Tamanho da letra:
|

Fernando Prass: 'A torcida pode fazer a diferença a favor do Vasco'


Quarta-feira, 14/09/2011 - 10:24

Dirigente dando autógrafo e reserva recebendo afago caloroso são cenas típicas de um clube de bem com a vida. Campeão da Copa do Brasil, classificado para a Libertadores e vice-líder do Brasileiro, o Vasco saboreia o sucesso imune às crises da concorrência. Ainda assim, a presença do torcedor em São Januário tem sido tímida. O maior público do time em casa neste Brasileiro foi de 17.777 pagantes, numa noite em que a reapresentação de Juninho Pernambucano foi mais celebrada do que o empate com o Figueirense. Em média, o Vasco é apenas o 14º nas estatísticas, com números inferiores aos de Flamengo e Botafogo, situação que, se incomoda a diretoria, chama atenção dos jogadores mais experientes, que veem no apoio das arquibancadas o empurrão decisivo rumo a um fim de temporada histórico.

"A torcida pode fazer a diferença a favor do Vasco. Jogar no Engenhão não é a mesma coisa que em São Januário " enfatiza o goleiro Fernando Prass. " Não arrancamos agora, temos uma regularidade. Jogador sente a movimentação já no ônibus. Quando vê a entrada cheia, fica mais ligado no jogo. E, aqui, quando se entra em campo, com o torcedor bem perto, essa sensação só tende a aumentar.

Entre os cariocas, o Flamengo é o mais bem colocado, em sexto na tabela e em média de público, com 16.509 pagantes por partida. O Botafogo, terceiro, é apenas o décimo-primeiro, com 13.327. Com 10.411 pagantes de média, o Vasco aparece na frente do Fluminense, cujas quatro vitórias consecutivas o levaram à quinta posição e, nas próximas rodadas, devem turbinar a média ainda modesta de 9.668 pagantes. Fernando Prass lembra que, no início do Brasileiro, a disputa paralela da Copa do Brasil fez com que o torcedor priorizasse a segunda. Agora, é hora de voltar ao estádio, até porque a conquista antecipada da vaga na Libertadores reduziu a margem de manobra do time na busca pelo pentacampeonato.

" Segundo, terceiro e quarto lugares nos dão algo que já temos. Enquanto todos lutam para estar no G-4, a nós só interessa ser campeão. Temos um único objetivo, contra quatro dos outros " esclarece Prass. " Não sei se seremos campeões, mas temos certeza de que vamos brigar pelo título até o fim.

As próximas duas rodadas, nas quais recebe Grêmio (sábado) e Atlético-GO (dia 22), no Rio, representam mais uma chance de o time assumir a liderança e, por tabela, reaquecer a temperatura das arquibancadas de São Januário.

Fonte: Extra online