Sônia Andrade detalha ação de Vasco e Botafogo em apoio ao 'Outubro Rosa' nesta 3ª
Terça-feira, 09/10/2018 - 14:56
Hoje, às 21h, o Botafogo recebe o Vasco pelo Campeonato Brasileiro no Estádio Nilton Santos. Mas, além do jogo, algo simbólico acontecerá. Em entrevista para o espnW, Sônia Andrade, vice-presidente do Vasco, confirmou uma ação voltada para o Outubro Rosa.

"Primeiro, vamos fazer uma ação conjunta no jogo entre Botafogo e Vasco. Os dois times entrarão com mulheres que venceram o câncer de mama" – disse Sônia, que completou – "Além disso, vamos escolher 50 torcedoras dos dois times e espalha-las pelo estádio de camisa rosa para chamar a atenção neste momento". Cinquenta mulheres ficarão espalhadas pela arquibancada de camiseta rosa, à fim de conscientizar as mulheres a realizarem o autoexame.

A ideia de Sônia, além da conscientização, também é empoderar mulheres através de ações movidas pelo clube. A vice-presidente já é conhecida por ser a primeira mulher a ocupar o cargo dentro do clube e tem tentado cada vez mais combater o machismo em estádios de futebol.

Ela analisa seu mandato de forma bem positiva. "Sinto que hoje as mulheres sabem que tem um espaço onde podem falar. Às vezes elas querem passar para frente e não conseguem chegar até um homem e desabafar, mas tendo uma vice-presidente, elas sabem que pode falar" – analisou Sônia, que também considera importante atrair homens em suas ações – "Fazermos um evento que só tenha mulher, sem inserir os homens, não temos como propagar a cultura de não-violência. Os homens que participarem dos nossos eventos serão nossos propagadores. Tenho o apoio da diretoria e não existe restrição", completou a vice-presidente, que tem promovido eventos e ainda pretende incluir palestras.

A ideia é tornar a ação algo contínuo, não só em outubro, mas pelo restante do ano. Outra ação planejada é distribuir uma cartilha no próximo jogo em São Januário para mostrar as mais diversas violências praticadas por homens contra as mulheres. "Usaremos a cartilha como forma de mostrar aos homens que eles estão equivocados em determinadas posturas. Para eles pode ser uma coisa simples e sem gravidade, mas precisamos mostrar que tem gravidade sim" – disse Sônia, e finalizou – "Violências causam danos irreparáveis para as mulheres. A cartilha será um trabalho educativo".

Sônia tem promovido muitas ações para ajudar as mulheres. Graças a ela, o clube tem um grupo chamado "Vascaínas Contra o Assédio" para que as mulheres possam denunciar casos de abuso ocorridos no clube.



Fonte: ESPN.com.br