Vasco mira contratação de zagueiro e jovem Lucas Barboza está de sobreaviso para sábado

Quarta-feira, 29/06/2016 - 18:37
comentário(s)

Lucas Barboza, de 20 anos, treinou entre os profissionaisO setor mais seguro do Vasco passa por uma semana de instabilidade. A contusão de Jomar, as falhas de Aislan e a convocação de Luan para seleção olímpica reduziram as opções de Jorginho, que quebra a cabeça visando as próximas rodadas da Série B. A diretoria observa o mercado, mas sem pressa, o que acontece já desde a saída de Rafael Vaz. É inegável, porém, que a junção dos fatores citados acelera a busca de um novo nome, que, por enquanto, será o do jovem Lucas Barboza.

Cria das categorias de base, o zagueiro de 20 anos tem trajetória parecida com a de Luan, e também deixou o Espírito Santo rumo a São Januário. Lucas, que era volante e foi deslocado para zaga por conta da altura e força física, participou do treino dos profissionais nesta quarta-feira e está de sobreaviso. Caso o conterrâneo não se recupere das dores na região lombar, será integrado ao grupo que viaja para encarar o Avaí no sábado, às 16h30 (de Brasília), em Florianópolis, pela 14ª rodada da Série B.

Apesar da carência evidenciada pelas baixas repentinas e pelas atuações ruins de Aislan, o Vasco descarta qualquer desespero nas ações do mercado. A confiança é de que Jomar tenha recuperação rápida da artroscopia realizada terça-feira no joelho direito e já esteja à disposição, no mais tardar, para partida com o Santa Cruz, pela terceira fase da Copa do Brasil, dia 13, em São Januário.

O Vasco cogita ainda a possibilidade de solicitar a liberação de Luan para o jogo de volta com os pernambucanos, dia 20, no Recife, se julgar necessário. Com Jomar à disposição, a avaliação da comissão técnica é de que ele tem condições para substituir o titular ao lado de Rodrigo. Pela Série B, caso o Brasil vá até a decisão olímpica, seriam somente quatro jogos de ausência: Bragantino, Criciúma, Ceará e Sampaio Corrêa.

Com Luan e Jomar como problemas solucionados em um curto espaço de tempo, o que mais preocupa é mesmo a situação de Aislan. A atuação ruim contra o Paraná Clube e as vaias a cada toque na bola abalaram bastante o defensor, que chegou a chorar no vestiário. Internamente, jogadores, comissão técnica e diretoria têm tentado levantar o moral do atleta, que tem contrato até o fim do ano. Outro zagueiro do elenco, Kadu Fernandes sequer foi inscrito para o Carioca e não foi relacionado para nenhum jogo na temporada.

É consenso de que a chegada de um reforço para zaga se faz necessária desde a saída de Rafael Vaz para o Flamengo. O Vasco, no entanto, não quer se deixar levar pelo desespero e adota a mesma postura da busca por um atacante: analisa o mercado em busca de uma boa oportunidade. Por enquanto, a única cara nova será mesmo o jovem Lucas Barboza.

Fonte: GloboEsporte.com