Mirim: Herói na Copa Tigres, goleiro Hugo Moraes se inspira em ídolos vascaínos

Sábado, 25/07/2015 - 11:04
comentário(s)

Ser campeão da Copa Tigres foi apenas uma consequência para o Vasco. Ao confirmar sua participação na competição, o Gigante da Colina tinha como principal objetivo colocar em atividade sua geração 2003, formada por jogadores promovidos no início do ano para a categoria mirim. O resultado serviu para a equipe provar que a enorme confiança depositada pela comissão técnica não é a toa.

Um dos principais destaques do torneio foi o goleiro Hugo Moraes. Atualmente com 11 anos, o jovem cumpriu seu papel ao longo do campeonato e brilhou na final contra o Tigres do Brasil. Na decisão por pênaltis, provocada pelo empate de 0 a 0 no tempo normal, o camisa 1 defendeu três cobranças e fez a alegria de milhares de vascaínos, incluindo seus familiares, que marcaram presença no palco da conquista.

- Para mim essa atuação foi muito especial, pois sou vascaíno. É muito melhor ganhar pelo clube que você ama do que por qualquer outro. Meu pai, minha mãe e meu avô são vascaínos. Quase todo mundo da minha família torce para o Vasco. Graças a Deus, peguei isso deles. Ser campeão me fez realizar um sonho e voltar no tempo. Me lembrei do título da Copa do Brasil, o primeiro que comemorei como torcedor - afirmou o garoto.

Hugo Moraes iniciou sua trajetória no futebol no ano de 2012, em seu condomínio, quando possuía oito anos de idade. Por não se considerar talentoso com os pés, resolveu tentar a sorte na posição de goleiro e não decepcionou. Um ano depois, aos nove, foi convocado para um teste, passou e acabou se tornando atleta do clube do coração. Bastante tímido fora das quatro linhas, o arqueiro comentou sua atuação na decisão.

- Na verdade eu nunca fui de jogar muito futebol. Comecei por acaso no meu condomínio. Resolvi ser goleiro por não saber jogar com os pés. Sou muito ruim mesmo (risos). Hoje gosto muito de ser goleiro, de treinar os fundamentos da posição. Sobre pegar pênaltis, é mais fácil do que dar entrevistas (risos). Sigo as orientações do meu treinador André, que pede para eu ficar calmo e concentrado. O resto é segredo, não posso contar (risos) - disse o jovem, que completará 12 anos em setembro.

Preparador de goleiros e inspiração rasgam elogios para Hugo Moraes

André Pinheiro, preparador de goleiros da categoria mirim, conta sobre o trabalho desenvolvido com Hugo desde o momento em que chegou ao Vasco, além de apresentar suas principais características. Para ele, o jovem tem potencial para se tornar um grande camisa 1 cruzmaltino no futuro.

- O Hugo é um goleiro alto. Eu e Fábio (coordenador dos preparadores de goleiros das divisões de base) vimos que ele precisava trabalhar a parte física, de força, agilidade e coordenação. Focamos nisso, introduzindo a parte técnica, como entrada, pegada e saída de gol. Está evoluindo muito! Tem tudo para daqui a oito anos estar no profissional do Vasco - afirmou o profissional, antes de contar uma história curiosa que incentivou ainda mais o arqueiro cruzmaltino a brilhar no momento decisivo.

- Nas penalidades foi até engraçado. Eu cheguei para ele e perguntei quantos iria pegar. Ele respondeu que defenderia dois. Eu disse que queria três e ele falou que pegaria. Eu prometi dar uma luva nova se ele agarrasse os três, e acabou que tive que cumprir a aposta - revelou André.

Hugo não esconde sua paixão pelo Vasco, e sua admiração pelos atletas da Colina. A integração feita pelo clube com os jogadores de todas as categorias, faz com que ele tenha seus ídolos por perto. Martin Silva e Jordi são sempre lembrados em suas falas. Outro nome que o goleiro cita como uma de suas inspirações é o de Gabriel Félix, titular e capitão da categoria sub 20, que comentou sobre o talento de seu admirador.

- É uma alegria imensa ser um exemplo para ele. Procuro sempre estar em contato com os goleiros mais novos. Tenho uma relação muito boa com o professor Caetano (preparador de goleiros do pré mirim), que foi quem me apresentou ao Hugo. Ele tem tudo para ser um grande jogador. Sua personalidade é muito forte, coisa que poucos da nossa posição demonstram - disse Gabriel.



Fonte: Site oficial do Vasco