Leonardo Cavaleiro se prepara para apitar sua 1ª final do Estadual

Domingo, 08/05/2016 - 10:14
comentário(s)

O árbitro Eduardo Garcia Cavaleiro tem uma missão importante neste domingo, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Ele estará à frente do quinteto de arbitragem que apitará o duelo decisivo da final do Campeonato Carioca, entre Vasco e Botafogo. O grupo está concentrado desde sábado em um hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. Assistido pelos auxiliares Dibert Pedrosa Moisés e Rodrigo Figueiredo Correa, Cavaleiro tem 13 anos de carreira, mas nunca apitou uma final do Carioca.

- Há um ano que não apito um jogo no maracanã, último jogo foi Botafogo x Fluminense, semifinal do ano passado. Maracanã traz motivação maior, é a casa do Rio de Janeiro, especial pelo Dia das Mães. É aproveitar para parabenizar todas as mães do Brasil – disse ao “Troca de Passes”.

Cavaleiro atuou em nove jogos do campeonato estadual este ano, sendo dois clássicos e, coincidentemente, as duas vitórias do Vasco sobre o Flamengo. O trio se completa com os árbitros Maurício Coelho e Lenilton Rodrigues. Eles aproveitaram a concentração para assistir ao primeiro jogo da final, vencido pelo Vasco por 1 a 0, com gol de Jorge Henrique. Na oportunidade, estudaram características dos jogadores e as táticas dos times finalistas do estadual.

- O amanhecer já sabemos como vai ser, é acordar às 4 da manhã com o pessoal na gritaria. Depois recupera, depois da partida, com dever cumprido - afirma Dibert Pedrosa.

O presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro, Jorge Rabelo, destaca que os árbitros precisam se preparar no mesmo nível dos jogadores. O dirigente afirma que o futebol carioca tem tentado se espelhar no exemplo europeu e contratar técnicos para dar suporte à arbitragem antes dos jogos.

- O regime é profissional, os árbitros têm que se preparar no mesmo nível dos atletas. A Uefa (Federação Europeia de Futebol) já está bem adiantada. Teve agora workshop da Eurocopa. A Uefa contratou quatro técnicos de futebol para ajudarem a arbitragem a entender o jogo das equipes antes da competição, e é isso que fazemos aqui na concentração – disse.

Rabelo ainda reforçou que é importante para os árbitros evitar se exporem antes dos jogos, como aconteceu no Campeonato Pernambucano em meio ao duelo entre Sport e Santa Cruz. Um dos auxiliares da decisão, Daniel Torres teve uma foto sua com a bandeira do Santinha divulgada na internet.

- A gente procura dosar isso, a rede social a gente pede para evitar o máximo. São 327 (árbitros), não tenho como controlar todos, mas eles sabem que se acontecer algo serão punidos – disse.

Fonte: Sportv.com