Basquete: Vasco enfrenta o Urubu neste sábado às 14h na Arena Deodoro pelo Estadual
Sábado, 01/09/2018 - 10:24
O clássico entre Vasco e Flamengo, às 14h (de Brasília) deste sábado, vai marcar a estreia de uma nova arena no Estadual de basquete. O confronto, que terá torcida única do Cruz-Maltino, será na Arena da Juventude, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na Olimpíada Rio 2016, a instalação esportiva sediou jogos de basquete feminino. A torcida está acostumada a assistir a jogos no Ginásio de São Januário ou na Arena Carioca 1, mas os jogadores vascaínos querem que os cruz-maltinos passem a adotar a Arena de Deodoro também, é o que afirma o atleta Vithinho.

- Quem chegou agora já sabe o tamanho de um Vasco x Flamengo. Sabemos da qualidade do time deles. Vai ser um jogo muito duro e tenho certeza que faremos um jogo melhor que o anterior contra eles. Demos muitos contra-ataques, erros de defesa, que tenho certeza que não vão ser repetir dessa vez. Espero que torcedor possa comparecer e nos ajudar bastante. Eles podem ser o diferencial. Contamos com o apoio de todos - disse o armador Vithinho, um dos destaques do Vasco da Gama nessa competição.

Rafa Oliveira, cestinha da equipe vascaíno contra o Niterói, espera que o torcedor compareça e empurre o Vasco para a vitória contra o Flamengo.

- Teremos um jogo duro, pegado contra o Flamengo, como foi no Tijuca (Tênis Clube). Dessa vez, o mando de campo é nosso e estamos numa crescente muito boa, cada jogo evoluindo um pouco, entrosando e esse jogo nós vamos com tudo para conseguir essa vitória. É o Clássico dos Milhões. O Flamengo é o líder da competição e vencê-los vai nos trazer ânimo, confiança e temos totais condições de conseguir essa vitória. Esperamos que a torcida compareça para nos apoiar. Eles fazem a diferença - disse o jogador.

Atualmente, a equipe de São Januário está em terceiro lugar no torneio, com duas vitórias em dois jogos. Uma vitória vascaína e uma derrota do Botafogo no jogo contra o Niterói em confronto no mesmo horário no Ginásio Oscar Zelaya levaria o time de Alberto Bial à vice-liderança. O Flamengo, por sua vez, é o líder isolado e único invicto, com quatro vitórias em quatro confrontos. Se vencer essa, se garante na semifinal na primeira colocação, com cinco vitórias ao todo.

Deryk, uma das contratações rubro-negras, está animado por atuar na Arena de Deodoro e falou da rivalidade entre as duas equipes:

- Na verdade não conheço a Arena de Deodoro, vai ser a primeira vez que vou jogar lá, mas já ouvi dizer que é uma estrutura muito boa, por isso está sendo usada. Quanto à torcida única, para nós, como jogadores, escolheríamos jogar com as duas torcidas, é um jogo mais emocionante, intenso, você sente a energia dentro de quadra, motiva mais ainda, mas não é uma coisa que cabe à gente. Só tivemos um jogo contra o Vasco até agora, mas, principalmente pela preparação, já conseguimos ter noção do que é essa rivalidade, você estando dentro do Flamengo, no dia a dia, isso é uma coisa muito grande. Só motiva mais ainda a jogar mais forte, mais intenso, principalmente contra o Vasco - relatou o jogador que veio do Paulistano.

Apesar da liderança isolada e da invencibilidade, Deryk sabe que dá para melhorar:

- Eu acho que não só a mentalidade do Gustavo como dos outros jogadores é, jogo após jogo, ter uma evolução, cada jogador melhor, o time como um todo melhor, a gente não se contentou, sabemos que é o início de um projeto, de um campeonato, esse time foi montado para ganhar tudo e vamos em busca disso - avaliou.

No primeiro jogo, o Flamengo venceu o Vasco da Gama por 93 a 69. A entrada para o clássico na Arena da Juventude, em Deodoro, será gratuita. Deryk falou em "ligar o alerta" porque os vascaínos virão diferentes nesse duelo:

- Temos que ter total consciência que o jogo será diferente, não vai ser igual ao último. Temos que estar focados, seguir o plano de jogo. Os treinos estão sendo intensos, isso tem trazido um pouco de dificuldade para quem nos enfrenta. Nossos rivais não estão esperando esse ritmo nesse começo de temporada. Temos que manter isso - concluiu.

Entenda o formato do carioca de basquete

O Campeonato Carioca masculino de basquete 2018 será disputado em três fases: fase de classificação, seminfinal e final. Na fase de classificação, as equipes jogam todas contra todas, em turno e returno, todas avançando à fase semifinal.

A fase semifinal será disputada em uma série melhor de três partidas, sendo a primeira no ginásio do melhor colocado, a segunda na do pior e a terceira, se necessária, novamente na do melhor colocado, obedecendo ao seguinte cruzamento: 1º x 4º e 2º x 3º. As equipes vencedoras desses confrontos classificam-se à final.

Na grande final, os times decidem o título em uma série melhor de três jogos.



Fonte: GloboEsporte.com