Remo: Líder do Estadual, Vasco tem nova filosofia de trabalho e jovens revelações
Quarta-feira, 10/05/2017 - 12:42
O remo vascaíno veio para a temporada de 2017 com o intuito de alcançar grandes conquistas. Desde o fim de 2016, quando a diretoria cruzmaltina trouxe a nova flotilha para a Sede Náutica da Lagoa, diversas ações foram implementadas para que o esporte pioneiro do clube voltasse à sua trajetória de vitórias. Entre estas novas ideias, destacam-se o de qualidade acima de quantidade de atletas e o conceito de competição cooperativa. Após a primeira das cinco regatas do Estadual no ano, quando o Vasco quebrou uma hegemonia de muitos anos do Botafogo, assumindo a liderança do campeonato carioca, a diretora da modalidade, Gracilia Portela falou sobre as melhorias no esporte e destacou as mudanças para que o clube saísse na frente no Carioca.

- Os novos barcos foram de suma importância para que ficássemos na liderança do campeonato neste começo. A Empacher é a melhor marca de barcos do mundo, com tecnologia extremamente avançada, cuja regulagem por si só é perfeita e muito adaptável. Por outro lado, implementamos uma metodologia inovadora e que melhorou sensivelmente a relação interpessoal entre todos do departamento, assim como agregou valor no trato entre atletas e comissão técnica. O diferencial foi eles entenderem que não existe competição entre eles, atletas do Vasco, mas sim que a maior competição e desafio é com eles próprios internamente, e que juntos somos uma equipe e temos muito mais força. A técnica da cooperação se baseia em sessões grupais e individuais de coaching, que diminuem as zonas de atrito do atleta e os deixam aptos a focarem de maneira mais direta nos objetivos traçados pelo departamento - disse Gracilia.

A mescla entre jovens atletas e outros mais experientes tem sido também um fator importante para o grupo de remadores do Gigante da Colina. Na primeira etapa do Estadual, disputada no último domingo, foram seis medalhas de ouro para o Almirante e quatro para Flamengo e Botafogo. Dos seis primeiros lugares, três foram com competidores mais novos, com títulos no Júnior B, Sub-23 e Aspirante. Vencedor no skiff júnior B, Breno comentou a vitória na estreia do Carioca.

- Foi uma vitória em que eu acreditava muito. Estava concentrado e trabalhei bastante para isto. Os novos barcos deram uma animada em todos nós e, na verdade, foi um presente do clube. Ele traz para os atletas toda a estrutura para trabalharmos e conseguirmos excelentes resultados. Vamos com tudo agora para a próxima etapa no mês que vem e para alcançar novas conquistas - ressaltou Breno.

A segunda regata do Campeonato Carioca será realizada no dia 04 de junho.



Fonte: Site oficial do Vasco