Eleição do Vasco mobiliza ex-jogadores e empresários
Terça-feira, 29/08/2017 - 07:57
Há menos de três meses da eleição, o clima político do Vasco está cada vez mais quente. Nesta segunda-feira, dois grupos promoveram ações e mobilizaram ídolos do clube e empresários vascaínos de renome. Os opositores se articulam e prometem uma concorrência pesada no pleito ao atual mandatário Eurico Miranda.

Ex-aliado do dirigente, o presidente da escola de samba Unidos da Tijuca, Fernando Horta, renunciou ao cargo de vice-presidente geral este mês e lançou oficialmente na internet sua candidatura nesta segunda. Nome forte entre conselheiros e sócios, ele vem com o apoio de outros ex-parceiros de Miranda, como do ex-vice de futebol José Luiz Moreira, braço direito de Eurico durante anos e que, neste mandato, rompeu com o cartola por divergências.

Segundo lugar na eleição passada, Julio Brant fez um pré-lançamento de sua candidatura nesta segunda-feira num restaurante na Zona Sul do Rio de Janeiro. O executivo aposta no apoio de ídolos como Edmundo, Felipe e Pedrinho, além do empresário Nelson Sendas, para tentar derrubar Eurico nas urnas. Felipe e Pedrinho, aliás, poderão fazer parte do departamento de futebol caso Brant vença o pleito em novembro. Já Edmundo, apesar de declarar apoio, informou que seguirá com seu trabalho como comentarista na Fox Sports.

O cardiologista Alexandre Campello, que durante anos trabalhou como médico do clube, foi o primeiro a se lançar oficialmente como candidato. Sua chapa, a "Frente Vasco Livre", é a que reúne o maior número de grupos políticos e vem realizando periodicamente reuniões para debater e apresentar seus projetos. Entre os integrantes está Roberto Monteiro, terceiro colocado na eleição de 2014.

Ainda na linha de oposição se apresenta Otto Carvalho, presidente do Conselho Fiscal do clube e outro que rompeu com Eurico Miranda ao longo da gestão. Ele tem se reunido com outros candidatos e não descarta a possibilidade de apoio futuramente. Recentemente, organizou um movimento com o objetivo de cancelar uma ação do Conselho Deliberativo que agraciou sócios com os títulos de eméritos e beneméritos.

A unificação das oposições ainda é um desejo e um consenso entre as diferentes frentes no que se refere a uma maior chance de derrotar Miranda. Embora estejam promovendo encontros, os candidatos ainda não conseguiram chegar a um denominador comum para formar um nome único.

Eurico, embora ainda não tenha confirmado oficialmente sua candidatura à reeleição, tem se manifestado neste sentido.

Fonte: UOL