Mães do vascaíno Thalles e do botafoguense Leandrinho se encontram antes da decisão do Estadual

Domingo, 08/05/2016 - 08:21
comentário(s)

Ser mãe é sorrir na vitória e chorar na derrota dos filhos como se fosse a própria. Guiomar e Elizete sabem bem o que é isso: não calçam chuteiras e, mesmo assim, é como se fossem entrar em campo no Maracanã. Neste domingo, a mãe de Thalles, do Vasco, e de Leandrinho, do Botafogo, têm somente o desejo de serem, através dos filhos, campeãs do Estadual.

Até porque toda história do garoto que sonha brilhar no futebol não é apenas dele. As esperanças e as frustrações vividas no caminho até o time profissional são confessadas no colo materno. Quando a decisão é a primeira na equipe principal, o coração bate mais forte ainda.

- Estamos muito nervosos com a primeira final do Leandro - confessa Maria Elizete Alves de Carvalho: - Mãe de jogador tem uma vida de lutas e expectativas.

Com o tempo, ela ficará calejada de emoções como a de hoje à tarde. Guiomar vive essa montanha-russa desde 2013, quando Thalles fez sua estreia entre os profissionais do Vasco. O que ainda é complicado é saber lidar com as críticas direcionadas ao filho, no calor das partidas.

- Uma vez, um homem xingou tanto o Thalles que me levantei e perguntei se havia festejado o gol que meu filho marcou no outro jogo - conta Guiomar Barbosa de Lima: - Fico nervosa, não tem jeito.

O que as duas já sabem é que o Dia das Mães deste ano será diferente. Não terá almoço de domingo com o filho - e, talvez, nem jantar. A comemoração depende do resultado do clássico. Outra certeza é ainda mais cruel: somente uma sairá do Maracanã com a alma de campeã.

- Estamos juntas, como mães - afirma Elizete: - Não importa quem ganhe o Estadual, o mais importante é que nossos filhos sigam lutando na vida.

Triunfo para guinada de vascaíno

Não foi apenas Jorginho que conseguiu recuperar o futebol de Thalles este ano. Guiomar teve sua parcela de contribuição para a retomada do promissor atacante, depois da temporada de 2015 acima do peso e abaixo das expectativas.

É ela quem faz marcação individual no jogador de 20 anos para mantê-lo na dieta. Há outras tentações que também preocupam a mãe. O assédio feminino é grande sobre o centroavante, já pai de duas crianças. Depois de uma vitória ou de um gol, a recepção no condomínio onde mora em Niterói é digna de um astro, com muitos pedidos de fotos e autógrafos.

Isso acontece nos dias bons. Quando a volta para casa tem tom de melancolia, é a mãe quem tem de lidar muitas vezes com a frustração da promessa vascaína.

- Ele geralmente é um garoto tranquilo perto das partidas, mas se perde ou não entra em campo, fica bem revoltado - revela a mãe de Thalles: - Aí já viu, sai de baixo com ele.

No clássico de hoje, o garoto começará no banco de reservas. Ainda assim, não tem muito do que reclamar. De bem com a torcida e com a confiança da comissão técnica, atuou 14 vezes em 2016 e já marcou seis gols. O mais importante da vida pode sair hoje, no Maracanã.

- O título será o melhor presente do mundo para uma mãe - diz Guiomar.



Fonte: Extra Online