Juniores: Capixabas, Matheus Batista e Lucas Barboza vêm se destacando na base do Vasco

Segunda-feira, 18/04/2016 - 20:59
comentário(s)

Os jogadores principais são rodados, é verdade. Nenê, Rodrigo, Andrezinho e Martín Silva são os maiores nomes do elenco atual do Vasco, a quem os companheiros recorrem nas horas de dificuldades. Nas categorias de base do clube de São Januário, a garra e a perseverança unem dois capixabas. O goleiro Matheus Batista e o zagueiro Lucas Barboza, ambos naturais de Vila Velha, já estão na batalha por um lugar ao sol no mundo do futebol há um bom tempo.

A luta era árdua para Matheus Batista de 18 anos. Ele quase chegou a desistir do sonho de se tornar um atleta profissional depois de passagens frustradas por vários clubes do futebol brasileiro, entre eles Internacional e Cruzeiro. Com o apoio da família, o jovem goleiro repensou a ideia e dedicou seu tempo para aprimorar sua qualidade. Foi aí que o Cruzmaltino apareceu na vida de Matheus para moldar ainda mais o talento nato de arqueiro. Dentro do clube, para ele que se diz vascaíno desde criança, não faltou inspirações.

- Me espelho no Carlos Germano, outro capixaba que jogou com a camisa do Vasco. Sempre tive o sonho de jogar no Vasco e fazer sucesso aqui. Outro goleiro que gosto muito é o Martin Silva. Ele é completo. Gosto de disputas de pênaltis e sou forte na bola aérea. Sou um goleiro ágil, que reage rápido nas jogadas e tenho treinado bastante para melhorar diariamente - destaca Matheus.

Lucas Barboza tem uma história similar. Dono da camisa 3 no sub-20, ele fez peneiras antes de chegar a São Januário e, no Espírito Santo, jogou no Tupy-ES e também se destacou na Desportiva Ferroviária. Torcedor do Vasco, este zagueiro de 20 anos durante os testes chamou a atenção dos olheiros pela vontade para dividir todas as jogadas. Um verdadeiro "cão de guarda".

- Meu forte é a garra que demonstro dentro de campo, sou um jogador aguerrido, entro firme em todas as divididas. Sou bom na velocidade e chuto forte no gol, quando necessário. Aqui no Vasco me espelho no Luan, meu conterrâneo. Um cara que também admiro bastante é o Sérgio Ramos, do Real Madrid. Independente disso, meu sonho mesmo é brilhar com a camisa cruzmaltina - explica o simpático Lucas.

Se a chance aparecer...

O time do Vasco em 2016 está cheio de rostos jovens. Com vários atletas formados na base, no elenco profissional, o clube tem aproveitado bem a garotada. No time treinado por Jorginho, são onze garotos: o goleiro Gabriel Félix, os zagueiros Luan e Kadu Fernandes, os laterais Henrique Silva e Alan Cardoso, o volante Andrey Ramos, os meias Evander, Matheus Índio e Mateus Vital, e os atacantes Caio Monteiro e Thalles. O último começou a ganhar confiança este ano. Fez boa pré-temporada e briga pela titularidade.

- Já treinamos com todos os meninos que estão no profissional hoje. A distância não é muito grande de idade entre nós. Queremos o sucesso dos amigos e torcemos por eles. Caso a chance no profissional apareça, estou pronto para assumir a responsabilidade de jogar no profissional - afirma Matheus.

Lucas também vê com bons olhos a grande quantidade de atletas jovens no time, mas ressalta outro ponto importante. De acordo com ele, a mistura entre meninos e medalhões é o que vem fazendo a diferença no elenco.

- É um prazer para qualquer um jogar ao lado de jogadores experientes. É muito bom o que está acontecendo, porque a gente vai aprendendo com o que eles já passaram no futebol. Neste ano treinei pouco com os profissionais, mas a chance uma hora vai aparecer. Estou treinando para isso. Fico feliz de estar perto de caras conceituados - finaliza Lucas.



Fonte: GloboEsporte.com