Júnior Dutra é aposta do Vasco para quebrar jejum

Sábado, 10/09/2016 - 09:33
comentário(s)

A novidade do Vasco para a partida contra o Oeste, neste sábado, às 16h30 (de Brasília), em São Januário será Júnior Dutra. O atacante treinou a semana entre os titulares, foi confirmado no time por Jorginho e é a aposta para tornar a equipe mais ofensiva e encerrar a sequência de cinco jogos sem vitória na Série B. Há outro jejum incômodo que o jogador pode quebrar: neste período de tropeços, nenhum atacante cruz-maltino balançou as redes - o último foi Thalles, contra o Criciúma, no dia 30 de julho. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.

Dutra chegou ao Vasco em julho para aumentar as opções ofensivas de Jorginho, com quem trabalhou no Kashima Antlers, no Japão. Elogiado pelo treinador por sua versatilidade, foi observado ao longo da semana como jogador de lado, embora também possa atuar centralizado ou no meio-campo. Sua utilização acontece após ele passar por um período de condicionamento físico para atingir o nível exigido pela comissão técnica – ele vinha de seis meses de inatividade quando assinou com o Cruz-Maltino.

- O Dutra vai jogar, time ofensivo. Não quer dizer que não teremos responsabilidade defensiva. Trabalhou comigo um ano no Kashima, fomos campeões lá. Muito veloz, jogador que tem a facilidade de jogar algumas funções. Característica diferente. Com certeza é um jogador que vem a acrescentar muito no nosso grupo – disse Jorginho, em entrevista coletiva.

Com Dutra, Jorginho montou o Vasco no 4-3-3. A tendência é que o time entre em campo com Martín Silva, Yago Pikachu, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Douglas, Andrezinho e Nenê; Júnior Dutra, Ederson e Jorge Henrique. A contenção do meio-campo ficará a cargo de Douglas e Andrezinho, numa tentativa de melhorar a saída de bola.

Protagonismo contra o Oeste

A dúvida é sobre a proteção defensiva do Vasco. O Oeste é treinado por Fernando Diniz, considerado dos técnicos mas ofensivos do Brasil. Amigo de Rogério Micale, campeão olímpico pelo Brasil, o ex-jogador costuma mandar seus times ao ataque, mesmo fora de casa. Para Luan, que trabalhou com Micale na Olimpíada, o estilo ainda é diferente do visto no Brasil e vai demandar atenção cruz-maltina.

- É algo novo para nós, para mim nem tanto. Eles têm a forma de jogar, independentemente se jogam em São Januário ou no estádio deles. Mas nós somos o Vasco, temos que ter nossa forma de jogar. Eles têm que chegar aqui e nos respeitando. Nós também vamos respeitar, mas vamos buscar o resultado.

Para Martín Silva, a guinada de Jorginho para uma equipe mais ofensiva foi bem recebida. Com Vasco precisando vencer para recuperar a liderança – tem um ponto e um jogo a menos que o Atlético-GO -, o uruguaio espera maior protagonismo da equipe.

- Tem que ser protagonista. O esquema não define a atitude do time dentro de campo. Pode colocar três atacantes e saber ocupar espaços para se defender. Vai ser a estratégia que vai definir a postura do time. Obviamente, é sempre melhor ir para frente, procurar a vitória. Acho que estamos fazendo a coisa certa. Tem que ser protagonista e procurar a vitória desde o início.

Fonte: GloboEsporte.com