Por iniciativa do conselheiro vascaíno e deputado estadual Carlos Osório, Vasco receberá a Medalha Tiradentes
Sábado, 12/05/2018 - 06:31
Saiu no Diário Oficial desta quinta-feira (10): o Vasco da Gama é o novo homenageado com a Medalha Tiradentes, a maior honraria do Legislativo estadual.

O autor da proposta foi o torcedor Carlos Osorio (PSDB), que já declarou em várias ocasiões o seu amor ao centenário clube. Em 2018, será comemorado o 120º aniversário.

Inclusive, o moço não economizou nos elogios na hora de justificar a projeto de resolução, dizendo que a agremiação está entre "os mais vitoriosos clubes do mundo. Possuindo uma das maiores, mais fanáticas e apaixonadas torcidas de todo o planeta".

Aliás, Osorio é conselheiro eleito do Conselho Deliberativo do clube — uma espécie de "Legislativo" cruzmaltino.



Fonte: Blog Extra, Extra! - Extra Online




Fonte: Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro


PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 676/2018

EMENTA:
CONCEDE A MEDALHA TIRADENTES E RESPECTIVO DIPLOMA AO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA.
Autor(es): Deputado CARLOS OSORIO

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Ficam concedidos a MEDALHA TIRADENTES E RESPECTIVO DIPLOMA ao Club de Regatas Vasco da Gama.

Art. 2º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 25 de abril de 2018.

CARLOS OSORIO
Deputado Estadual

JUSTIFICATIVA

O Club de Regatas Vasco da Gama foi fundado, no Rio de Janeiro, em 21 de agosto de 1898 por um grupo de remadores, imigrantes portugueses e luso-descendentes. Batizado com o nome do herói navegador português, pioneiro na travessia marítima para as Índias, o Vasco da Gama desponta há 120 anos no cenário desportivo brasileiro como um dos mais consagrados clubes da nossa história.
No dia 12 de agosto de 1923, o clube marcou a história do futebol mundial, não apenas por nessa data ter conquistado seu primeiro título carioca, mas pela incrível luta contra a descriminalização racial e de ordem social. A conquista daquele ano tornou o Vasco um dos primeiros clubes vencedores com um time formado por integrantes afro-descendentes, imigrantes, pobres e operários. Para época, uma atitude revolucionária de enfrentamento aos preconceitos e dificuldades que marcavam o cenário social do país. Outro fato histórico ocorreu no ano seguinte, 1924, com a tentativa dos principais oponentes em proibir a participação de todos atletas considerados pela elite que comandava o futebol do Rio "sem situação social" adequada para participar da principal competição do estado do Rio de Janeiro. Diante da situação imposta, o presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, através de seu presidente José Augusto Prestes, enviou uma carta à entidade da época, que veio a ser conhecida como a "resposta histórica". A carta é reconhecida como um marco da luta contra o racismo, pela igualdade e inclusão social no esporte.
Prevalecendo a tradição de "Clube de Regatas", o Vasco da Gama é um dos maiores campeões do país na modalidade. O clube engloba outros esportes como atletismo, vôlei, basquete, futebol de areia, dentre outros, tendo como esporte mais tradicional o futebol; modalidade em que conquistou os principais títulos do Brasil e do mundo. Entre os mais importantes estão Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948 - primeiro título internacional do futebol brasileiro -, a Libertadores da América de 1998, Copa Mercosul em 2000, quatro títulos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil de 2011 e diversos títulos estaduais e os mais variados torneios nacionais e interestaduais.
Com 120 anos de glória, o Club de Regatas Vasco da Gama está entre os mais vitoriosos clubes do mundo. Possuindo uma das maiores, mais fanáticas e apaixonadas torcidas de todo o planeta. Não é possível pensar no estado do Rio de Janeiro, nossa cultura e tradições, sem colocar o Vasco da Gama em lugar de grande destaque e reconhecimento. O papel social do Vasco da Gama vai além da cultura, está relacionado ao primordial trabalho e investimentos sociais nas suas bases, integrando diversos jovens no esporte abrindo-lhes oportunidades e afastando-os das potenciais dificuldades que possam encontrar na juventude.
Poucos descreveram tão perfeitamente a magnífica história do Vasco como Artur da Távola:

"Ser Vasco é ser intrépido tanto quanto leal. É ter o sentido da história do Brasil a fundir povos e raças sem preconceito. É ser navegante da esperança, não temer aventura, futuro, conquistas, calmarias ou tempestades.

Ser Vasco é renegar o temor e ser popular sem populismo, ser valente sem arrogância e ser decidido sem soberba. É ter a vocação da vitória e a disposição necessária à qualidade e ao mérito por saber que virtudes necessitam de energia e energia, de vontade.

Ser Vasco é, pois, ser virtude, vontade, valor e vanguarda: tudo com o v de vida, o mesmo de Vasco.

Ser Vasco é conhecer o grito do entusiasmo, esperar a hora de vencer e sentir o cheiro do gol. É incendiar estádios e extasiar multidões. É adivinhar instantes decisivos e saber decidir.

Ser Vasco é ser mais povo do que elite, mais tradição do que novidade, mais segurança do que aparência, mais clube do que time, mais vibração do que delírio, mais vigor do que agressão.

Ser Vasco é ousar, insistir, renovar-se, trabalhar para construir a vitória não como forma de superioridade, mas de aperfeiçoamento da vida e do esporte. É gol, é gala, é garbo de uniforme original, cruz no peito, sonho n'alma e amor no coração.

Ser Vasco é emoção recompensada porque vitória bem planejada, é lance, é lança, liberdade, impulso e convicção.

Ser Vasco é sentir o gosto da felicidade, da vitória e do grito maiúsculo de gol. É ter sabedoria e prudência, unidas na tática certeira ou na organização eficaz. É viver a emoção de lembrar nomes, lendas, heróis e legendários craques, troféus, títulos, retratos, faixas, taças, copas e vitórias imortais.

Ser Vasco é ter idênticos motivos para cultuar o passado tanto quanto crer no futuro.

Ser Vasco, enfim, é saborear com humildade o orgulho sadio da vitória merecida, do entusiasmo com motivo e da grandeza como destino."


Homenageamos a brilhante e honrosa história de 120 anos do legendário Club de Regatas Vasco da Gama, tornando-o merecedor da principal honraria do Estado do Rio de Janeiro, concedida por esta Assembleia Legislativa; a Medalha Tiradentes.

Fonte: Alerj