrentaram em 71 jogos, com 30 vitórias do Grêmio, 18 empates e 23 vitórias vascaínas. O Grêmio marcou 92 gols contra 82 gols do Vasco.

* Em São Januário, as equipes já se enfrentaram 19 vezes, com dez vitórias do Vasco, sete empates e duas vitórias do Grêmio.

* O Vasco não vence o Grêmio há três anos (ou cinco jogos). A última vitória do Gigante da Colina aconteceu no dia 31/05/08 por 2 a 1, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, com gols de Jean, duas vezes, e Reinaldo. Nos últimos cinco confrontos, o Grêmio obteve duas vitórias e três empates.

* O Grêmio não vence o Vasco em São Januário há 18 anos (ou 13 jogos). A última vitória gremista em São Januário aconteceu no dia 26/09/93: 4 a 2 pelo Campeonato Brasileiro. Nas últimas 13 partidas, o Vasco obteve oito vitórias e cinco empates.

ÚLTIMO CONFRONTO

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Vasco e Grêmio empataram por 1 x 1 no Estádio Olímpico, em partida válida pela 5ª rodada. Bernardo abriu o placar, aos 31 minutos do segundo tempo, mas Roberson empatou para os gaúchos, aos 39.

Fonte: GloboEsporte.com