Basquete: Com reforços, Vasco entra na disputa do NBB 10 como um dos favoritos
Quarta-feira, 06/09/2017 - 13:31
Eurico Miranda prometeu e cumpriu. Ao ser eliminado pelo Pinheiros nas oitavas de final do NBB 9, o presidente do Vasco não apenas garantiu a permanência da equipe para a próxima temporada como também frisou que o grupo que chegasse seria ainda mais forte que o anterior. Passados menos de cinco meses, o Cruz-Maltino voltou aos trabalhos com um elenco recheado de estrelas e tido por muitos como o mais forte do Brasil. Além de manter o técnico Dedé Barbosa, o armador Nezinho e o ala David Jackson, chegaram Fúlvio, Lucas Mariano, Gui Deodato, Guilherme Giovannoni, Dedé Stefanelli, Gustavo, Hayes e Renato. As chegadas aumentaram o orçamento em 35%, tudo para buscar títulos.

- É um grupo muito grande, são dez jogadores e é um time que foi formado para chegar nas cabeças, ganhar uma final, no mínimo uma semifinal e temos que vender isso. O investimento foi feito para isso. Os atletas estão cientes disso. Em nenhuma entrevista minha você vai me ver falando diferente disso - disse o armador Fúlvio.

O investimento, alto, coloca a equipe como uma das favoritas à taça do NBB 10 e cheia de alternativas a partir de novembro, quando começam os desafios do time carioca. Para a armação, chegou Fúlvio, que esteve no time ideal do NBB 9. Aos 37 anos, ele atuou na última Copa América pela seleção brasileira e se salvou do vexame coletivo com boas atuações. Para revezar, a equipe conta com Nezinho, outro veterano de qualidade. No garrafão, Lucas Mariano, melhor pivô do NBB 9, será titular ao lado de Renato, que foi vice-campeão com o Paulistano. Outro jogador de garrafão é o americano Chris Hayes.

A ala também está muito bem servida. David Jackson, o principal nome do ano passado, ficou. E chegaram Gui Deodato, campeão pelo Bauru, Guilherme Giovannoni, ex-Brasília e com incontáveis passagens pela seleção brasileira. Completam a posição Dedé Stefanelli e Gustavo. Esses são os dez adultos que treinam neste momento em São Januário. Completam o grupo os meninos da base que ganham experiência e devem aparecer no banco de reservas em diversas partidas do próximo NBB.

Para reforçar o time e montar um elenco praticamente do zero, o Vasco aumentou o investimento no basquete e foi ao mercado com apetite. Até o momento, os vascaínos não fecharam patrocínio específico para o basquete. O clube não revela valores, mas vários dos contratados eram visados por outros times, como o pivô Lucas Mariano, esse talvez o maior alvo das equipes do NBB. O Cruz-Maltino também contou com o desmanche do Brasília, que não disputará a competição. De lá vieram o próprio Lucas, Fúlvio e Giovannoni. Gustavo chega do Pinheiros. Hayes estava no Vitória. Gui Deodato desembarcou do Bauru e Dedé Stefanelli jogava no Franca.

- É difícil ter acesso aos jogadores logo após a Liga Ouro, sempre tem uma desconfiança dos jogadores, normal. Vimos o NBB mais de perto, e dentro do que gostaríamos de fazer e acreditamos ser um time competitivo, tivemos chance de fazer e adequar ao orçamento que foi dado pela presidência para fazer. Alguns jogadores não vieram, outros vieram. O problema do Brasília nos deu uma oportunidade. E com Fúlvio e Giovannoni armamos a equipe a ser essa que está aí. Nosso orçamento aumentou, não tanto quanto as pessoas imaginam, mas 35% do que foi feito no ano passado - explica Fernando Lima, gerente do basquete vascaíno, que tem dois potenciais patrocinadores na mira e irá encontrá-los em evento da Liga em São Paulo, neste terça-feira.

Eurico falou sobre a promessa cumprida aos torcedores. Ele espera que o grupo corresponda à tradição do basquete vascaíno.

- Falei que teria um time melhor, será apresentado, vamos ver. Quem está fazendo isso é o Fernando Lima (dirigente do basquete vascaíno). E está fazendo com o meu apoio. É um time para brigar nas cabeças, à altura da tradição do basquete do Vasco. A intenção é essa, brigar por títulos - disse o presidente Eurico Miranda.

- Já falei para meus novos companheiros como é jogar aqui no Vasco e este ano é fundamental que possamos dar um passo maior do que na temporada passada e conseguir chegar mais lá na frente nos playoffs do NBB. Estamos fazendo nossa parte aqui, que é a base para toda pré temporada e que possamos estar firmes no decorrer do trabalho - disse Nezinho.

O primeiro teste será no dia 14 deste mês, contra o Basquete Cearense, em São Januário. Dois dias depois, será a vez de enfrentar a seleção do Chile, que se prepara para as Eliminatórias Fiba para o Mundial de 2019, na China, e será a adversária do Brasil no dia 24 de novembro, na abertura do torneio.

- É um time muito forte, é o que mais investiu. Só ficaram Nezinho e David Jackson. Montaram um elenco com praticamente dois jogadores por posição. Você tira o David Jackson, tem o Gui Deodato, tem o Dedé... Tem um time com peças importantes. No basquete de hoje, dinâmico e com trocas constantes, ter um banco de qualidade e uma rotação assim, é ótimo. O Dedé não montou só um quinteto titular bom e um elenco forte para jogar o tempo inteiro no limite. O Dedé tem uma filosofia de defesa forte o tempo todo, consistente. E saída rápida de contra-ataque. Ele vai ter que adaptar e os jogadores também - garante Renatinho, ex-árbitro e comentarista de basquete dos canais SporTV.



Fonte: GloboEsporte.com