Campeões pelo Vasco, Célio Silva, Sorato e Carlos Germano se reencontram neste sábado pela Copa ES

Sábado, 01/08/2015 - 00:35
comentário(s)

Um reencontro de ex-jogadores campeões pelo Vasco da Gama em 1990, agora fora das quatro linhas, vai movimentar a 2ª rodada da Copa Espírito Santo 2015, neste sábado à tarde. O Estádio José Olívio Soares em Itapemirim, na Região Sul do Estado, recebe a partir das 15h o duelo entre Atlético-ES e Doze, e os técnicos das duas equipes tiveram e ainda tem relações bem próximas no futebol brasileiro.

O técnico do Atlético-ES é o ex-zagueiro Célio Silva, que jogou no Vasco da Gama e foi campeão brasileiro em 1989. Logo depois se notabilizou pela força nas cobranças de falta, sendo conhecido como "Canhão do Brasileirão" quando atuava no Corinthians. Já pelo Doze, time novato no futebol capixaba, o treinador é Sorato, ex-atacante que marcou o gol do título brasileiro vascaíno do mesmo ano de 1989. Seu auxiliar técnico é o ex-goleiro Carlos Germano, que começou nos profissionais do Vasco em 1990. Portanto os três chegaram a atuar juntos, a partir da promoção do goleiro ao elenco principal cruzmaltino, e foram campeões da Taça Guanabara de 1990.

Se preparando para este primeiro jogo oficial entre Atlético-ES e Doze, Sorato listou algumas das características de Célio Silva, tanto como jogador e agora como treinador, esperando que possa encontrar semelhanças no esquema tático do adversário em campo, de acordo com o que o ex-zagueiro fazia na época em que atuaram juntos no Vasco.

- Jogamos juntos e fomos campeões em 1989 no Vasco. O Célio (Silva) era um defensor duro, um jogador firme, então a gente espera que o time dele seja muito bem armado, eu acho que é uma característica dele agora como treinador. Espero uma dificuldade muito grande porque o Célio está desenvolvendo o trabalho dele com uma boa equipe, que sabe trabalhar. Vamos jogar na casa deles, então estamos focando no adversário para chegar bem preparados e ter condições de superar essas dificuldades - disse Sorato ao programa "Bola Dividida", da Rádio Gazeta AM.

Atuando agora como adversário, 15 anos depois de levantar a taça com seus ex-companheiros de Vasco, Célio Silva é só elogios a Sorato e Carlos Germano. Mesmo assim, só até a bola começar a rolar, porque durante os pouco mais de 90 minutos, cada um cuida de si e de sua equipe, com Célio Silva apostando em um novo triunfo do Atlético de Itapemirim para garantir a liderança isolada da Copa ES.

- O Sorato é muito parceiro, camarada, gente fina. Acredito que ele é um treinador estrategista, não sei se ele é tão explosivo como eu sou. Vi ele trabalhar uma vez, no sub-20, pela televisão e se mostrou bem tranquilo. Já o Carlos Germano, na nossa época, ele estava subindo ainda da base, não era o titular, porque tínhamos o Acácio, Paulo César Gusmão, Flávio Tênius. Ele é um cara fantástico, maravilhoso, tem muito conhecimento e sabe o que faz. Com certeza o Sorato está muito bem assessorado. A amizade vai seguir, mas na beira do campo cada um vai defender o seu. Eu espero que seja um bom jogo e que vença o time que jogar melhor. O ambiente está bom, não podia ser diferente, mas isso só não basta para conseguir o resultado. Festejemos quando podíamos festejar, mas agora temos que buscar os três pontos para seguir na liderança.

O ano de 1990 foi emblemático para os três, pois era o último de Célio Silva no Vasco e o primeiro de Carlos Germano no elenco principal (o capixaba foi o 4º goleiro na campanha do título de 1989, mas apenas treinava entre os profissionais e jogava nos juniores), com Sorato atuando em São Januário até 1992.

A conquista da Taça Guanabara, disputada em pontos corridos juntou os personagens num título em comum, que após 15 anos, é relembrada com carinho pelo ex-goleiro e auxiliar técnico do Doze, que acredita em muita dificuldade neste jogo de estreia do Doze, que disputa pela primeira vez a Copa Espírito Santo, pois o time começou as suas atividades no 1º semestre deste ano.

- O Célio Silva é um grande amigo nosso, de longos anos no Vasco da Gama. Ele veio contratado, eu estava subindo para o profissional e o Sorato já jogava com ele no time de cima, e nós jogamos juntos. Foi o meu primeiro contrato profissional e treinei muitas vezes contra ele. Agora como treinador, ele já ajuda o Atlético-ES há algum tempo, ajudando na montagem das equipes, porque é muito amigo do presidente (Rubens Pinheiro), e tem muitos contatos no meio do futebol. O que a gente pode esperar desse jogo é que, se o time do Atlético de Itapemirim tiver o perfil do Célio em termos de competitividade vai ser difícil bater eles em casa, porque eu acredito muito que para se fazer bons campeonatos tem que ser competitivo e o Célio sempre foi - disse Carlos Germano ao programa "Bola Dividida", da Rádio Gazeta AM 820.

Copa Espírito Santo 2015

Atlético-ES e Doze se enfrentam em partida válida pela 2ª rodada da Copa ES neste sábado, a partir das 15h, no Estádio José Olívio Soares, em Itapemirim.



Fonte: GloboEsporte.com