Grupo Ao Vasco Tudo, de Otto Carvalho, divulga nota sobre a reunião do Conselho Deliberativo
Sexta-feira, 07/07/2017 - 07:53
Ao Vasco Tudo

NOTA:

Mais uma página triste da história recente do CRVG foi escrita na noite de ontem.

Conforme amplamente divulgado pela Chapa Ao Vasco Tudo, o Presidente do Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama, Sr. Luis Manuel Rebelo Fernandes, convocou reunião realizada na Sede Náutica da Lagoa para o dia 4/07/2017, às 20:00 - na noite de ontem, portanto - cuja proposta de ordem do dia foi a seguinte:

1) Deliberar sobre a concessão de títulos honoríficos (Sócios Eméritos e Beneméritos) encaminhada pelo Presidente da Diretoria Administrativa na forma dos parágrafos 2º e 3º, do artigo 12 do Estatuto Social;

2) Assuntos Gerais.

Cumpre enfatizar que o objetivo da reunião convocada para ontem era a repetição de um dos temas discutidos na reunião ocorrida em 29/12, na qual foi suscitada uma questão de ordem consubstanciada no descumprimento do Estatuto do CRVG, mais precisamente do artigo 12 §§ 2º e 3°.

Pois bem. Iniciada a reunião, na qual o Presidente do Conselho Deliberativo, Sr. Luis Manuel Rebelo Fernandes conduzia os trabalhos, novamente foi salientado o descumprimento do Estatuto, tendo em vista que os membros do Conselho não receberam o parecer favorável da Comissão de Beneméritos em relação aos postulantes ao título de Eméritos, conforme preceituam os §§ 2º e 3° do artigo 12 do Estatuto, bem como o artigo 3° e 14º do Regulamento para Outorga de Títulos Honoríficos.

Não há negar que o vício de forma no procedimento para a concessão dos títulos honoríficos impedia que os Conselheiros pudessem emitir seus votos conscienciosamente, pois à míngua do parecer emitido pelo Conselho de Beneméritos, estariam alijados de uma análise mais cuidadosa no que tange ao preenchimento dos requisitos institucionais e históricos a que alude o artigo 4º do Regulamento para Outorga de Títulos Honoríficos.

Feitas essas ponderações antes mesmo do início da votação para a outorga dos aludidos títulos, o Sr. Luis Manuel Rebelo Fernandes ignorou solenemente os protestos dos conselheiros de oposição, notadamente de Otto Carvalho, Presidente do Conselho Fiscal, e deu sequência aos trabalhos.

Mas o pior estaria por vir. Concluída a votação com a aprovação dos nomes indicados pela Diretoria Administrativa para os títulos de Eméritos e Beneméritos, seguiu-se a ordem do dia para o tema "assuntos gerais". Seis nomes constavam na lista dos que pediram a palavra, dentre eles Diego Carvalho, membro do Conselho Fiscal e Otto Carvalho, presidente do Conselho Fiscal.

Ocorre, no entanto, que numa atitude temerária e nada democrática, o Sr. Luis Manuel Rebelo Fernandes afirmou que não daria a palavra aos que a pretendiam temendo o tom político da reunião.

Imediatamente Otto Carvalho se insurgiu e protestou veementemente, já que na própria convocação previa como tema Assuntos Gerais.

Ato contínuo, o Sr. Luis Manuel Rebelo Fernandes surpreendentemente encerrou a reunião sem conceder a palavra a ninguém, numa postura reprovável e indigna do cargo que exerce.

Noutras palavras: a conduta do Sr. Luis Manuel Rebelo Fernandes, Presidente do Conselho Deliberativo, um Poder independente do CRVG, foi lamentável. O Conselho Deliberativo não pode se submeter covardemente, como o fez, aos caprichos da Diretoria Administrativa e assumir a postura tirânica que assumiu numa reunião que deveria ser pautada pelos ditames democráticos.

É por isso que a chapa Ao Vasco Tudo deixa registrado este comunicado em forma de protesto contra a postura adotada pelo Sr. Luis Manuel Rebelo Fernandes na reunião ocorrida ontem.

#AoVascoTudo #OVascoTemJeito

Fonte: Facebook Ao Vasco Tudo