Basquete: Vasco volta neste sábado a disputar uma partida oficial de nível nacional após 13 anos

Quarta-feira, 24/02/2016 - 13:21
comentário(s)

Após quase treze anos, o Vasco voltará a disputar uma partida oficial de basquete masculino adulto a nível nacional. Será neste sábado (27/02), quando, às 11h, enfrentará o Ginástico/MG na estreia na Liga Ouro, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) que dará ao campeão o acesso à próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB) – temporada 2016/2017. O jogo será disputado no ginásio de São Januário. Daquela equipe de 2003, faziam parte atletas como Charles Byrd e José Vargas, e o treinador ainda era Hélio Rubens, nomes da era de ouro do basquete do clube que permaneceram ao máximo em São Januário, mesmo com graves problemas financeiros e, assim, marcando ainda mais seus nomes na história vascaína. A última partida foi em 15 de maio de 2003, em jogo no qual o Vasco teve o desfalque de Charles Byrd. Na ocasião, o Almirante, fora de casa, perdeu para o Unit/Uberlândia pelo terceiro jogo da série melhor de cinco das quartas de final do Campeonato Nacional de 2003. A equipe mineira fechava o confronto em 3 a 0, com uma vitória por 85 a 70. O campeão nacional viria a ser o COC/Ribeirão Preto, que havia perdido para o Vasco a final de 2001. Na imagem ao lado, Charles Byrd em ação na partida disputada no Rio, a qual abriu a série.

Apesar do placar mais elástico do terceiro jogo, os dois primeiros duelos foram muito duros. O primeiro deles, disputado no ginásio do Tijuca, foi à prorrogação e terminou com o apertado placar de 103 a 101 – 84 a 84 no tempo regulamentar, em 11 de maio. No Triângulo Mineiro, dois dias depois, o Unit/Uberlândia venceu a segunda partida por apertados 77 a 74. O algoz do Vasco viria a bater também por folgados 3 a 0 o Ajax/Universo na semifinal,só vindo a perder na final para a equipe de Ribeirão Preto – 3 a 1. Ou seja, os vascaínos, muito aguerridos e com uma equipe mesclada com atletas da base, fizeram uma grande campanha mesmo com muitas incertezas. Na derrota para Uberlândia que fechou a série, o Vasco foi à quadra da seguinte forma:

Farabello (26), Fransérgio, Marquinhos (12), Mingão (9) e Vargas (9). Entraram: Josuel (2), Fernando (1), Marcelo (5), Marcelão (6) e Bruninho.

O curioso é que o armador Bruninho, então com apenas 18 anos e um dos atletas da base que faziam parte da equipe, compõe a equipe do Vasco atual, ainda que uma lesão deva afastá-lo desta primeira rodada. Outro nome que chama a atenção é de Marquinhos, hoje um dos principais nomes do Flamengo. À época, ele tinha também 18 anos e disputou o Nacional pelo Vasco vindo de Bauru.

Desde então, o Vasco nunca mais disputou partidas oficiais a nível nacional. No âmbito estadual, todavia, participou de muitas competições. Agora, muita coisa mudou. A maior competição nacional interclubes não é mais organizada pela CBB. O NBB já está em sua sétima edição. Estando agora numa espécie de segunda divisão brasileira, o Gigante da Colina brigará com Ginástico/MG, Sport/PE e Campo Mourão/PR pela única vaga de acesso à divisão de elite na próxima temporada.




Fonte: Polidesporto Vascaíno - Sempre Vasco