Botafogo x Vasco desta 3ª-feira é um 'tira-teima' para Zé Ricardo e Alberto Valentim
Terça-feira, 09/10/2018 - 12:39
O estádio Nilton Santos vai receber, a partir das 21h, o clássico carioca entre os times desesperados com o rebaixamento. A noite pode ver o Botafogo se distanciar e respirar ou ver o Vasco ultrapassar o rival. Mas não é só isso que está em jogo. Técnicos que trocaram de time ao longo do Brasileiro, Zé Ricardo, hoje no Botafogo, e Alberto Valentim, agora no Vasco, têm, cada um, 23 pontos na competição. Hoje, um deles poderá abrir vantagem sobre o adversário. Em caso de empate, permanece o equilíbrio e também a preocupação de cada um dos lados.

Apesar da mesma pontuação, é Zé Ricardo quem tem o melhor aproveitamento, já que esteve à beira do campo duas vezes a menos que Valentim (18 a 20). Seu desempenho de 42,6%, embora nada brilhante, seria o décimo melhor do Brasileiro. Enquanto isso, Valentim tem 38,3%, que seria a 13ª melhor campanha do Brasileiro atualmente.

— Em um passado recente nos enfrentamos algumas vezes — lembra Zé Ricardo, que enfrentou o Botafogo, seu atual clube, cinco vezes no ano. — Conhecemos os elencos, a forma de trabalhar de um e outro. Tanto Botafogo quanto Vasco precisam vencer.

A melhor passagem dos treinadores neste Brasileiro foi a de Valentim pelo Botafogo — que trocou o clube pelo Pyramids, do Egito, durante a paralisação da Copa do Mundo. Foram 17 pontos em 12 jogos. Agora, pode se orgulhar de manter uma invencibilidade de quatro partidas, mas quer mais.

— Enfrentei o Zé Ricardo várias vezes. Agora estamos do outro lado. Será um jogo de muita tensão, mas vamos fazer de tudo para sair com os três pontos — diz Valentim, campeão carioca sobre o Vasco. — Conhecemos bem os times que trabalhamos, mas até um certo ponto, porque foram muitas mudanças. O futebol é dinâmico.

Caras da renovação em apuros

Zé Ricardo e Valentim são duas faces que simbolizam a renovação dos treinadores brasileiros. Após inícios promissores, os dois entraram em ciclos parecidos de mudança de clubes e dificuldade para conseguirem resultados. Nos sobe e desce de uma carreira inconstante, um rebaixamento poderia manchar uma currículo ainda em formação.

— A gente sempre tem a expectativa que clubes com esse tamanho estejam brigando em cima, mas essa é a realidade que temos hoje — lamentou Zé Ricardo.

Em situação mais delicada, Alberto Valentim aproveitou ontem para elogiar o adversário desta noite:

— O Zé é um grande treinador, sempre tem times organizados, compactos, que procura jogar sempre e ataca com o maior número de jogadores possível.



Fonte: O Globo Online