Site da CBF destaca estreia de Luxemburgo no comando do Vasco neste domingo
Domingo, 19/05/2019 - 17:16
Técnico com mais títulos do Brasileirão, Luxemburgo inicia o projeto Vasco

Pentacampeão brasileiro, Luxa começa nova era da carreira no Cruzmaltino e precisa vencer o Avaí nesta noite para tentar tirar o Gigante da zona da rebaixamento

Vanderlei Luxemburgo está na galeria dos grandes treinadores da história do futebol brasileiro. Ao lado de Lula, que comandou o Santos de Pelé e companhia nos anos 1960, o profissional é quem mais vezes foi campeão do Brasileirão na beira do campo, com cinco conquistas (1993 e 1994 pelo Palmeiras, 1998 com Corinthians, 2003 comandando o Cruzeiro e 2004 pelo Santos). Neste domingo, às 19h (de Brasília), ele inicia o projeto Vasco.

A missão com o Cruzmaltino deve ser encarada como um grande desafio. Luxa terá de comandar a Nau vascaína neste início de trabalho buscando uma recuperação na tabela de classificação. O Gigante da Colina amarga a última posição e ainda não venceu no Brasileirão 2019, tendo apenas um ponto conquistado em quatro jogos. O profissional enxerga o momento também como uma oportunidade de dar uma nova guinada na carreira. Desde 2017 afastado dos gramados, Luxemburgo teve seus métodos questionados e, quando foi anunciado pelo Vasco, destacou que foi chamado de ultrapassado e quer mudar estar imagem.

A partida de estreia de Luxemburgo é contra um adversário que também está na parte de baixo da tabela, o Avaí. Ao lado do Vasco está o fator casa, já que o duelo é no estádio de São Januário. Durante a semana que passou, a primeira de trabalho de Luxa no Cruzmaltino, o "pôfexo", apelido que brinca com o jeito de falar do treinador, atuou mais como um motivador, focando no lado psicológico dos atletas. Ele tentou mudar o ânimo do elenco, abalado pelo início ruim na competição, destacado a gloriosa história do clube que, aliás, criou uma campanha para dizer que tem "a história mais bonita do futebol".

Uma boa estreia de Luxemburgo pode tirar o Vasco da zona de rebaixamento neste domingo. O time carioca precisa vencer o Avaí e torcer por tropeços de Grêmio, CSA, Fortaleza e Ceará. O Gigante vai começar a mostrar a cara do treinador já no duelo desta noite. O jovem Andrey e o experiente Bruno César devem retornar ao time titular. O Leão catarinense também deve ter novidades no 11 inicial. A tendência é que técnico Geninho, que já trabalhou no Cruzmaltino e conhece bem o estádio de São Januário, promova a estreia de Brenner na vaga de Daniel Amorim. Além do recém-chegado atacante, Julinho deve entrar no meio-campo, substituindo Getúlio, e Lourenço pode pintar na lateral-direita, na vaga de Iury.

Novidades, tradição e necessidade de vitória. Os dois lados do confronto garantem estes fatores. Será que Luxemburgo vai estrear com o pé direito? Ou o Leão vai rugir mais alto na Colina histórica? É hoje, às 19h. O Brasil inteiro estará ligado neste confronto que promete muita emoção!



Fonte: CBF