Vasco x Urubu é clássico recheado de provocações; relembre

Quarta-feira, 26/08/2015 - 15:27
comentário(s)

Não falta rivalidade entre Flamengo e Vasco. E mais um capítulo desse clássico será escrito na noite desta quarta-feira, às 22h, no Maracanã. Em jogo, uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil 2015 e o direito de provocar aquele amigo mais fanático - e adversário - no dia seguinte. Foram muitas as brincadeiras na história desse confronto, ainda mais nos decisivos: Cocada, Bujica, Zé do Carmo, distribuição de chocolate na Páscoa, Jean... Quem vai rir por último dessa vez?

Após a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, o Vasco joga pelo empate. Qualquer vitória do Flamengo por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. O atacante Guerrero apostou em 3 a 0 e avisou que pretende passar por cima do rival. O técnico Jorginho evitou polêmicas e disse que a resposta será dada em campo. Quem vai rir por último dessa vez?

DISTRIBUIÇÃO DE COCADAS

Em 1988, o título carioca ficou com o Vasco. Na final diante do Flamengo, vitória por 1 a 0, gol de Cocada - que havia entrado minutos antes e foi expulso logo depois. Precisou de pouco tempo para marcar seu nome na história e garantir a provocação nos dias seguintes. Teve até distribuição de cocadas no centro do Rio com a presença do artilheiro.

CINCO VEZES VASCO

Naquele mesmo ano de 1988, o Vasco conseguiu algo difícil: cinco vitórias seguidas sobre o maior rival. Após a quinta vitória, 1 a 0 pelo Campeonato Brasileio, gol de Sorato, Zé do Carmo não perdeu a oportunidade de provocar o rival. Com um maço de dinheiro na mão, avisou que não queria mais enfrentar o Flamengo.

- Com todo respeito, mas aos poucos o zoológico lá de casa está ficando grande de tanto bicho que a gente ganha. Esse ano não quero mais jogar contra o Flamengo. Só ano que vem agora. Eles têm que fazer por onde jogar contra a equipe do Vasco.

BUJICA, O CAÇADOR DE MARAJÁS

Um ano depois, foi Bujica que escreveu seu nome na história do confronto. A vitória por 2 a 0 com dois gols do camisa 9 pelo Campeonato Brasileiro não foi decisiva, marcou os rubro-negros por ter sido o primeiro jogo contra Bebeto, que havia trocado o Flamengo pelo Vasco pouco antes. Rolou até adesivo de carro com o apelido ''Caçador de Marajás'' para provocar o rival após a vitória no Maracanã.

Bujica passou a ser chamado assim porque naquele ano o então candidato à Presidência da República Fernando Collor, que viria a vencer a eleição, utilizou o mesmo slogan no combate aos funcionários públicos que recebiam salários desproporcionais. Bujica virou o caçador de Bebeto, que trocou de clube por um salário mais alto e foi até expulso naquele clássico.

CHOCOLATE À VONTADE

Em 2000, a provocação veio regada à - muito - chocolate. Antes da final da Taça Guanabara, o Vasco distribuiu 40 mil ovos de Páscoa. Dentro de campo, goleada por 5 a 1 sobre o Flamengo, com direito a três gols de Romário e embaixadinhas de Pedrinho.

- Eu dei os ovos de Páscoa para a torcida e o chocolate para eles (Flamengo) - disse Eurico Miranda, então vice-presidente de futebol do Vasco, ainda no gramado.

CHOPE DO EURICO

Anos depois, a provocação do já presidente Eurico Miranda não deu certo. Antes da final do Campeonato Carioca de 2004, confiante no título do Vasco, o dirigente disse que já tinha comprado 30 mil litros de chope para a comemoração cruz-maltina. Em campo, vitória do Flamengo por 3 a 1, com três gols de Jean, e o grito nas arquibancadas: ''Arerêêêê, o chope do Eurico eu vou beber!''

Fonte: GloboEsporte.com