Basquete: Técnico Christiano Pereira analisa últimos confrontos e projeta jogos contra o Campo Mourão

Quarta-feira, 16/03/2016 - 07:36
comentário(s)

Com um aproveitamento de 50% na Liga Ouro, o Gigante do Basquete busca retomar o caminho das vitórias no próximo dia 22, contra o líder Campo Mourão (PR), jogando fora de casa. Nos últimos dois confrontos, em Pernambuco, contra o Sport, o Vasco conseguiu uma vitória e acabou derrotado no jogo seguinte, repetindo o rendimento das duas partidas iniciais, disputadas em São Januário, contra o Ginástico (MG). O técnico Christiano Pereira conversou com o Site Oficial e analisou o desempenho da equipe nas duas partidas contra o clube nordestino.

- Foram dois jogos iguais, mas com aproveitamentos diferentes. Começamos mal o primeiro tempo da partida inicial, porém, no segundo confronto, tivemos bom momentos. Acho que o fator fundamental do primeiro encontro, mesmo que tenhamos vencido, foi a nossa defesa. Não fomos bem neste setor e permitimos que eles jogassem livres, sem pressão. Tanto que, se tirarmos os números da prorrogação, foram quase 80 pontos. A prorrogação foi 4 a 3 apenas. Então, é o que eu falo, se você tomar 80 pontos, precisa fazer 90 ou 100 para ganhar com uma certa tranquilidade. No segundo duelo nós defendemos um pouco melhor, mas nosso ataque não funcionou. Fizemos menos de 70 pontos. Foi ruim o aproveitamento individual ofensivo dos jogadores, claramente abaixo do que produzem normalmente. Tivemos 22 chutes de três pontos para apenas quatro bolas. Algumas peças individuais não foram bem na partida e o fator determinante no último confronto foi o físico. O time do Sport é bem jovem, jogam com dez, doze atletas o tempo inteiro, além de fazer muito calor em Recife. Eles tiraram proveito desta parte física, pressionando nossa equipe desde o primeiro minuto de jogo. Mas, o principal, foi nosso aproveitamento ofensivo ter ficado muito abaixo - analisou o treinador.

Mesmo contando com uma equipe jovem, Christiano já previa partidas difíceis contra o Sport. Possuindo atletas ambientados ao clube e de boa qualidade, o técnico vascaíno afirma que o Rubro-negro de Recife dará trabalho aos outros times, jogando em seus domínios. O treinador também confessa a tristeza de seus comandados com o resultado, mas exalta a força do elenco em conseguir se recuperar dos resultados negativos.

- O grupo saiu de Recife abalado e chateado com a derrota. Temos consciência que também não perdemos para qualquer time. O Sport é uma equipe de muita qualidade, com jogadores jovens, mas muito bons. Caso do Michel, Gabriel, Higor, o Mafra, enfim. Atletas que têm uma identificação muito grande com o clube também. Já estão lá há algum tempo. Eles acabaram aproveitando bem as oportunidades. Tentamos tirar volume dos jogadores externos, mas os pivôs tiveram bom aproveitamento. Mérito total deles. Outras equipes vão ter dificuldades lá, a pressão é muito grande, calor forte. Acredito que outros times perderão pontos para eles. Nós temos a noção da nossa responsabilidade e iremos nos recuperar para o próximo jogo - disse Christiano, que também aproveitou para criticar a arbitragem do último jogo.

- Até o terceiro quarto nós conseguimos conduzir bem. Sem buscar desculpa nenhuma, a arbitragem foi muito ruim. A prova disso é que o Sport bateu o dobro de lance livre em relação à nossa equipe. Chutaram 30, enquanto a gente teve 15, ou 16, durante todo o jogo. Isto foi muito contestado por nós lá. Eles não tiveram o mesmo critério. A equipe pernambucana atuou de forma muito pesada, às vezes até de forma desleal. Tanto que o Collum abriu o queixo no primeiro quarto, e o Marcellus e o Douglas saíram contundidos. Na última bola do jogo, deram um soco na cara do Gaúcho e não houve nenhuma punição. Além disso, nosso aproveitamento foi muito abaixo. Isso foi crucial para o resultado final - comentou o comandante.

Com o foco totalmente voltado para as partidas contra o Campo Mourão, o grupo cruzmaltino já deixou de lado os duelos contra o Sport. As análises de vídeos da equipe paranaense já foram iniciadas por Christiano e seu auxiliar Cassio Santos e os treinos acontecem com intensidade em São Januário. Melhor time do campeonato até o momento, com quatro vitórias em quatro jogos, o Campo Mourão promete ser um grande desafio ao Almirante.

- Temos agora uma semana de trabalho pela frente e iremos avaliar através dos vídeos a equipe do Campo Mourão. É um time que está com muito volume ofensivo e vem com uma rotação muito grande. Dez ou onze jogadores rodando. Tem os dois americanos que estão se destacando, além do Vinicius, o Ted, que são jogadores que conseguem ter os mesmo aproveitamentos em todas as partidas. Vamos acertando isto durante a semana. O Douglas Nunes voltou lesionado de lá, precisamos saber as reais condições dele. O Bruninho também ainda não volta nestes próximos duelos. Então, temos que ajustar nossa parte ofensiva e melhorar nosso aproveitamento. Vamos para vencer, pelo menos, um dos jogos. Mas, o pensamento é de conseguirmos dois resultados positivos - falou o técnico.




Fonte: Site oficial do Vasco