Jorginho tem 10 dias de trabalho até o próximo jogo do Vasco; veja o que pode ser melhorado

Quarta-feira, 10/08/2016 - 08:31
comentário(s)

Enfim, depois da maratona de jogos no primeiro turno da Série B, Jorginho tem o que queria: tempo para trabalhar com seu elenco. Entre uma partida e outra, era raro ver o time treinando a parte tática, fato lamentado pelo técnico. Afinal, os jogadores precisavam descansar. Agora, depois de "mini-férias", o plantel terá 10 dias até o confronto contra o Sampaio Corrêa, que marca o início do returno, para corrigir erros, praticar e escutar seu comandante.

Nesta quarta-feira, um dia após a inauguração do campo anexo de São Januário, o time começa de fato os treinamentos com bola, de forma integral (manhã e tarde). Na terça, os jogadores foram ao gramado para uma atividade física, mas voltaram ao Caprres depois. Para Andrezinho, Jorginho não precisará quebrar a cabeça para definir um novo padrão tático. O meia afirma que o Vasco necessita exercitar o que já sabe:

- Temos uma mecânica de jogo já definida, um padrão tático, mas precisamos exercitar. Também precisamos treinar finalização, bola parada. Acredito que intensificaremos mais esses aspectos - disse Andrezinho.

O que, então, Jorginho realmente pode fazer?

Atividades táticas e equilíbrio entre setores

O treinador costuma realizar treinos de espaços reduzidos e cobrar toque de bola rápido, pressão e marcação firme de seus jogadores. Saber o que fazer em determinadas situações e ter a reação rápida dentro do jogo. Pressionar para conseguir a posse de bola e rapidamente ter a consciência de como trabalhá-la ofensivamente: a mudança veloz de atitude. Nas atividades no campo inteiro, o posicionamento é questão fundamental. Preencher espaços de forma inteligente: linha de marcação avançada, ligação do meio-campo com o ataque, proteção da defesa.

Encontrar a "solução perfeita" para o ataque

Éderson chegou e após dois gols garantiu vaga no time titular. O Vasco jogou contra o Ceará sem Thalles, e a equipe parece ter sentido falta do homem de referência na área, apesar de Éderson ter jogado nesta função. Jorginho pode voltar a treinar opções com a linha de três na frente, como jogou contra o Criciúma (Éderson, Thalles e Jorge Henrique). Ou trabalhar de uma outra forma com Éderson e Jorge Henrique pelos lados, e a penetração de Nenê e Yago Pikachu na grande área.

Tornar a defesa mais sólida e segura

Para o jogo do dia 20, a zaga estará ainda mais desfalcada. Rodrigo levou o terceiro amarelo e cumprirá suspensão. Já Luan, caso a seleção brasileira olímpica passe de fase nesta quarta-feira, adiará seu retorno ao Vasco. Desta forma, Jorginho já se prepara para enfrentar o Sampaio Corrêa com Rafael Marques e Jomar. Nova formação de dupla no setor. Sem Rodrigo, time precisa trabalhar a calma para a saída de bola e evitar os chutões de ligação direta com o ataque.

Exercitar finalização e bola parada

Contra o Ceará, o Vasco não teve uma chance real de gol. Além das próprias finalizações, das mais variadas, time precisa trabalhar a construção da jogada até elas. Intensificar o quesito com os recém-contratados: Éderson pega muito bem na bola, e Junior Dutra também parece ter boa potência. Nas bolas paradas, o Cruz-Maltino tem bons cobradores: Nenê, Andrezinho, Yago Pikachu, Evander, Éderson... As possibilidades de os gols saírem dessas jogadas durante os confrontos são grandes, tanto de cobranças diretas quanto de lances ensaiados com dois toques ou levantamento na área.

Dar ritmo a Fellype Gabriel e Junior Dutra

A grande expectativa da torcida do Vasco atualmente é ver a estreia de Fellype Gabriel. O meia voltou a treinar no campo, e Jorginho pretende promover um jogo-treino ou amistoso nesse período para dar ritmo ao jogador. O mesmo acontece com Junior Dutra, que chegou a jogar contra o Criciúma, mas antes não disputava uma partida oficial desde janeiro, pelo seu ex-clube, o Al Arabi, do Catar.

O Vasco voltará a jogar no dia 20 de agosto, contra o Sampaio Corrêa, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. A partida será realizada às 16h30 (de Brasília). O Cruz-Maltino é líder isolado da Série B, com 39 pontos, quatro a mais do que o segundo colocado Ceará.



Fonte: GloboEsporte.com