Basquete: Duda Machado fala sobre o clássico deste sábado contra o Urubu
Sexta-feira, 09/11/2018 - 23:22
Já pensou como deve ser escrever uma história gloriosa por um clube e, anos depois, defender a camisa do maior rival e ainda enfrentar seu ex-time? Com certeza é uma sensação diferente.

É exatamente esse o cenário atual de um dos destaques do Vasco da Gama no NBB CAIXA, o experiente ala/armador Duda Machado, que atuou pelo Flamengo por seis anos e foi bicampeão do NBB CAIXA pelo clube – 2008/2009 e 2012/2013.

Em situação inédita na carreira, o jogador de 36 anos disputará seu primeiro Clássico dos Milhões no NBB CAIXA, neste sábado (10/11), na Arena Carioca 1 (torcida única do Flamengo), às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

"A sensação de jogar contra o Flamengo é sempre especial. Por tudo que vivenciei, todos conhecem minha história lá, mas hoje estou representando o Vasco, que tem uma camisa muito pesada e uma torcida enorme e apaixonada. Existe uma rivalidade muito grande entre os dois clubes e isso só deixa a partida ainda mais interessante", disse Duda, que completou:

"Tenho muitos amigos do lado de lá, um deles é meu irmão, que é fisioterapeuta do time deles. Mas na hora que a bola sobe cada um defende sua camisa e eu espero fazer um bom trabalho representando o Vasco".

Mas essa não será a primeira vez que Duda enfrentará o Flamengo no NBB CAIXA. Ao longo de sua trajetória na competição, o atleta disputou oito jogos contra os rubro-negros (por Rio Claro, Macaé, Basquete Cearense e Sendi/Bauru) e teve expressiva média de 15,5 pontos por jogo (2,75 bolas de 3 convertidas) diante do ex-clube.

Essa marca nos jogos contra o Flamengo é maior do que a média de Duda na carreira no NBB CAIXA, que é de 11,0 pontos nos 340 jogos realizados ao longo das 11 edições da competição.

"Agora, sabendo dessa estatística, posso dizer que tenho feito bons jogos contra eles (Flamengo) e espero que sábado não seja diferente e eu possa ajudar o Vasco a sair com uma vitória no clássico", contou Duda.

Pode se dizer. sem medo de errar, que Flamengo x Vasco está entre as maiores rivalidades não só do esporte brasileiro, mas também mundial. É um clássico que envolve as duas maiores torcidas do Rio de Janeiro e duas das maiores do país – não à toa, é chamado de Clássico dos Milhões.

No futebol, os dois clubes já se enfrentaram 60 vezes no Campeonato Brasileiro (unificado, desde 1923), com 22 vitórias do Flamengo, 18 do Vasco e 20 empates. Além disso, foram 16 decisões de Campeonato Carioca, com 11 títulos rubro-negros e cinco vascaínos.

Já no NBB CAIXA, o duelo passou a acontecer desde a temporada 2016/2017, ano de acesso do Vasco à elite do basquete nacional. Desde então, quatro partidas foram disputadas entre eles, com três vitórias do Flamengo e apenas uma do Vasco.

"Quando você fala de Vasco x Flamengo, seja no futebol, basquete, ‘cuspe à distância ou arremesso de maçã', sempre haverá rivalidade. O jogo será no maior palco do basquete brasileiro, uma arena olímpica, e envolve dois clubes enormes, então esperamos fazer um jogo bonito, bem jogado, que faça jus ao clássico que cria essa expectativa", falou Duda, que aproveitou para falar sobre as torcidas.

"Infelizmente hoje em dia não podemos mais ver as duas torcidas juntas, mas a gente está ali dentro de quadra para jogar independente de quem está fora. Eu particularmente gosto de jogar com torcida a favor e contra, mas é um clássico, então com certeza será um grande espetáculo para quem for assistir", concluiu.

Atualmente, os dois times estão em situações opostas na tabela de classificação. O Vasco ocupa a 11ª posição, com campanha de duas vitórias em seis jogos (33,3% de aproveitamento).

Enquanto isso, o Flamengo, que vem de derrota no duelo direto contra o agora líder Sesi Franca, é o vice-líder, com seis triunfos em oito oportunidades (75% de aproveitamento).

"As realidades dos dois times são diferentes. O Flamengo briga pelas primeiras posições, e o Vasco busca sua identificação ainda no campeonato. Apesar de ser o terceiro ano do clube no NBB, somos um time completamente reformulado. Então nada melhor que um clássico para readquirir a confiança", disse o camisa 10 do Vasco, que continuou dizendo que em clássicos quem manda é o coração:

"Sabemos que nossa posição na tabela não é o que gostaríamos, mas apesar da dificuldade que teremos, clássico é aquela hora em que as estatísticas são deixadas de lado e colocamos o coração em quadra. Esperamos que isso aconteça a nosso favor e que o Vasco saia com a vitória", finalizou Duda.

O Clássico dos Milhões do NBB CAIXA entre Flamengo e Vasco da Gama será neste sábado (10/11), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, às 14 horas, ao vivo na Band. Fique ligado!

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.



Fonte: LNB