Sorato e Carlos Germano comandarão o Doze FC, do ES, clube administrado por torcedores

Quinta-feira, 15/01/2015 - 03:40
comentário(s)

Ídolo do Vasco e herói do bi do Brasileiro de 89, Sorato vai encarar um novo desafio na carreira. Se na temporada passada o ex-jogador foi técnico do Sub-20 Cruz-maltino, agora ele assumirá como treinador do Doze FC, uma equipe fundada e administrada por um conjunto de torcedores no Espírito Santo. O comandante terá como auxiliar-técnico o ex-goleiro Carlos Germano.

O recém-criado time vai estrear no dia 28 de fevereiro, contra o Cachoeiro, no Estádio Moreira Rebello, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), pela Série B do Capixaba. Dois reforços para o plantel de 25 atletas que será formado foram anunciados na semana passada: o zagueiro Irineu, com passagem pelo Flamengo em 2007, e o volante Rildo, do Democratra-MG.

- O projeto como um todo chamou a atenção. Já começamos com uma estrutura que poucos clubes brasileiros têm hoje. Quis fazer parte da família do Doze desde a primeira conversa com o Israel (CEO). Tem muita coisa a ser feita, mas com toda a estrutura que a gente vai ter, vamos dar o pontapé de um projeto que tem crescimento inevitável – afirmou Sorato.

O clube trabalha com um conceito batizado de “crowdmanaging” — “gerenciamento em grupo”, numa tradução livre em português. Ou seja, o poder de decisão é dado aos sócios-diretores, que atualmente são mais de 100, por meio de votações. Apesar dessa forma de trabalho, as decisões com relação ao time permanecem exclusivamente com o treinador.

Para Sorato, a divisão das decisões tende a minimizar erros e a emoção, que pode ser prejudicial em decisões estratégicas.

- É uma proposta inovadora em que os sócios-diretores vão ter responsabilidade em qualquer tomada de decisão. Acho que isso vai levar a um acerto maior de todas as decisões a serem tomadas, diminuindo bastante o percentual de erro e o fator emoção. Acho que tem tudo para dar certo, mas a pressão por resultado no futebol é normal e vai existir. Já estou acostumado com isso e bastante motivado para fazer um grande trabalho – falou.

O Doze conta com um CT que foi disponibilizado para seleções na Copa do Mundo de 2014: o luxuoso Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo. A equipe será a mandatária dos jogos no Estádio Salvador Costa, em Vitória. Esta foi apenas uma das parcerias firmadas pelo clube, que conta com cinco patrocinadores.

O objetivo do Cachoeiro é audacioso: disputar a Série A do Campeonato Brasileiro em 2020. Para cumprir a meta, equipe terá apenas cinco anos para ascender na divisões da competição nacional.



Fonte: Extra Online