Valdir relembra atuação contra o Atlético-MG em 1995 em Belo Horizonte
Quinta-feira, 23/08/2018 - 18:42
Antes do garoto Paulinho brilhar em vitória sobre o Atlético Mineiro no Brasileirão 2017 e ajudar o Vasco da Gama a dar fim a um incômodo tabu na Arena Independência, o último triunfo cruzmaltino sobre esse adversário em Belo Horizonte havia sido conquistado na temporada de 1995, em pleno Mineirão, com grande atuação de um dos maiores personagens do confronto da noite desta quinta-feira (23/08).

Em 17 de maio daquele ano, o Gigante da Colina foi até o maior palco do futebol mineiro para encarar o Galo pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Como havia sido superado por 1 a 0 na partida de ida, disputada no Maracanã, o Almirante precisava vencer para seguir vivo na competição. Mais de 40 mil pessoas marcaram presença no Mineirão para empurrar o time da casa.

A grande presença de público não intimidou a equipe vascaína, que possuía em seu elenco nomes que mais tarde viriam a se tornar referências dentro do clube, caso, por exemplo, do goleiro Carlos Germano. Depois de um primeiro tempo morno, com poucas chances de gols para os dois lados, o Atlético criou boas oportunidades na etapa final, mas acabou não sendo eficiente nas conclusões.

O mesmo, entretanto, não se pode falar do Gigante da Colina. Após cobrança de falta do zagueiro Paulão, Taffarel rebateu a bola para a entrada da pequena área e ela sobrou nos pés de Valdir Bigode. Demonstrando o habitual oportunismo, o camisa 7 empurrou a bola para o fundo do barbante, decretando a vitória vascaína e levando a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis, onde o Vasco venceu por 4 a 1.

- Faz muito tempo, mas lembro que foi um jogo muito complicado, pois vínhamos de uma derrota no Rio de Janeiro. Viemos para cá para tentar reverter esse resultado e conseguimos. O meu gol saiu depois de uma falta batida de longe pelo Paulão. O Taffarel deu rebote e eu estava atento, como tem que estar sempre um atacante, e consegui finalizar bem para fazer o gol e levar decisão para os pênaltis, onde conseguimos a classificação. Foi um grande duelo, como sempre são os jogos entre Vasco e Atlético - relembrou Valdir Bigode, que terá a oportunidade de comandar o Vasco pela quinta vez nesta quinta (23), às 20 horas, justamente diante do Galo, onde também brilhou nos tempos de jogador.

- Será uma noite especial, pois gosto muito dos dois clubes. O Vasco é o meu time do coração e que acreditou em mim desde o início da carreira. Fui contratado ainda menino e mais da metade da minha formação foi em São Januário. No Galo, eu tive a chance de ficar por quatro anos, entre idas e vindas, e consegui fazer uma história. Tenho um carinho muito grande pelo Atlético, um respeito grande, por tudo que vivi aqui. Vai ser um grande duelo, onde vamos procurar vencer, pois precisamos dessa vitória - completou o ídolo cruzmaltino.



Fonte: Site oficial do Vasco