Confira qual será o papel do árbitro de vídeo durante os jogos do Brasileiro
Segunda-feira, 18/09/2017 - 23:14
O Campeonato Brasileiro está a um passo de ter árbitro de vídeo para tentar diminuir as polêmicas em seus jogos. Uma reunião nesta terça-feira terá a responsabilidade de definir os últimos ajustes para a implementação do sistema, mas o Chefe da Comissão de Arbitragem, o Coronel Marcos Marinho, já explicou como deverá funcionar a dinâmica daqui para frente.

Veja abaixo um resumo de tudo que deve mudar a partir de agora:

QUAIS LANCES SERÃO REVISTOS:

"Lances críticos. Principalmente aqueles de gol mesmo. Por exemplo: gol e impedimento, se foi gol ou se estava impedido, gol e não gol, se a bola entrou ou não. Ou pênalti e não pênalti, aquele se foi dentro ou fora da área. São situações bem específicas".

QUANDO SERÁ USADO O ÁRBITRO DE VÍDEO:

"A ideia é que o árbitro, em qualquer dúvida que tenha, possa solicitar para que o árbitro de vídeo reveja. Esse é o protocolo que a Fifa está impondo em outras competições".

QUANTO TEMPO DEMORARÁ CADA REVISÃO:

"A ideia é que seja o mais rápido possível. Apontar se foi ou não e não discutir o lance'.

QUEM ANALISARÁ OS VÍDEOS:

"Um árbitro, um assistente e um supervisor".

DE QUEM É A DECISÃO FINAL:

"Decisão final é sempre do árbitro de campo".

DE ONDE VIRÃO AS IMAGENS:

"A princípio, a imagem da TV".

O QUE SERÁ DISCUTIDO NA REUNIÃO DESTA TERÇA:

"Vamos ter uma reunião para avaliar a parte técnica mesmo, como pode ser viabilizado. Vamos analisar os estádios da rodada do fim de semana, se será possível fazer em todos os jogos. Vamos analisar todos os fatores para que seja da melhor qualidade possível".

QUAIS OS JOGOS TERÃO ÁRBITRO DE VÍDEO:

"Vou preparar árbitros para os dez jogos. Mas dependo agora de uma confirmação da capacidade tecnológica".

COMO SERÁ DECIDIDA A DATA DA IMPLEMENTAÇÃO:

"Temos que ouvir os técnicos (de tecnologia), que vão nos avisar as dificuldades para determinados jogos, determinados campos e se tem a possibilidade de já implementar agora. Da minha parte, de preparação de pessoas, já está delineado como será a preparação. Depende deles, se eles têm a ideia de nos atender. Em cima disso, vamos passar se vai ou não ocorrer e em quais jogos".

POR QUE A DECISÃO DE JÁ IMPLEMENTAR A TECNOLOGIA FOI TOMADA AGORA:

"Já havia um desconforto. Esse último (gol de braço do Jô) realmente veio definir por parte da presidência de se tomar outro tipo de atitude. Tivemos alguns acontecimentos durante a competição que nos incomodaram, esse foi o que transbordou a água".

COMO SERÁ A PREAPRAÇÃO PARA OS ÁRBITROS:

"Já existe o trabalho sendo feito há mais de dois anos, sendo feito com o pessoal da Comissão de Arbitragem. Temos também o treinamento de árbitros que já participaram de competições Fifa. O que a gente vai fazer agora é refinar a comunicação para que não haja nenhum equívoco que crie mais polêmica. Queremos privilegiar o acerto agora. Para isso vamos treinar e temos os assistentes e árbitros que já tiveram esse treinamento e agora vão espalhá-lo"

Fonte: ESPN.com.br